Athletico x Cuiabá: onde assistir, escalações, protesto na Arena e jejuns

Athletico x Cuiabá: como assistir e escalações para o jogo deste sábado, na Arena da Baixada, que terá protesto de torcedores

Silvio Rauth Filho
O zagueiro Arthur Dias, do Athletico e da seleção brasileira sub-20

O zagueiro Arthur Dias, do Athletico e da seleção brasileira sub-20 (Crédito: Divulgação/Rafael Ribeiro/CBF)

Athletico Paranaense e Cuiabá se enfrentam neste sábado (dia 16) às 20h30, na Arena da Baixada, pela 22ª rodada da Série B. O time paranaense está em 13º lugar, com 26 pontos – oito pontos abaixo do G4 e quatro pontos acima da zona de rebaixamento. Já a equipe do Mato Grosso está na 8ª posição, com 31 pontos.

O jogo terá transmissão pela Disney+ (streaming pago).

Protesto

A torcida organizada Os Fanáticos convocou uma manifestação para 18h30, duas horas antes da partida, na frente da Arena da Baixada. “Convocamos todo o POVÃO Atleticano que não aceita ver o nosso clube sendo tratado dessa forma! A atual situação é inadmissível e chegou a hora de mostrarmos nossa força e indignação diante da gestão que tem enfraquecido o nosso Furacão nos últimos anos. Amanhã, às 18:30h, concentração na Arena da Baixada. Traga seu pisca, sinalizador e bandeira e vamos mostrar que o Atlético é do POVO!”, publicou o grupo.

Jejuns

O Athletico está sem vencer há seis rodadas na competição – três derrotas e três empates. A última vitória foi contra o Amazonas, em Manaus. Contando apenas as partidas na Arena da Baixada, o jejum é ainda maior. A última vitória em casa pela Série B foi contra o Remo, em 14 de junho. Nesse meio tempo, em 6 de agosto, o Furacão venceu uma partida em casa, mas foi pela Copa do Brasil, contra o São Paulo.

Já o Cuiabá enfrenta um jejum como visitante. Não venceu nas últimas seis partidas como visitante, com cinco derrotas e um empate.

Desfalques no Athletico

Os novos desfalques no Athletico são o lateral-direito Kauã Moraes, 18 anos, e o zagueiro Léo, 29 anos, com lesões. Seguem em tratamento (e sem previsão de retorno): o lateral-direito Madson, o zagueiro Aguirre, o volante Raul e o ponta Julimar.

Esquema tático

O técnico Odair Hellmann vem usando o esquema tático 5-2-3. No último jogo, a zaga teve Léo (centro), Esquivel (esquerda) e Benavídez (direita). Os laterais eram Kauã Moraes (direita) e Steven Mendoza (esquerda). No meio-campo, Patrick e Felipinho jogaram centralizados. O ataque tinha Viveros (centro), Dudu Kogitzki (direita) e Zapelli (esquerda).

Com os desfalques, a tendência é que o treinador adote o tradicional 4-2-3-1, com Belezi e Arthur Dias na zaga. As laterais devem ter Benavídez e Esquivel. Felipinho e Patrick pode ser os volantes. A principal opção para formar a linha de três é Zapelli (centro), Dudu Kogitzki (direita) e Steven Mendoza (esquerda). Luiz Fernando disputa posição nessa linha. O centroavante deve ser Kevin Viveros.

Cuiabá

O Cuiabá terá a estreia do técnico Eduardo Barros, 40 anos, que vinha trabalhando como auxiliar no próprio clube. Ele assume após a demissão de Guto Ferreira (ex-Coritiba).

O técnico Eduardo Barros (Crédito: Valquir Aureliano)

Barros trabalhou no Athletico de 2017 a 2020, em várias categorias e também no profissional. Ele comandou a equipe principal em 30 jogos (oito em 2019 e 22 em 2020).

Destaques

O principal destaque do Cuiabá na Série B é o lateral-direito Mateusinho (26 anos, ex-Sampaio Corrêa). Ele marcou três gols (dois em cobranças de falta), fez duas assistências e sofreu um pênalti em 18 jogos.

Alisson Safira marca gol pelo Craiova, da Romênia (Crédito: Divulgação/Universitatea Craiova)

Outro jogador em alta é o atacante Alisson Safira (30 anos, ex-Londrina e U.Craiova-ROM). Ele marcou quatro gols (todos de pênalti), deu duas assistências e sofreu um pênalti em dez jogos na Série B de 2025.

Jader com a 10 da seleção em jogo do Sub-20, contra o Paraguai (Crédito: Divulgação/Pedro Vale/CBF)

A novidade contra o Athletico pode ser o ponta Jader, 22 anos, revelado pelo clube paranaense. Ele estava na Universidad Católica, do Chile. Ele foi contratado na janela de julho e soma um gol em quatro jogos pelo novo clube.

Desfalques

O Cuiabá não vai contar com o zagueiro Alan Empereur, o goleiro Mateus Pasinato e o atacante argentino Yamil Asad.

Ex-Athletico está afastado

O meia-atacante Pedrinho, 25 anos, era o jogador com maior média de dribles certos da Série B, com 2,5 por jogo, segundo o Sofascore, até ser suspenso pelo Cuiabá por ato de indisciplina, segundo o GE. O caso foi em maio e até agora não foi resolvido. O jogador segue afastado.

Pedrinho comemora gol do Athletico, em 2020 (Crédito: Geraldo Bubniak)

Pedrinho fez as categorias de base no Juventus-SP, no Osasco Audax e no Oeste. Chegou ao Athletico em 2019 e ficou no time sub-20. No mesmo ano, atuou em seis partidas da equipe principal, no Brasileirão. Em 2020, foi o artilheiro do Campeonato Paranaense, com seis gols, empatado com dois companheiros de equipe (Nikão e Bissoli) e com Lucas Tocantins (Cascavel).

Em seguida, em 2021, Pedrinho acertou com o Oeste para jogar a Série B. Depois, rodou por América-MG, Lokomotiv (Rússia) e São Paulo. Foi campeão da Série B de 2024 com o Santos – disputou 16 jogos na campanha e fez dois gols. Em 2025, tinha três gols em 17 jogos pelo Cuiabá antes de ser suspenso. Um gols gols foi na vitória do Cuiabá sobre o Athletico.

Tropeços

O Cuiabá foi vice-campeão estadual em 2025, somando sete vitórias, quatro empates e uma derrota na campanha. Na final, caiu nos pênaltis, para o Primavera. Na Copa do Brasil, eliminação ocorreu já na primeira fase para o Porto Velho (RO).