Athletico x Athletic: escalações, onde assistir, novos desfalques, estreia e ‘identidade’

Athletico x Athletic: veja as escalações e onde assistir ao jogo deste sábado, na Ligga Arena, que terá estreia no Furacão

Silvio Rauth Filho
O técnico Odair Hellmann, em treino do Athletico Paranaense

O técnico Odair Hellmann, em treino do Athletico Paranaense (Crédito: Divulgação/José Tramontin/Athletico)

O Athletico Paranaense enfrenta o Athletic-MG neste sábado (dia 24) às 16 horas, na Ligga Arena, pela 9ª rodada da Série B. O time paranaense vem de quatro rodadas sem vencer e tenta retornar à metade de cima da tabela. Já a equipe mineira somou os primeiros pontos nessas últimas quatro rodadas, com duas vitórias e duas derrotas. Tem seis pontos na competição e segue colada na zona de rebaixamento.

O jogo terá transmissão em TV aberta pela Rede TV. Outra opção gratuita é o canal Desimpedidos, no Youtube. As opções pagas são ESPN e Disney+.

Novos desfalques

A nova baixa no Athletico é o ponta Kevin Velasco, que levou uma pancada no tornozelo. O lateral-direito Madson renovou contrato com o clube, após se recuperar de lesão sofrida em outubro de 2024, mas vai precisar de três semanas para melhorar o condicionamento físico.

Seguem foram, todos por lesão: os pontas Leozinho e Julimar e os laterais Dudu e Hayen Palacios.

RELACIONADOS PARA O JOGO
Escolhidos por Odair Hellmann para a partida

Estreia de Hellmann e busca por identidade

O técnico Odair Hellmann chegou a Curitiba na quinta-feira (dia 22), comandou treinamentos e vai estrear no comando do Athletico neste sábado. “A gente precisa, na minha visão, buscar uma identidade, buscar o DNA do Athletico. Tentar construir isso como equipe e ter uma identidade, uma ideia de jogo clara, bem definida, organizada, para que a gente se fortaleça”, explicou o treinador.

Esquema tático

A escalação é mistério. Hellmann avisou que vai adaptar o estilo de jogo às características dos jogadores. Pelo pouco tempo de trabalho, é provável que mantenha a base utilizada nos últimos jogos. De janeiro a abril, o time foi comandado por Mauricio Barbieri, que usou o esquema tático 4-2-3-1 como base, com algumas variações. Nos últimos três jogos, o técnico interino João Correia dirigiu o Furacão. Nos dois primeiros jogos, tentou um estilo mais ousado, atacando no 3-2-5 e defendendo no 4-2-3-1. No entanto, passou para um formato mais conversador na última partida – vitória por 1 a 0 sobre o Brusque. A tendência é que Hellmann use o 4-2-3-1 como base.

Escalação

O único lateral-direito relacionado para a partida é Kauã Moraes, 18 anos, destaque do time-20 do Palmeiras em 2024 e do Athletico em 2025. Ele estreou como profissional na semana passada e, contra o Brusque, marcou o gol da vitória. A tendência é que siga na equipe. Outra opção seria improvisar Raul.

No último jogo, o meia Giuliano atuou improvisado como extremo (ponta) pela direita. E Luiz Fernando jogou centralizado, como uma espécie de ponta de lança, perto do centroavante Renan Peixoto.

Uma alternativa possível é Hellmann mudar para o 4-1-4-1, sem um meia ofensivo. Nesse caso, teria um volante fixo (Raul ou Falcão) e dois médios centralizados no trabalho de área a área – as opções seriam Patrick, Felipinho, João Cruz e Giuliano. A linha de quatro teria dois extremos — Luiz Fernando e Isaac são os favoritos para essas posições.

Ainda não estreou

O jogo ainda pode ter a estreia do volante paraguaio Peralta, 22 anos. O jogador chegou ao Athletico em fevereiro e ainda não atuou. Ele é o único reforço contratado para 2025 que não entrou em campo.