Athletico Paranaense Série B

Athletico vence o Vila Nova em jogo com ‘garçom’ argentino e gols de artilheiros

O Athletico venceu por 2 a 0 o Vila Nova, nesse domingo (21) à noite, na Arena da Baixada, pela 27ª rodada da Série B

Silvio Rauth Filho
IMG-20250921-WA0063

Renan Peixoto comemora em Athletico x Vila Nova (Crédito: Robson Mafra)

O Athletico venceu por 2 a 0 o Vila Nova, nesse domingo (21) à noite, na Arena da Baixada, pela 27ª rodada da Série B. Com o resultado, o Furacão ficou em 6º lugar, com 42 pontos – 1 ponto abaixo do G4. A equipe de Goiânia está na 12ª colocação, com 36 pontos.

Os gols da vitória foram dos atacantes Luiz Fernando e Renan Peixoto. O ‘garçom’ da noite, ou seja, o jogador que mais serviu aos companheiros, foi o lateral-direito argentino Benavídez, com duas assistências.

Na próxima rodada, o time paranaense vai a São João Del Rei para enfrentar o Athletic-MG, nesta quarta-feira às 19 horas.

Fanáticos

A partida foi a primeira com a suspensão de itens (faixas, instrumentos e caveiras) da torcida organizada Os Fanáticos. A punição foi aplicada pela diretoria do clube. Apesar da restrição, o público foi alto, com 26.480 (total). A média do Athletico na Arena em 2025 é 17.700.

Escalação do Athletico

Os desfalques no Athletico eram o centroavante Kevin Viveros e volante Patrick, suspensos. A baixa por lesão era o ponta Isaac. Outras ausências eram o lateral Léo Derik e o meia João Cruz, com a seleção sub-20.

Esquema tático

O técnico Odair Hellmann manteve o esquema tático 5-2-3, com Benavídez e Esquivel nas laterais. Os zagueiros eram Aguirre (centro), Arthur Dias (esquerda) e Terán (direita). O meio-campo tinha Dudu Kogitzki e Zapelli centralizados. O trio de ataque era formado por Leozinho (direita), Renan Peixoto (centro) e Julimar (esquerda).

Escalação do Vila Nova

No Vila Nova, as baixas eram o lateral Willian Formiga, os volantes Arilson (ex-Coritiba) e Ralf (ex-Corinthians) e o atacante Emerson Urso, todos em recuperação.

Primeiro tempo

O primeiro tempo teve domínio do Athletico, que controlou o centro do campo com os passes de Zapelli e a ponta direita com os avanços de Leozinho. O Vila Nova não conseguiu atacar e só teve uma finalização – de fora da área. Já o mandante somou 8 arremates na primeira etapa, marcando um gol e acertando uma na trave. O gol veio aos 15, em bela jogada pela direita: Leozinho de toque cheio de estilo para Benavídez, na ponta direita. O argentino cruzou e Renan Peixoto mergulhou para finalizar de cabeça: 1 a 0. Aos 38, em falta frontal, Esquivel cobrou no travessão.

Segundo tempo

No segundo tempo, o Athletico reduziu o ritmo e começou a encontrar dificuldades para controlar o jogo. O Vila Nova ganhou espaço, mas demonstrou não ter poder ofensivo para incomodar o goleiro Santos. Aos 15, Dudu perdeu gol na cara, após boa tabela com Julimar. Aos 22, as primeiras substituições no Furacão, com as entradas dos atacantes Steven Mendoza e Luiz Fernando. Aos 26, Mendoza desperdiçou outra chance clara de gol. Aos 27, mas duas trocas, com as entradas do volante Felipinho e do ponta Kevin Velasco.

Reclamação de pênalti e gol

Aos 32, Mendoza divide com jogador do Vila Nova, cai na área e perde pênalti. Ele leva cartão amarelo por reclamação. Aos 35, o segundo gol do Athletico. Luiz Fernando avançou, tabelou com Benavídez, recebeu na meia-lua e acertou uma bomba no alto. Aos 44, o meia Giuliano entrou na partida, no lugar de Zapelli.

Estatísticas

No total dos 90 minutos, o Athletico teve 48% de posse de bola, 15 finalizações (6 no gol) e 16 faltas cometidas. O Vila Nova somou 4 arremates (nenhum certo) e 19 faltas cometidas. Os dados são do Sofascore.