Athletico vence o Azuriz com gols do novo artilheiro, vai à semifinal e amplia séries invictas

Athletico vence o Azuriz e avança às semifinais do Campeonato Paranaense. Luiz Fernando é o novo artilheiro do time em 2025

Silvio Rauth Filho
Imagem do WhatsApp de 2025-03-08 à(s) 17.32.41_14bdb585

Athletico x Azuriz, na Ligga Arena (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense está na semifinal do Campeonato Paranaense. A classificação foi garantida nesse sábado (dia 8) à tarde, na Ligga Arena, em Curitiba, com a vitória por 3 a 0 sobre o Azuriz, na partida de volta das quartas de final do. No jogo de ida, em Pato Branco, em 21 de fevereiro, houve empate em 0 a 0. Com isso, quem vencesse neste sábado ficava com a vaga nas semifinais.

Agora, na semifinal, o Athletico enfrenta o ganhador do duelo entre Coritiba e Maringá. Com o placar, o Furacão também garantiu vaga na Copa do Brasil de 2026.

Invencibilidades

Pelo Campeonato Paranaense, a última derrota do Athletico em casa foi em 23 de março de 2022 – 2 a 1 para o Coritiba, pela semifinal. Desde então, foram 26 partidas sem perder na Arena pelo Estadual: 18 vitórias e 7 empates. Em 2023, o time foi campeão invicto e somou 7 vitórias e 2 empates em casa. Em 2024, mais 7 vitórias e 2 empates no estádio rubro-negro. Em 2025, 4 vitórias e 3 empates como mandante.

A última derrota do Athletico como mandante para uma equipe do Interior no Campeonato Paranaense foi há três anos, em 27 de fevereiro de 2022 – 2 a 1 para o Operário, pela 1ª fase.

Série invicta

O Athletico soma agora 11 jogos seguidos sem perder: 6 vitórias e 5 empates. A última derrota, que aliás foi a única na temporada, ocorreu em 18 de janeiro, em Pato Branco, para o Azuriz. O sistema defensivo também chama a atenção: o Furacão completou 5 jogos sem levar gols – o último gol sofrido foi na vitória por 3 a 2 sobre o Maringá.

Artilheiro

O ponta Luiz Fernando é o artilheiro do Athletico em 2025, com 6 gols em 13 jogos, à frente de dois centroavantes (Alan Kardec e Di Yorio), que fizeram 4 gols em 6 partidas.

Desfalques

Em recuperação, ficaram de fora o lateral-esquerdo Esquivel, o centroavante Alan Kardec, o meia Giuliano e o ponta Julimar. O lateral Fernando, gripado, começou no banco, mas acabou utilizado nos minutos finais.

Escalação

Sem Fernando, o técnico Maurício Barbieri preferiu usar o zagueiro Léo na lateral-esquerda – o jogador começou a carreira nessa posição. Outra novidade foi Matheus Babi como titular, com Mastriani no banco.

Esquema tático

O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1 de sempre, com Raul e Felipinho como volantes. A linha de três tinha Velasco (direita), Luiz Fernando (esquerda) e Zapelli (centro).

Reforços

O zagueiro Habraão, o volante Fabrizio Peralta e o centroavante Renan Peixoto não estão inscritos no Paranaense 2025. Recém-contratados, eles chegaram após o prazo de inscrições.

Azuriz

O Azuriz estreou o técnico Cícero Júnior, 45 anos, ex-Athletic-MG. Ele chegou para substituir Emerson Cris.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve domínio do Athletico, que mostrou boa organização tática e muita disposição física. O Azuriz tentou ‘amarrar’ o jogo, transformando a partida em uma batalha física. Com esse cenário, a partida ficou mais brigada do que jogada. O time do Interior praticamente não atacou. O Furacão teve o controle e pressionou bastante, mas errou demais ao definir. O gol veio aos 14 minutos, em bom passe de Léo e cruzamento perigoso de Kevin Velasco: o zagueiro Lucas Adell tentou cortar e fez contra.

Segundo tempo

Já aos 5 minutos, Dudu saiu lesionado. Entrou o lateral Hayen Palacios. O 2º gol veio aos 12, em passe genial de Velasco para Luiz Fernando, que fintou o marcador e chutou no ângulo: 2 a 0. O 3º gol saiu aos 20, em bate e rebate na área, que terminou com chute de Luiz Fernando: 3 a 0. Aos 29, entraram o volante Patrick e o ponta Isaac. O Athletico passou a administrar a vantagem e reduziu o ritmo. Aos 35, entraram o lateral Fernando e o ponta Leozinho.