
O Athletico Paranaense disputa nesta terça-feira (dia 7) uma vaga na final do Brasileirão Sub-17. O Furacão irá enfrentar o Atlético Mineiro. em jogo único da semifinal, às 19 horas na Arena da Baixada
O rubro-negro vem de uma classificação heróica contra o Fluminense nos pênaltis, após empate por 3 a 3 no tempo normal.
Nesta semifinal, os duelos são realizados em jogo único, se houver empate a vaga será definida nos pênaltis. Se o Furacão avançar à final, o título será decidido em partidas de ida e volta nos dias 14 e 21 de outubro respectivamente.
Campanha
A equipe do técnico Guilherme Nascimento teve a segunda melhor campanha da primeira fase da competição, atrás apenas do Palmeiras, outro semifinalista. Em 19 jogos na fase de pontos corridos, o Furacão somou 39 pontos, sendo 12 vitórias, 3 empates e 4 derrotas neste período.
Por ter campanha melhor que o Atlético Mineiro (6º colocado na primeira fase), o Furacão terá o mando de campo da partida única da semifinal, que será realizada na Arena da Baixada nesta terça às 19 horas.
Retrospecto
Nas 7 edições realizadas do Brasileirão Sub-17, o Athletico chegou à decisão em 2020 contra o Fluminense, e ficou com o vice-campeonato. Na edição de 2025 o Furacão chega à semifinal após eliminar justamente o tricolor carioca nas quartas de final.
Artilharia
O artilheiro desta edição do Brasileirão Sub-17 é do Furacão. O atacante Davi Alves, de 16 anos, marcou 18 gols em 20 jogos na competição.
Títulos
A categoria Sub-17 do Athletico possui um título de relevância nacional e um internacional.
Em 2012 o Furacão foi campeão da Copa Brasil Sub-17, competição organizada pela Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES). O torneio foi realizado de 2008 a 2014 e inicialmente se chamava Copa Brasil, nos últimos anos de realização foi denominada Copa Nacional do Espírito Santo Sub-17.
Em 2024, o rubro-negro levantou uma taça internacional na categoria Sub-17. A equipe do então técnico Rodrigo Bellão foi campeã do Torneio Canteras de América, após vencer o Talleres (ARG) por 2 a 1.
Ingressos
Os ingressos para a partida diante do Galo podem ser gerados gratuitamente e são confirmados com a doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do estádio.
Sócio Furacão também deve gerar o ingresso gratuito e fazer a doação na entrada do estádio para ter acesso à partida.
A entrada da torcida rubro-negra será realizada exclusivamente pelo Portão G, na esplanada da R. Buenos Aires.
Quem avançar de Athletico Paranaense x Atlético Mineiro enfrenta o vencedor da partida entre Palmeiras x Grêmio que também jogam nesta terça-feira na Arena Barueri em São Paulo.
A Piazada do Caju quer chegar à final pela segunda vez na história e conquistar o seu primeiro título do Brasileirão Sub-17.
- ATHLETICO PR (S17) x ATLÉTICO MG (S17)
- Árbitro: Robson Babinski (PR)
- Local: Arena da Baixada, em Curitiba, terça-feira (07) às 19h00
- TV: SporTV