WhatsApp Image 2024-04-21 at 17.37.44
Athletico x Inter (Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Internacional, nesse domingo (21) à tarde, na Ligga Arena – Arena da Baixada, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 4º lugar, com 6 pontos. A equipe gaúcha está na 6ª colocação, também com 6 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Na próxima quarta-feira, o Furacão volta a campo. O jogo será no Uruguai, contra o Danubio, pela Copa Sul-Americana. Pelo Brasileirão, a próxima partida está marcada para o dia 28 (domingo), contra o Juventude, em Caxias do Sul (RS).

Cuca
O técnico Cuca soma agora 10 jogos pelo Athletico, com 9 vitórias e 1 derrota.

Série invicta na Arena
O Furacão não perde na Arena da Baixada desde julho de 2023 — 0x2 Flamengo (quartas da Copa do Brasil). Desde então, foram 16 vitórias e 9 empates no local.

Quase invicto
Já o Inter era um quase invicto em 2024. A equipe só havia sofrido uma derrota no ano – 2 a 1 para o Guarany de Bagé, em 31 de janeiro, pelo Gaúcho. No total do ano, soma 14 vitórias, 5 empates e 2 derrotas.

Canobbio
O ponta uruguaio Canobbio chegou a 5 gols em 17 jogos em 2024. É o 3º na artilharia do Athletico no ano, atrás dos centroavantes Pablo (9 gols em 17 jogos) e Mastriani (8 em 14).

Escalação do Athletico
O técnico Cuca fez duas mudanças em relação ao último jogo, com as entradas do lateral-direito Leo Godoy e do centroavante Pablo no lugares de Madson e Mastriani. Recém-contratados, o ponta Nikão e o volante Gabriel não foram relacionados.

Esquema tático
Cuca manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Cuello (esquerda), Julimar (direita) e Canobbio (centro) na linha de três.

Escalação do Inter
As baixas no Inter eram Ivan, Fernando, Aránguiz, Alan Patrick, Hyoran e Enner Valencia. O time usou o 4-2-3-1, com Wanderson e Wesley pelos lados do campo.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve muita disputa física e pouco futebol. O Inter foi mais perigoso, principalmente nos contra-ataques. E o Athletico dependeu de chutes de fora da área e arrancadas de Canobbio para levar algum perigo.

Mudança no intervalo
No intervalo, Cuca tirou os pontas Julimar e Cuello, para as entradas do meia Zapelli e do versátil Christian. O 4-2-3-1 foi mantido. A linha de três ficou com Christian (direita), Canobbio (esquerda) e Zapelli (centro).

Segundo tempo
As substituições pouco mudaram o cenário e o Inter seguiu melhor. Aos 19, Borré saiu na cara do gol e chutou duas vezes – Bento salvou a 1ª e Thiago Heleno, a 2ª. Até os 24, o Athletico não havia acertado um arremate no gol. E chegou ao gol aos 25, quando Canobbio dividiu com a zaga, ficou com o rebote na área e acertou no ângulo: 1 a 0. Aos 37, saíram Pablo e Godoy para as entradas do centroavante Mastriani e do lateral Madson.

Expulsão e bola na trave
Aos 41 minutos do 2º tempo, Canobbio reclamou com a arbitragem e levou amarelo. Aos 42, deu um carrinho por trás em Bustos, levou o segundo amarelo e foi expulso. O Athletico ficou com um a menos. Aos 45, o volante Felipinho entrou no lugar de Zapelli. Aos 50, o Inter quase empatou: após cruzamento, Borré cabeceou na trave.

Estatísticas
Nos 90 minutos, o Athletico teve 41% de posse de bola, 8 finalizações (3 certas) e 87% de precisão nos passes. O Inter terminou com 14 arremates (5 certos) e 90% de precisão nos passes. Os dados são do Footstats.

ATHLETICO 1×0 INTER
Athletico: Bento; Leo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho e Erick; Julimar (Zapelli, depois Felipinho), Canobbio e Cuello (Christian); Pablo (Mastriani). Técnico: Cuca
Inter: Rochet; Hugo Mallo (Lucca), Vitão, Robert Renan e Renê; Rômulo e Bruno Henrique (Bustos); Wesley, Mauricio (Bruno Gomes) e Wanderson (Gustavo Prado); Borré. Técnico: Coudet
Gol: Canobbio (25-2º)
Expulsão: Canobbio (42-2º)
Cartões amarelos: Hugo Mallo, Robert Renan, Rômulo, Vitão, Wesley (I). Leo Godoy, Fernandinho, Thiago Heleno (A).
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Público: 29.784
Local: Arena da Baixada

  • PRINCIPAIS LANCES
    Primeiro tempo
    5 – Godoy chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
    16 – Wesley chuta de fora da área. A bola passa perto.
    36 – Contra-ataque. Wesley dispara, passa por Esquivel e Godoy, invade a área e chuta na rede, pelo lado de fora.
    37 – Wesley invade a área e chuta cruzado. Bento segura.
    40 – Cuello chuta de fora da área. Rochet defende.
    41 – Canobbio invade a área e chuta. A bola desvia e sobra para Cuello, que chuta sobre o gol.
  • Segundo tempo
    2 – Borré recebe nas costas da defesa e chute sobre o gol.
    6 – Gustavo chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
    14 – Esquivel cruza. Rochet rebate. Christian cabeceia no canto. O goleiro se recupera e pega no canto.
    19 – Gustavo enfia nas costas da defesa. Borré sai na cara do gol e chuta. Bento rebate. Borré aproveita e chuta. Thiago Heleno salva em cima da linha.
    25 – Gol do Athletico. Fernandinho toca para Canobbio, que divide com a zaga, fica com o rebote na área e chuta no ângulo.
  • 50 – Cruzamento. Borré sobe e cabeceia na trave.