O goleiro Santos, em treino do Athletico
O goleiro Santos, em treino do Athletico (Crédito: Divulgação/Duda Matoso/athletico.com.br)

O Athletico enfrenta o Avaí, nesta terça-feira (dia 14) às 21h30, na Arena da Baixada, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paranaense tem 48 pontos e precisa vencer para se aproximar do G4. O Goiás, 4º colocado, tem 52 pontos. Já o Avaí estacionou no meio da tabela, na 11ª colocação, com 43 pontos.

O jogo terá transmissão apenas pelo pacote premium do Disney+.

Os ingressos mais baratos custam R$ 75 (meia nos setores Red e Gold). O clube também vende um pacote com bilhetes para 4 jogos por R$ 150.

Desfalques

Os desfalques do Athletico são o centroavante Renan Peixoto, o lateral-esquerdo Esquivel e o ponta Isaac, todos em recuperação. Outra baixa é o ponta Kevin Velasco, suspenso.

Reforços

As novidades são os retornos do zagueiro Carlos Terán e do ponta Julimar. Outro reforço é o zagueiro/lateral-esquerdo Léo Pelé, que cumpriu suspensão na última rodada.

Desgaste físico

Os zagueiros Aguirre e Arthur Dias, o lateral-direito Benavídez e o meio-campista Zapelli apresentaram desgaste físico excessivo e são dúvidas para esta terça-feira. “Estão com um desgaste um pouco maior. Isso se deve em razão de um conjunto de situações – sequência de jogos, histórico de lesões e biotipo de cada atleta”, informou a jornalista Monique Vilela, da TMC.

Pendurados

Seis jogadores estão pendurados, ou seja, com dois cartões amarelos acumulados. Quem levar o terceiro, fica suspenso no clássico Atletiba, marcado para domingo, no Couto Pereira. A lista tem o zagueiro Léo Pelé, o lateral-direito Benavídez, os meio-campistas João Cruz e Zapelli e os centroavantes Alan Kardec e Viveros.

Esquema tático

Odair Hellmann adotou o esquema tático 5-2-3 como base na maior parte do seu trabalho. No último jogo, porém, usou o convencional 4-2-3-1.

squad_builder (3)
Provável escalação do Athletico (Crédito: Reprodução/OGOL)

Se contar com o trio Terán, Aguirre e Arthur Dias, a tendência é de retorno ao 5-2-3. Se não escalar um desses três zagueiros, tudo indica que voltará ao 4-2-3-1.

OS RELACIONADOS

  • Goleiros: Carlos Eduardo, Mycael e Santos
  • Zagueiros: Aguirre, Arthur Dias, Carlos Terán e Léo
  • Laterais: Benavídez, Fernando, Léo Derik e Madson
  • Volantes: Felipinho e Raul
  • Meiocampistas: Patrick, João Cruz
  • Meias ofensivos: Giuliano, Zapelli e Dudu Kogitzki
  • Pontas: Julimar e Leozinho
  • Atacantes: Luiz Fernando e Steven Mendoza
  • Centroavantes: Alan Kardec e Kevin Viveros

Dúvidas

A principal dúvida é sobre a lateral-esquerda. Nos últimos dois jogos (derrotas para Atlético-GO e Remo), Hellmann usou Fernando na posição. No segundo tempo em Belém, escalou Léo Derik. Uma terceira alternativa seria Léo Pelé nessa posição – ele começou a carreira como lateral-esquerdo.

No ataque, fica a dúvida se Julimar e Leozinho serão usados nas pontas. Ou se o treinador vai manter Steven Mendoza e Luiz Fernando.

O meia Dudu Kogitzki, do Athletico Paranaense
O meia Dudu Kogitzki, do Athletico Paranaense (Crédito: Rui Santos)

No meio-campo, as opções para o lugar de Zapelli são o volante Felipinho e o meia Dudu Kogitzki.

Dudu também pode ser usado nas pontas.

Sem Odair

Outra ausência contra o Avaí será o técnico Odair Hellmann, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, não poderá ficar no banco de reservas comandando a equipe. O time será orientado pelo auxiliar Fábio Moreno.

  • ATHLETICO x AVAÍ
  • Athletico: Santos; Benavídez (Madson), Carlos Terán, Aguirre, Arthur Dias (Léo Pelé) e Léo Derik (Fernando); Zapelli (Felipinho) e Patrick; Leozinho (Mendoza), Viveros e Luiz Fernando (Julimar). Técnico: Odair Hellmann
  • Avaí: César; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e DG; Zé Ricardo e João Vitor; JP, Marquinhos Gabriel e Thayllon; Cléber. Técnico: Vinícius Bergantin
  • Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
  • Local: Arena da Baixada, terça-feira às 21h30
  • TV: Disney+