Athletico x Fluminense: escalações, onde assistir, ‘jogo da salvação’ e jejum do adversário

Athletico x Fluminense: time paranaense tem dúvidas na escalação e adversário chega em jejum de cinco partidas

Silvio Rauth Filho
Emersonn e Thiago Heleno em treino do Athletico

Emersonn e Thiago Heleno em treino do Athletico (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense enfrenta o Fluminense, neste domingo (dia 1º) às 18h30, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times lutam contra o rebaixamento.

A partida terá transmissão pela Cazé TV e pela Rede Furacão.

Os ingressos para a torcida do Athletico estão esgotados e a previsão é de estádio lotado.

Jogo da salvação

Esse pode ser o ‘jogo da salvação’ para o Athletico. Se vencer o Fluminense e contar com uma combinação de resultados, estará livre do rebaixamento. Para isso, precisa que o Criciúma seja derrotado pelo Corinthians, em Santa Catarina, e que o Bragantino não vença o Cruzeiro, em Bragança Paulista.

Escalação

O zagueiro Thiago Heleno volta de suspensão e será titular, ao lado de Lucas Belezi. Gamarra retorna ao banco.

O ponta Canobbio, recuperado de um edema ósseo no osso sacral, é outro que pode reaparecer na equipe. Ele não atua desde 17 de outubro.

OS RELACIONADOS

Baixas

O zagueiro Kaíque Rocha e o lateral-direito Madson estão no departamento médico e seguem fora. O centroavante Mastriani e o ponta Julimar só voltam a jogar em 2025 – ambos tiveram lesões no joelho.

Dúvida

O volante Erick se recuperou de lesão e foi relacionado para o jogo, mas segue a dúvida se será titular ou suplente.

Condicionamento

O volante Fernandinho, 39 anos, vem sendo usado apenas nos minutos finais das partidas, após dois meses em recuperação de lesão muscular (entre agosto e outubro). Desde que se recuperou, atuou em cinco jogos – somando 70 minutos em campo.

Esquema tático

O técnico Lucho González vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com dois volantes. A linha de três costuma ter Nikão (direita), Cuello (esquerda) e um meia centralizado (João Cruz ou Zapelli).

Contra o Fluminense, o treinador pode usar Canobbio e Cuello pelos lados do campo, com Nikão centralizado.

Fluminense

O meia Ganso, 35 anos, era dúvida após deixar o jogo de terça-feira (0 a 0 com o Criciúma) com dores. Ele está recuperado e deve enfrentar o Athletico. O ponta Keno (35 anos, ex-Paraná Clube) é desfalque, lesionado. Também seguem fora o zagueiro/volante Felipe Melo (suspenso) e zagueiro Ignácio (joelho).

Centroavante

O centroavante Germán Cano, 36 anos, vem entrando apenas nos minutos finais dos jogos. O centroavante titular é Kauã Elias (18 anos), que tem sete gols em 40 jogos no ano.

Esquema tático

O técnico Mano Menezes vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com Bernal e Martinelli como volantes. A linha de três deve ser formada por Ganso (centro), Lima (esquerda) e Jhon Arias (direita).

Jejum

O Fluminense vem de cinco partidas sem vencer: três empates (Criciúma, Fortaleza e Grêmio) e duas derrotas (Inter e Vitória). O técnico Mano Menezes soma 11 vitórias, sete empates e dez derrotas no comando da equipe.

Já o Athletico completou três partidas seguidas sem perder: um empate (Bahia) e duas vitórias (Atlético-GO e Atlético-MG).