
O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o FC Cascavel, nessa quarta-feira (dia 7) à noite, na Arena da Baixada (Ligga Arena), pela 7ª rodada Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 1º lugar, com 17 pontos. O FC Cascavel está na 6ª posição, com 9 pontos.
Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam na 1ª fase. Os oito melhores avançam para as quartas de final. A classificação do Paranaense decide as vagas na Copa do Brasil. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.
O Athletico volta a jogar no sábado (dia 10), contra o Londrina, no Estádio do Café.
Artilheiro
O atacante Pablo, 31 anos, é o artilheiro do Athletico em 2024, com 3 gols em 7 jogos. É também o 11º maior artilheiro da história do clube, com 64 gols, empatado com o lendário Paulo Baier — clique aqui para ver a lista de goleadores.
- Clique aqui para assistir aos melhores momentos de Athletico 1×0 FC Cascavel
- ATUAÇÕES: Pablo, Fernandinho e Bento foram os melhores do Athletico contra o Cascavel
Torcida
Esse foi o primeiro jogo sem restrições de torcida do Athletico na Arena em 2024. O estádio recebeu 17.320 pagantes. Antes, jogou uma partida com portões fechados e duas com público específico, cumprindo punições do TJD-PR.
Invencibilidades
Jogando na Arena, o Athletico não é derrotado há quase sete meses (ou 17 jogos) – a última derrota foi em 12 de julho de 2023, para o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Outra invencibilidade é dentro do Paranaense. Em 2023, o time foi campeão invicto. A última derrota ocorreu em 2022, pela semifinal: 2 a 1 para o Coritiba, na Arena da Baixada. Depois daquele duelo, foram 19 vitórias e 5 empates do Furacão na competição estadual. A última derrota para equipes do Interior ocorreu também em 2022, nas quartas de final: 1 a 0 para o Londrina, no Estádio do Café.
Escalação
O técnico colombiano Juan Carlos Osorio seguiu com o rodízio de jogadores e, dessa vez, trocou seis na escalação inicial em comparação com o último jogo. As baixas eram o volante Alex Santana, o ponta Romeo Benítez, o centroavante Renan Viana, o lateral-esquerdo Fernando e o lateral-direito Leo Godoy seguem em recuperação no departamento médico. O lateral-esquerdo Esquivel (Argentina), o goleiro Mycael (Brasil) e o zagueiro Luan Patrick (Brasil) seguem com suas seleções no Pré-Olímpico. O ponta Petterson, 20 anos, emprestado pelo Flamengo, não foi relacionado para esse jogo.
Esquema tático
O esquema tático usado dessa vez por Osorio foi o 3-1-4-2, com Fernandinho como único volante. O lateral Madson era o zagueiro pelo lado direito, ao lado de Thiago Heleno (centro) e Gamarra (esquerda). A linha de quatro do meio-campo tinha Cuello (direita) e Canobbio (esquerda) como alas, além de Vinicius Kauê e Erick centralizados. Na frente, Pablo era uma espécie de ponta-de-lança e Mastriani, o centroavante. O Cascavel jogou no 5-4-1.

Primeiro tempo
O primeiro tempo foi um jogo de paciência. O Cascavel ficou recuado e retrancado no 5-4-1. Não atacou e não cedeu espaços. Em busca de uma brecha, o Athletico trocou passes e rodou a bola. E demorou a encontrar. O primeiro lance de perigo foi aos 28, em cruzamento de Cuello para Mastriani cabecear preto. Aos 29, lançamento sensacional de Bento, colocando Pablo na cara do gol — o atacante chutou no peito do goleiro. O gol só veio aos 39, quando Fernandinho avançou pela ponta esquerda e cruzou na cabeça de Pablo: 1 a 0.
Segundo tempo
O Cascavel voltou do intervalo menos defensivo e começou a se soltar. Aos 13 minutos, três substituições no Athletico, com as entradas dos meio-campistas Christian e Zapelli e do versátil Julimar. O jogo ficou truncado, com poucas jogadas ofensivas. Aos 28, o zagueiro Kaique Rocha entrou no lugar de Cuello. O time do Interior chegou a incomodar em chutes de fora da área, mas não teve chances reais. Aos 45, Zapelli saiu lesionado. Entrou Jader.
Reclamações
No fim, aos 27 e aos 33 minutos do segundo tempo, o Athletico reclamou de dois pênaltis não marcados. Aos 27, Christian tentou o ‘chapéu’ em Dener, que bloqueou. Os jogadores pediram toque de mão. Aos 33, Julimar foi puxado por Eduardo na cara do gol.
Athletico vence o FC Cascavel na Arena
Athletico 1×0 FC Cascavel
Athletico: Bento; Madson, Thiago Heleno e Gamarra; Fernandinho; Erick, Vinícius Kauê (Christian); Canobbio e Cuello (Kaique Rocha); Pablo (Zapelli, depois Jader) e Mastriani (Julimar). Técnico: Juan Carlos Osorio
Cascavel: Gianezini; Libano, João Marcus, Eduardo, Geovane e Dener; Carlinhos (Vitinho), João Pedro (Jeremias), Klenisson (Alisson Mira) e Garraty; Manoel (Rodrigo Alves). Técnico: Matheus Costa
Gol: Pablo (39-1º)
Cartões amarelos: João Marcus, Libano, Rodrigo Alves (C). Thiago Heleno, Cuello, Zapelli (A).
Árbitro: Kleber Ariel Gonçalves Silva
Público: 17.320 pagantes
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Athletico vence o FC Cascavel na Arena
- PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
17 – Vinícius Kauê chuta de longe. A bola vai sobre o gol.
18 – Canobbio lança pra área. A zaga tenta tirar e quase marca contra. Gianezini espalma.
28 – Cuello cruza da direita. Mastriani cabeceia perto do ângulo.
29 – Bento lança para o ataque. Pablo recebe nas costas da zaga, invade a área e chuta em Gianezini.
39 – Gol do Athletico. Fernandinho cruza da ponta esquerda. Pablo sobe e cabeceia no canto.
47 – Falta de média distância. Canobbio cobra quase no centro. O goleiro segura. - Segundo tempo
4 – Canobbio cruza da esquerda. Mastriani cabeceia no centro. Gianezini segura.
6 – Klenisson chuta de fora da área. Bento segura.
12 – Cruzamento da direita. Rodrigo Alves sobe mais que Madson e cabeceia perto.
27 – Christian tenta o ‘chapéu’ em Dener, que bloqueia. O Athletico pede pênalti, por toque de mão.
33 – Julimar é puxado por Eduardo na cara do gol. O Athletico pede pênalti.
37 – Rodrigo Alves chuta de fora da área e a bola passa perto.