Arena da Baixada (Crédito: Franklin de Freitas)

Athletico e Coritiba se enfrentam neste domingo (14), às 18h30, na Arena da Baixada, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes fazem um jogo em que, espera-se, haja paz, dentro e fora de campo.

A partida será transmitida pela TV Furacão, o streaming oficial do Athletico, e pela Twiutch do Casimiro.

POR QUE PRECISA DE PAZ (I)

Na última vez em que se enfrentaram, Athletico e Coritiba empataram em 1 a 1, pelo Campeonato Paranaense deste ano. A partida ficou marcada pela briga entre jogadores dos dois times e pela invasão de campo por parte de alguns torcedores.

Os jogadores envolvidos eram os zagueiros Thiago Heleno e Pedro Henrique, o lateral Pedrinho, o volante Christian e o meia Terans (Athletico) e o zagueiro Marcio Silva, o lateral Victor Luis e os atacantes Fabrício Daniel e Alef Manga (Coritiba). Todos foram a julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJP-PR) e pegaram penas de suspensão de partidas, que variaram a de 1 a 8 jogos, mas só vão cumprir no Paranaense do próximo ano. Dos dois lados, os “brigões” admitiram que pisaram na bola.

POR QUE PRECISA DE PAZ (II)

Isso que o clássico de março deste ano já teve torcida única, uma vez que houve brigas de torcedores no clássico pelo Campeonato Paranaense de 2022, em fevereiro daquele ano. Desta vez, a ideia também era fazer o Atletiba com torcida única. Contudo, na terça-feira (dia 9), decidiu-se que a Arena da Baixada vai abrigar as duas torcidas. Da mesma forma, o Atletiba do Couto Pereira, em setembro, receberá o mesmo tratamento.

A reunião de terça-feira tinha os clubes, autoridades da segurança pública e representantes de torcidas organizadas. O Coritiba se posicionou favorável à presença das duas torcidas nos jogos. O Athletico, Ministério Público do Paraná e a Polícia Civil, representada pela Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), foram contrários e seguem defendendo a política de torcida única. Mas acabaram acatando a decisão.

POR QUE PRECISA DE PAZ (III)

Nesta semana, estouraram esquemas de apostadores que citaram jogadores do Campeonato Brasileiro de 2022. Tanto Athletico quanto Coritiba tiveram jogadores citados. No Furacão, o lateral-esquerdo  Pedrinho e o volante Bryan Garcia foram demitidos nesta sexta-feira (12). Pedrinho vinha sendo titular na temporada. No time coxa-branca, o volante Jesus Trindade e o atacante Alef Manga terão que prestar depoimento sobre o assunto na próxima semana. A diretoria ainda não se posicionou sobre eventuais demissões. Contudo, os dois vão ficar de fora do clássico. Alef Manga é o artilheiro do Coritiba no ano, com 9 gols.

PAZ É POSSÍVEL

Um indicativo de aceno de paz foi feito pelo Athletico na sexta-feira (12). Um torcedor coxa-branca, Jairton da Rocha, mora em Guaratuba (litoral do Paraná) e é frequentador assíduo dos jogos do time. Ele disse que gostaria de assistir à partida na Arena, mas afirmou nas redes sociais que esbarrou nas dificuldades em conseguir ingressos. A resposta do Furacão, também nas redes: “Jairton, você é o nosso convidado para assistir ao jogo de domingo. Dê uma olhadinha na DM. Entraremos em contato contigo”.

TABELA

O Athletico vive um momento melhor às vésperas do clássico. Soma 9 pontos em cinco rodadas e ocupa a 4ª posição. O Coritiba está em 19º, com apenas 2 pontos, e não vence há 11 jogos, contando todas as competições – um recorde negativo em 113 anos de história do clube.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

O Athletico poderá contar com a volta do volante Fernandinho e do meia Terans, que foram poupados na última rodada (vitória de 2 a 0 sobre o Internacional, em Porto Alegre). A tendência é que ambos sejam escalados pelo técnico Paulo Turra. Por outro lado, o atacante Rômulo está lesionado e fica de fora. Na lateral-esquerda, a demissão de Pedrinho abre espaço para Fernando ocupar a posição. O esquema tende a ser o 4-2-3-1, com variação parta o 4-1-4-1.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA

Além de jogadores lesionados há algum tempo, como o volante Júnior Urso, o Coritiba deve ter baixas em relação à ultima partida. O volante Willian Farias está sob observação, e o zagueiro Thiago Dombrowski sentiu uma lesão na última partida (empate em 1 a 1 com o São Paulo). Por outro lado, o lateral-esquerdo Jamerson pode retornar, após se recuperar de lesão. Se ele jogar, o lateral Victor Luís volta a ser escalado como zagueiro na linha de três defensores do técnico Antonio Carlos Zago. Se não, Chancellor entra na zaga e Victor Luis atua como lateral. Na linha de frente, sem Alef Manga, Zago deve escalar novamente o meia Boschilia, junto com os volantes Liziero e Bruno Gomes, o ponta Robson e o centroavante Zé Roberto.

ATHLETICO x CORITIBA

Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Fernandinho e Erick; Terans, Vitor Bueno e Pablo (Canobbio); Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra
Coritiba: Gabriel; Henrique, Bruno Viana e Victor Luís; Natanael, Liziero, Bruno Gomes, Boschilia e Jamerson (Chancellor); Robson e Zé Roberto. Técnico: Antonio Carlos Zago
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Local: Arena da Baixada, domingo, 18h30