O Athletico conseguiu a sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão e recuperou a liderança da competição. Na tarde deste domingo (12), o time derrotou o Palmeiras por 2 a 0, na Arena Barueri, em Barueri (SP). A partida era válida pela 6ª rodada do Brasileirão.
- ATUAÇÕES: Quem jogou bem e quem jogou mal no Athletico diante do Palmeiras
- Técnico do Athletico, Cuca defende paralisação do Brasileirão por causa das chuvas no RS
Com o triunfo, o time foi a 13 pontos, passando à frente do Flamengo, que no sábado chegou a 11 pontos ao ter vencido o Corinthians por 2 a 0.
Nas duas partidas anteriores fora de casa. o Athletico havia perdido para o Grêmio (2 a 0) e empatado com o Juventude (1 a 1). Em casa, o Furacão venceu os três jogos que disputou, contra Cuiabá (4 a 0), Internacional (1 a 0) e Vasco (1 a 0).
Até então, o Palmeiras, atual bicampeão brasileiro, só havia levado um gol nas cinco rodadas anteriores – na derrota de 1 a 0 para o Inter, também em Barueri.
TREINADOR
Antes desse jogo, o técnico Cuca somava 12 vitórias, 1 empate e 2 derrotas no comando do Athletico.
TABELA
O Athletico volta a campo nesta quarta-feira (15), às 19 horas, quando recebe o Danubio (Uruguai) na Ligga Arena. Pelo Brasileirão, o próximo jogo previsto na tabela é no dia 18 (sábado), às 18h30, contra o Fortaleza, no Castelão. Havia a possibilidade do campeonato ser paralisado por causa das chuvas no Rio Grande do Sul, mas a CBF só vai discutir o assunto no dia 27, em uma reunião com os clubes que foi marcada neste domingo.
ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
Nos últimos jogos, Cuca tem armado o Athletico no 4-2-3-1. O desfalque certo era o zagueiro Thiago Heleno, machucado. Na defesa, o zagueiro Gamarra retornou, após ter sentido dores na panturrilha. Na ponta, o uruguaio Canobbio começou na reserva, após ter sofrido uma lesão no tornozelo na partida anterior, contra o Vasco. Nikão foi escalado – era seu primeiro jogo com titular desde voltou ao clube.
PRIMEIRO TEMPO
Fora de casa, o Athletico tentou a marcação com encaixes individuais sobre o adversário no meio de campo – o Palmeiras jogava com dois volantes, um meia, dois atacantes de velocidade e Endrick como centroavante. E tentou também sair em contra-ataques. Até os 45 minutos, o jogo teve poucas chances de gol; o time paranaense conseguiu conter o adversário e até finalizou mais no alvo que seu rival – três, contra uma do time paulista. Aí o clima mudou totalmente. Aos 47 minutos, o time paulista perdeu uma grande chance com Rony, cara a cara com o goleiro Bento, e na sequência o goleiro fez pênalti em Endrick. Bento, contudo, defendeu a cobrança de Raphael Veiga, aos 50 minutos. Aos 52, Endrick derrubou Esquivel, perto da área. Dois minutos de reclamações depois, Pablo cobrou, a bola desviou na barreira e entrou: 1 a 0 para o Athletico.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, o Athletico manteve a postura, mas sofreu alguns sustos. Aos 13 minutos, Cuca trocou Leo Godoy por Madson na lateral-direita e colocou o meia Zé Vitor no lugar de Zapelli. No minuto seguinte, o time chegou ao segundo gol, numa jogada de Cuello que terminou com um gol contra de Gustavo Gomez. Em seguida, Nikão deu lugar a Canobbio.
Aos 22 minutos, o lateral Esquivel fez uma falta em Endrick, perto da área. Levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Aos 26, Cuca colocou o lateral-esquerdo Fernando no lugar de Pablo, para recompor a defesa. Também trocou Cuello por Julimar. O Athletico ainda chegou a marcar mais um gol com Canobbio, mas o VAR flagrou impedimento.
Aos 31, Raphael Veiga foi expulso direto após entrada dura em Fernandinho. O VAR sugeriu revisão e o árbitro deu cartão amarelo para os dois jogadores. Depois disso, o Athletico esfriou a partida e segurou a vitória até o fim.
ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Athletico somou 11 finalizações (6 certas), 37% de posse de bola, 73% de passes certos e 9 escanteios. O Palmeiras obteve 23 finalizações (5 certas), 63% de posse de bola, 85% de passes certos e 6 escanteios. Os números são do site Sofacore.
PALMEIRAS 0 x 2 ATHLETICO
Weverton; Maike, Gustavo Gomez, Luan (Flaco Lopez) e Piquerez; Gabriel Menino (Richard Ríos), Zé Rafael (Rômulo) e Raphael Veiga; Rony (Lázaro), Endrick e Estevão (Luís Guiherme). Técnico: Abel Ferreira
Athletico: Bento; Leo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Gamarra e Esquivel; Erick e Fernandinho; Nikão (Canobbio), Zapelli (Zé Vitor) e Cuello (Julimar); Pablo (Fernando). Técnico: Cuca
Gols: Pablo (54-1º), Gustavo Gomez (14-2º)
Cartões amarelos: Pablo, Maike, Endrick, Esquivel, Leo Godoy, Gamarra, Raphael Veiga, Fernandinho
Expulsão: Esquivel (22-2º)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP), domingo, às 16 horas
LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
9 – Pablo ganha jogada e toca para Zapelli, que avança e finaliza cruzado. Weverton faz boa defesa
14 – Estevão ganha dividida contra Zapelli, passa por Erick, avança e chuta a gol. Bento pega
17 – Raphael Veiga recebe de Estevão e arrisca de fora da área.
18 – Cuello puxa contra-0ataque e cruza para Pablo, que finaliza. A bola desvia na zaga e sai em escanteio
25 – Zapelli puxa contragolpe e aciona Cuello, que dribla Gabriel Menino e bate no canto. Weverton defende
40 – Piquerez apanha sobra da defesa e bate de primeira, da entrada da área. A bola sai rente à trave
42 – Fernandinho lança Nikão, que puxa contra-ataque e serve Leo Godoy na área. O argentino chuta cruzado. A bola assusta e sai
45 – Zé Rafael toma a de Fernandinho, puxa contra-ataque e deixa com Rony, que bate à direita do gol
46 – Fernandinho conduz a bola pelo meio e roca para Gamarra, que finaliza em cima do goleiro
47 – Gustavo Gomez lança. Rony aproveita erro de Kaique Rocha e finaliza. Bento faz grande defesa. A bola cai com Endrick, que acaba derrubado por Bento dentro da área. O árbitro marca pênalti
50 – Raphael Veiga bate o pênalti no canto esquerdo e Bento defende
54 – Gol do Athletico. Pablo cobra falta. A bola desvia na barreira e entra no canto esquerdo
SEGUNDO TEMPO
3 – Estevão passa por Esquivel, vai à linha de fundo e cruza rasteiro, na direção do gol. Bento pega
5 – Estevão domina na ponta, corta para o meio e bate a gol, da entrada da área. Bento cai e pega
9 – Nikão domina e bate da entrada da área. A bola sobe e cai no ângulo. Weverton faz grande defesa
12 – Estevão recupera bola na área, dribla para o meio e bate. A bola assusta e sai
14 – Gol do Athletico. Cuello tabela com Nikão, recebe, vai à linha de fundo e cruza da direita. Gustavo Gomez, na pequena área, desvia contra o próprio gol
26 – Lázaro recebe de Bento e bate a gol, de fora da área. Bento faz grande defesa
28 – Piquerez cruza. Lázaro cabeceia e acerta o travessão
29 – Fernandinho aciona Madson, que cruza da direita. Canobbio surge na pequena área e cabeceia à queima-roupa. O arbitro anula, marcando impedimento de Canobbio
44 – Piquerez arrisca de longe e manda à direita do gol
46 – Piquerez cruza. Flaco Lopez não chega a tempo de completar ao pé da trave
47 – Julimar ganha no corpo de Luan e bate a gol. Weverton defende
48 – Rômulo cruza. Luis Guilherme cabeceia à direita do gol
49 – Rômulo recupera bola e bate de fora da área. A bola desvia e assusta, mas sai em escanteio. Luis Guilherme cobra e Gustavo Gomez cabeceia à direita do gol
51 – Após troca de passes pela direita, Erick recebe de Canobbio e bate cruzado, mas por cima do gol