Athletico x Ferroviária: escalações, onde assistir, adversário desfigurado e clima tenso

Silvio Rauth Filho
O zagueiro Aguirre, do Athletico

O zagueiro Aguirre, do Athletico (Crédito: Divulgação/Athletico/Duda Matoso)

O Athletico Paranaense volta a enfrentar um clima tenso na Arena da Baixada. Será nesta terça-feira (dia 22) às 20 horas, quando recebe a Ferroviária, de Araraquara, pela 18ª rodada da Série B.

O jogo terá transmissão pelo Disney+, apenas no Pacote Premium.

Má fase

O time paranaense vem de 3 derrotas nos últimos 4 jogos. A última, no sábado, foi de virada, por 3 a 2, para o Volta Redonda, que tem o pior ataque da competição. Antes, o Furacão sofreu duas derrotas na Arena: para Goiás e Coritiba. A única vitória nesse período foi contra o Amazonas, em Manaus.

A equipe paulista vive momento pior. Vem de quatro derrotas seguidas: para Paysandu, Vila Nova, Criciúma e Athletic-MG. E só somou duas vitórias nas últimas 11 partidas.

Clima tenso

A série de resultados negativos provocou reações de torcedores. Ao retornar de Volta Redonda, jogadores enfrentaram protesto no aeroporto e discussões dentro do avião. Clique aqui para saber mais.

Adversário desfigurado

A Ferroviária vai entrar em campo desfigurada, sem cinco jogadores. Quatro foram expulsos na derrota por 2 a 1 para o Athletic-MG, na última rodada, e agora cumprem suspensão. A quinta baixa é o zagueiro Maycon (27 anos, ex-Londrina), lesionado.

Os suspensos são o centroavante Carlão (33 anos, ex-Paraná Clube), o volante Ricardinho (36 anos, ex-Paraná Clube e Operário), o lateral-esquerdo Zé Mario (33 anos, ex-Maringá, Mirassol e Inter) e o ponta Wesley Pomba (23 anos, ex-Coritiba).

Carlão é o artilheiro do time na Série B, com seis gols em 17 jogos. O substituto imediato dele é Ronaldo, 34 anos, que jogou no Operário em 2024.

Velhos conhecidos

O zagueiro Ronaldo Alves, 36 anos, é titular da Ferroviária. O jogador foi revelado no Athletico e chegou a defender o clube paranaense em 2009, atuando em cinco jogos. Depois, acertou com o Internacional.

O meia-atacante Thiago Lopes, 28 anos, foi revelado pelo Coritiba e jogou no clube alviverde até 2020 (112 jogos, sete gols e quatro assistências).

O meia Juninho, 29 anos, se destacou pelo Paraná Clube na Série C de 2021. Pela Ferroviária, ele soma 14 gols e 10 assistências em 69 jogos.

Escalação do Athletico

A principal baixa no Athletico é o lateral-esquerdo Esquivel, que cumpre suspensão após ser expulso na derrota para o Volta Redonda. Ele vinha atuando na zaga, no esquema 5-2-3 do técnico Odair Hellmann.

Seguem fora, em recuperação, os pontas Isaac, Julimar e Luiz Fernando e os laterais Madson e Dudu.

Reforços

Dos quatro reforços contratados na janela de transferências de julho, dois já estrearam: o atacante Steven Mendoza e o centroavante Kevin Viveros. O zagueiro Aguirre ficou no banco nas últimas rodadas. Ele pode ser titular, no lugar de Esquivel. Nesse caso, Léo passaria a jogar como zagueiro pelo lado esquerdo e Aguirre jogaria centralizado. Belezi é o zagueiro pela direita.

O lateral-direito Gastón Benavídez, sem condicionamento físico ideal, ainda não estreou e não viajou para a partida em Volta Redonda.

Esquema tático

O técnico Odair Hellmann vem armando o time no esquema tático 5-2-3, com Patrick na lateral-esquerda. No meio-campo, Felipinho e Raul jogam centralizados. O ataque tem Alan Kardec (centro), Mendoza (direita) e Zapelli (esquerda).

Maratona de jogos

O Athletico começou no último sábado uma maratona de 7 jogos em 22 dias. A média de uma partida a cada três dias. A tendência é que, a partir do duelo contra a Ferroviária, nesta terça-feira, a comissão técnica comece a dosar o desgaste físico excessivo, rodando o elenco.