
Athletico Paranaense e Atlético Mineiro se enfrentam neste sábado (dia 2) às 16 horas, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo terá transmissão pela Cazé TV e pela Rede Furacão.
A TNT transmite para todo o país, menos para o Paraná.
Séries invictas
O Athletico é o time com a segunda maior série invicta dentro do Brasileirão, com sete rodadas sem perder, empatado com Corinthians e Goiás. A maior série é do Botafogo, há 12 partidas sem derrotas na primeira divisão nacional.
Como mandante, o Athletico também não perde pelo Brasileirão desde maio. A última derrota foi para o Grêmio, pela 8ª rodada. Foram sete jogos em casa sem perder na competição.
No geral, somando todas as competições, o Furacão soma 20 vitórias, 5 empates e 2 derrotas na Ligga Arena em 2023. A outra derrota como mandante foi para o Flamengo, pela Copa do Brasil.
Escalação
O técnico Wesley Carvalho conta com a volta do volante Fernandinho, que estava suspenso. O argentino Esquivel está recuperado e também retorna ao time. O goleiro Bento sofreu lesão muscular e só deve voltar a jogar no fim de setembro. O uruguaio Canobbio está ssuspenso por cartões amarelos.
O lateral-direito Khellven foi vendido ao CSKA Moscou, da Rússia, e o zagueiro Zé Ivaldo, que tem pré-contrato com o Cruzeiro para 2024, foi afastado pela diretoria e não joga mais em 2023.
Seguem em recuperação o zagueiro Pedro Henrique, o lateral-esquerdo Fernando e o meio-campista Christian. As novidades entre os relacionados são o atacante Willian Bigode, que não joga há dois meses, devido a lesão, e o lateral-direito Bruno Peres, ex-Roma.
Esquema tático
Wesley Carvalho vem usando o esquema tático 5-3-2, com Vitor Roque e Arturo Vidal como dupla de ataque. No meio-campo, Fernandinho joga centralizado, com Erick (direita) e Canobbio (esquerda) fazendo o trabalho de área a área. A linha defensiva tem o ponta Cuello improvisado como lateral e o lateral Esquivel como zagueiro.
Para sábado, Vidal deve atuar no meio-campo, no lugar de Canobbio. Com isso, o meia Vitor Bueno pode formar a dupla de ataque com Vitor Roque. Outra opção é Zapelli, também já utilizado nessa função mais ofensiva.
Velhos conhecidos
A partida de sábado marca o reencontro com o técnico Felipão, que comandou o Athletico em 2022 e foi diretor técnico no início de 2023. Outro velho conhecido é o volante Otávio, 29 anos, revelado na base do Furacão e destaque da equipe paranaense de 2014 a 2017.
Escalação do Galo
O zagueiro Maurício Lemos e o volante Rodrigo Battaglia estão suspensos. O zagueiro Igor Rabello e os meio-campistas Zaracho, Alan Franco e Hyoran seguem em recuperação.
ATHLETICO x ATLÉTICO-MG
Athletico: Léo Linck; Madson, Cacá, Thiago Heleno, Esquivel e Cuello; Fernandinho, Erick e Vidal; Vitor Bueno e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho
Atlético: Everson; Mariano, Bruno Fuchs (Réver), Jemerson e Guilherme Arana; Otávio e Edenilson; Pavón, Pedrinho e Paulinho; Hulk. Técnico: Felipão
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Local: Ligga Arena, em Curitiba, sábado às 16 horas
TV: Cazé TV e Rede Furacão