Julimar enfrenta o Cianorte
Julimar enfrenta o Cianorte (Crédito: Divulgação/Athletico/Cahuê Miranda)

O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Cianorte, nessa quarta-feira (dia 31) à noite, no Estádio Albino Turbay, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense. O gol da vitória foi do meia/ponta Jader, 20 anos, revelado na base do clube e que estava emprestado ao Atlético Nacional (Colômbia) em 2023. Agora ele soma 4 gols em 34 jogos pelo profissional do Furacão. Clique aqui para assistir ao gol, no Twitter do Athletico.

Com o resultado, o time da capital ficou em 1º lugar, com 11 pontos, mas pode perder a liderança até o fim da rodada, nesta quinta-feira (dia 1º). O Cianorte está na 3ª posição, com 9 pontos. Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam na 1ª fase. Os oito melhores avançam para as quartas de final. A classificação do Paranaense decide as vagas na Copa do Brasil. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

O Athletico volta a jogar no sábado (dia 3), contra o PSTC, na Arena da Baixada.

Desempenho
O Athletico teve mais uma atuação irregular em 2024. Foi melhor no primeiro tempo e conseguiu criar quatro boas jogadas, mesmo com o gramado irregular de Cianorte. No segundo tempo, porém, o time da capital se desorganizou e cedeu espaços para o adversário. O time do Interior, porém, demonstrou falta de qualidade e criatividade para atacar. Mesmo confuso em campo, o Furacão chegou ao gol, aos 33 do 2º tempo, em belo cruzamento de Zapelli e participação decisiva de Matheus Babi. Jader completou para o gol (quase) vazio.

Série invicta
A última derrota do Athletico no Campeonato Paranaense ocorreu em 2022, pela semifinal: 2 a 1 para o Coritiba, na Arena da Baixada. Depois daquele duelo, foram 17 vitórias e 5 empates do Furacão na competição estadual. A última derrota para equipes do Interior no torneio ocorreu também em 2022, nas quartas de final: 1 a 0 para o Londrina, no Estádio do Café.

Escalação
Seguindo um rodízio nas escalações, o técnico Juan Carlos Osorio não levou os principais jogadores para Cianorte. Fernandinho, Bento, Canobbio, Thiago Heleno, Alex Santana e Romeo Benítez ficaram e Curitiba. As baixas eram Pedro Henrique e Christian, suspensos, além de Renan Viana, lesionado. E quatro jogadores do Furacão estão na Venezuela, no Torneio Pré-Olímpico: o goleiro Mycael (Brasil), o zagueiro Luan Patrick (Brasil), o lateral-esquerdo Lucas Esquivel (Argentina) e o centroavante Arriagada (Chile).

Babi
O centroavante Matheus Babi, 26 anos, que passou 2023 emprestado para o Goiás e para o Santa Clara (Portugal), voltou a jogar pelo Athletic. Ele entrou no segundo tempo.

Esquema tático
O técnico Osorio começou no esquema tático 4-2-3-1, com Hugo Moura e Erick de volantes. A linha de três tinha Cuello na direita, Julimar na esquerda e Zapelli centralizado. Pablo era o centroavante.

Cianorte
O Cianorte não tinha seu principal destaque no início de 2024: o volante Juninho, 20 anos, emprestado pelo Athletico. O atacante Junior Dutra (35 anos, ex-Corinthians) e o meia Guilherme (35 anos, ex-Athletico e Corinthians) começaram no banco e só entraram no 2º tempo.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve domínio do Athletico, que sofreu com o gramado irregular, mas conseguiu atacar com frequência e criar quatro boas jogadas ofensivas. A mais perigosa foi aos 21 minutos, em escanteio de Zapelli, cabeceio de Gamarra, rebote do goleiro e chute de Madson na trave. O Cianorte ficou recuado e tentou sair em contra-ataques, mas não conseguiu incomodar.

Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Athletico se perdeu em campo e o mandante começou a chegar com perigo. O Cianorte atacou pela 1ª vez aos 8 minutos, em escanteio de João Mafra e cabeceio de Bruno Costa (ex-Athletico) no ângulo. Léo Linck fez defesa espetacular. Aos 11, entrou o ponta Jader no Athletico, para a saída de Vinícius Kauê. Aos 27, mais duas substituições, com as entradas do centroavante Matheus Babi e do ponta Danielzinho. O Cianorte não apresentou qualidade e criatividade para atacar. O jogo ficou truncado. O visitante seguiu confuso em campo, mas chego ao gol aos 33, em belo cruzamento de Zapelli, domino com estilo de Matheus Babi, defesa do goleiro e finalização de Jader, aproveitando o rebote: 1 a 0. Aos 39, entrou o zagueiro Belezi no lugar de Zapelli.

Athletico vence o Cianorte

CIANORTE 0x1 ATHLETICO
Cianorte: Vinícius; Alex Trindade, Raphael, Bruno Costa e Nicolas (Samuel); Adriano Jr (Natham), Sandro (Marlon), João Mafra, Matheus Santana e Alexandre Tam (Junior Dutra); Raul (Guilherme). Técnico: Zé Roberto
Athletico: Léo Linck; Madson, Kaíque Rocha, Gamarra e Vinícius Kauê (Jader); Hugo Moura e Erick; Cuello, Zapelli (Belezi) e Julimar (Danielzinho); Pablo (Matheus Babi). Técnico: Juan Carlos Osorio
Gol: Jader (33-2º)
Cartões amarelos: Sandro, Marlon (C). Jader, Julimar, Madson (A).
Árbitro: Robson Babinski
Público: 2.159 pagantes
Local: Estádio Albino Turbay, em Cianorte

  • PRINCIPAIS LANCES
  • Primeiro tempo
  • 18 – Madson cruza rasteiro. Erick quase alcança na pequena área. A bola passa com perigo.
  • 21 – Escanteio. Zapelli cruza. Gamarra cabeceia a bola no canto. O goleiro espalma. A bola sobra para Madson, que chuta na trave.
  • 33 – Escanteio curto. Julimar cruza. Pablo cabeceia perto.
  • 34 – Zapelli cruza. Pablo cabeceia perto, ao lado.
  • Segundo tempo
  • 6 – Escanteio. João Mafra cruza para a 2ª trave. Bruno Costa cabeceia no ângulo. Léo Linck faz defesa espetacular.
  • 20 – Ataque perigoso do Cianorte. Léo Linck espalma o chute cruzado.
  • 33 – Gol do Athletico. Zapelli cruza. Matheus Babi domina no peito e chuta. O goleiro abafa. Jader pega o rebote e fuzila.
  • 43 – Erick dispara, invade a área e chuta perto, ao lado.