O Athletico Paranaense enfrenta o Fortaleza, nesta quarta-feira (dia 5) às 19h30, na Arena da Baixada, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na tabela da competição, os dois times estão separados por dez pontos. O Furacão é o sexto colocado, com 47 pontos. E a equipe cearense aparece na 9ª colocação, com 37 pontos.
O jogo será transmitido por Furacão Live, Twitch do Casimito e OneFootball – todos pagos.
ESCALAÇÃO
As baixas são o atacante Vitor Roque e o zagueiro Pedro Henrique, ambos pelo acúmulo de três cartões amarelos. Vitor Roque foi titular contra o Juventude e fez a jogada do primeiro gol. Levou o terceiro amarelo ainda no primeiro tempo e acabou substituído no intervalo. Pedro Henrique ainda se recupera de lesão no tornozelo e ficou os 90 minutos no banco de reservas. Ele levou amarelo por reclamação com a arbitragem.
Os reforços são os volantes Alex Santana e o zagueiro Matheus Felipe, que cumpriram suspensão na última rodada e agora podem retornar ao time. O terceiro reforço é o volante Christian, que voltou a jogar no sábado, na Arena da Baixada, após três meses de recuperação. Ele atuou por 12 minutos contra o Juventude e deve ganhar mais minutos em campo contra o Fortaleza.
O lateral-esquerdo Abner está recuperado de lesão e pode ser a novidade nesta quarta-feira.
Felipão pode rodar o elenco a cada rodada, já que o time entra em um maratona de jogos. Atuou no último sábado, volta a campo nesta quarta-feira e joga sábado (dia 8) contra o Corinthians, em São Paulo.
Com isso, a provável escalação para esta quarta-feira, no esquema tático 4-2-3-1, é Bento; Orejuela (Khellven), Thiago Heleno, Nico Hernández (Matheus Felipe) e Pedrinho (Abner); Hugo Moura (Alex Santana) e Fernandinho; Canobbio (Rômulo), Terans (Vitor Bueno) e Vitinho (Cuello); Pablo.
Felipão também tem usado o 4-1-4-1. Nesse caso, Terans deixa a equipe para a entrada de um volante (Alex Santana é o mais cotado nesse cenário).
ESCALAÇÃO DO FORTALEZA
O Fortaleza não terá o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, suspenso. Ele é o melhor jogador do time no Brasileirão 2022, com nota média 7,22 no ranking WhoScored. O jogador tem um gol e três assistências na competição. A vaga dele pode ficar com Lucas Crispim, que vem sendo usado na lateral-esquerda. Outra opção é colocar o zagueiro Benevenuto e mudar Brítez para a lateral. O técnico Vojvoda vem usando o esquema tático 4-2-3-1, com Romarinho e Pedro Rocha (ex-Athletico) pelos lados do campo – e com venezuelano Otero (ex-Corinthians e Atlético-MG) centralizado.
ASCENDENTE
O momento é favorável ao Fortaleza, que iniciou uma campanha de recuperação na Série A após ser eliminado da Copa Libertadores. Com essa reação, o time nordestino é o terceiro melhor do returno do Brasileirão, com sete vitórias, um empate e duas derrotas – 73% de aproveitamento dos pontos. Só fica atrás de Palmeiras e Internacional. O Athletico tem a sétima melhor campanha do segundo turno, com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas — 53% de desempenho.
TABU
O fator histórico pesa para o Athletico, que vai defender um tabu nesta quarta-feira. O time paranaense nunca perdeu em casa para times cearenses desde a construção da Arena da Baixada, em 1999. Foram 16 jogos em Curitiba contra Ceará e Fortaleza, com 11 vitórias do Furacão e cinco empates.
ATHLETICO x FORTALEZA
Athletico: Bento; Orejuela (Khellven), Thiago Heleno, Nico Hernández (Matheus Felipe) e Pedrinho (Abner); Hugo Moura (Alex Santana) e Fernandinho; Canobbio (Rômulo), Terans (Vitor Bueno) e Vitinho (Cuello); Pablo. Técnico: Felipão
Fortaleza: Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Lucas Crispim (Benevenuto); Lucas Sasha e Caio Alexandre; Pedro Rocha, Otero (Zé Welison) e Romarinho (Moisés); Romero (Galhardo). Técnico: Vojvoda
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Local: Arena da Baixada, às 19h30
TV: Furacão Live, Onefootball e Twitch do Casimito