Athletico x Galo Maringá: onde assistir, escalações e jogo para mulheres e crianças

Redação Bem Paraná

Thiago Heleno: de volta ao time do Athletico (foto: José Tramontin / Athletico)

O Athletico enfrenta o Galo Maringá neste sábado (27), às 18h30, na Arena da Baixada. A partida é válida pela 4ª rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Mais uma vez, o Furacão terá uma casa cheia e um público composto apenas por mulheres, crianças e pessoas com deficiência (PCDs) nas arquibancadas. Os 38 mil ingressos estão esgotados.

A partida será transmitida pelo streaming do Athletico, o Rede Furacão.

MULHERES, CRIANÇAS E PCDs

Na partida de quarta-feira (24) – empate em 1 a 1 com o Maringá – a Ligga Arena também foi preenchida apenas mulheres, crianças e pessoas com deficiência (PCDs). O acesso especial faz parte do cumprimento das penas impostas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR). O Athletico foi punido devido a incidentes no jogo contra o Coritiba, no dia 5 de fevereiro de 2023, na Ligga Arena, válido pela sétima rodada do Campeonato Estadual. Por causa dos episódios de violência, a Justiça Desportiva obrigou o clube a jogar com portões fechados. Posteriormente, o acesso foi flexibilizado. No total, serão três partidas com punição. As duas primeiras, com mulheres e crianças. A próxima contará com idosos e PCDs.

TABELA

O Athletico inicia a rodada em 5º lugar, com 5 pontos. Soma uma vitória (2 a 0 sobre o PSTC, em casa) e dois empates (0 a 0 com o Azuriz, fora de casa, e 1 a 1 com o Maringá, na Arena). O Galo Maringá, que em 2023 jogou o Estadual como Aruko, soma duas derrotas e um empate. Aparece em penúltimo lugar, com 1 ponto, à frente apenas do Andraus (zero). Na primeira fase, os 12 times jogam em turno único. Os oito primeiros se classificam para as quartas de final. Os dois últimos serão rebaixados.

THIAGO HELENO

Uma novidade no Furacão é o retorno do zagueiro Thiago Heleno. Ele cumpriu todos os jogos de suspensão por causa de uma briga no Atletiba de 5 de fevereiro de 2023 e está liberado para atuar. Outros dois jogadores que pegaram suspensão na mesma ocasião, o zagueiro Pedro Henrique e o meia Christian, ainda têm partidas de suspensão a cumprir.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Fiel à filosofia de rodar o elenco, o técnico Juan Carlos Osorio vai mexer novamente na equipe. O volante Fernandinho e o ponta Canobbio nem foram relacionados para este sábado. Ainda há desfalques por suspensão (Pedro Henrique e Christian) e aqueles que estão em seleções sub-23, como o goleiro Mykael, o zagueiro Luan Patrick, o lateral-esquerdo Esquivel (na seleção argentina) e o atacante Arriagada (seleção chilena). O lateral-direito Léo Godoy ainda está em aprimoramento físico.

Assim, Hugo Moura deve ser o primeiro volante e as pontas devem ser preenchidas por Cuello e Benitez. Como centroavante, Osorio está entre Pablo, Julimar e Rômulo, que voltou a ser relacionado. Na defesa, o paraguaio Gamarra deve atuar na zaga, mas não se descarta a escalação dele como lateral-esquerdo, com Kaique Rocha na zaga. O time tem jogado no esquema 4-1-4-1, com dois laterais, dois zagueiros, um volante, doas meias-centrais, dois alas e um centroavante.

ESCALAÇÃO DO GALO MARINGÁ

Com apenas um ponto em três jogos, o Galo Marigná virou o primeiro time a trocar de treinador no Estadual. Claudemir Sturion pediu demissão após o revés diante do Azuriz (1 a 0), em casa, na quarta-feira (24). Emerson Cris (ex-jogador do Paraná) foi contratado. Como treinador, ele passou pelas categorias de base da Chapecoense e fez carreira em clubes de Santa Catarina. Vai comandar uma equipe paranaense pela primeira vez. A tendência é que ele mantenha a escalação vista na última partida.

ATHLETICO x GALO MARINGÁ

Athletico: Bento; Madson, Thiago Heleno, Gamarra e Vinicius Kaue (Kaique Rocha); Hugo Moura; Cuello, Erick, Alex Santana e Benitez; Julimar (Pablo ou Rômulo). Técnico: Juan Carlos Osorio
Galo Maringá: Patrick Ritter; Lucas Serafini, Dutra, Fernandinho e Félix Jorge; Daniel Oliveira, Guilherme Dantas e Gabriel Bonet; Bruninho, Marcelinho e Neto Acará. Técnico: Emerson Cris
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Ligga Arena, sábado, às 18h30