Esquivel
Esquivel (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

O Athletico Paranaense terá força máxima para escalar a equipe na primeira partida da semifinal do Campeonato Paranaense, neste sábado (dia 16), às 16 horas, em Ponta Grossa, contra o Operário.

Será a primeira vez em 2024 que o time não terá desfalques. O lateral-esquerdo Fernando está recuperado de lesão no joelho – não atua desde julho de 2023 – e pode ser a novidade na equipe.

O lateral-esquerdo Lucas Esquivel, também utilizado como zagueiro em 2023, ainda não atuou pelo Athletico em 2024. Primeiro ele defendeu a Argentina no Torneio Pré-Olímpico. E voltou da Venezuela com uma pubalgia. Agora está recuperado e tem chances de ser relacionado para a partida.

Limite de estrangeiros
No último domingo, na estreia do técnico Cuca, contra o Londrina, quatro dos nove estrangeiros ficaram de fora. O argentino Esquivel ainda se recuperava da pubalgia. Os outros três ausentes foram o zagueiro paraguaio Gamarra, o centroavante argentino Di Yorio e o meia/extremo paraguaio Romeo Benítez. O Campeonato Paranaense tem limite de cinco estrangeiros por time por partida. No Brasileirão, o limite é de nove.

Escalação
A tendência é que Cuca repita a escalação da vitória por 6 a 0 sobre o Londrina. Com isso, o time teria Bento; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Felipinho; Fernandinho; Canobbio, Erick, Zapelli e Christian; Mastriani.

Esquema tático
O esquema tático contra o Londrina foi o 4-1-4-1, com Fernandinho como único volante. A linha de quatro tinha Canobbio (esquerda) e Christian (direita) como extremos. Zapelli e Erick jogavam centralizados, fazendo o trabalho de área a área. O volante Felipinho jogou improvisado na lateral-esquerda.

Mudança
Se decidir usar Esquivel, Cuca terá que cortar um estrangeiro da relação de convocados. O argentino Zapelli e os uruguaios Canobbio e Mastriani foram titulares. Os estrangeiros do banco eram o lateral-direito argentino Léo Godoy e o ponta argentino Cuello.

Afastados
Quatro jogadores foram afastados e seguem treinando em separado. O clube espera proposta para negociar o quarteto: os zagueiros Belezi e Luan Patrick, o meia Danielzinho e o ponta Petterson.