Athletico Paranaense Brasileirão

Athletico x Grêmio: onde assistir, escalações e ‘poupar x não poupar’

Redação Bem Paraná

Pablo, Christian e Erick em treino do Athletico (foto: José Tramontin/ site oficial do Athletico)

Athletico Paranaense e Grêmio se enfrentam neste sábado (27) às 16 horas, na Arena da Baixada, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times também têm jogos no meio de semana pela Copa do Brasil e por isso vão usar estratégias distintas: o Athletico deve ir com força máxima, ao passo que a equipe gaúcha vai poupar jogadores – por exemplo, o atacante uruguaio Luis Suarez.

A partida será transmitida pela TV Furacão, o streaming do próprio Athletico. Outra opção é o canal do Casimiro na Twitch.

TABELA

Os dois times estão na metade de cima da tabela de classificação no Brasileirão. O Furacão é o 7º colocado, com 12 pontos, e o time gaúcho aparece em 10º, com 11.

SEM ALEGRIA NAS PERNAS

Se estão razoavelmente bem na tabela de classificação, Athletico e Grêmio aparecem mal no Brasileirão quando o assunto é dribles certos, finalizações e passes – estão com pouca “alegria nas pernas”, parafraseando um termo usado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, que fez história como treinador do time gaúcho e atualmente é coordenador do clube paranaense.

Em dribles certos, o Athletico é o penúltimo da competição, com média de 9,3 por jogo. O Grêmio é o 18º em dribles, com 10,3 certos por jogo. No volume de finalizações, Athletico e Grêmio também ficam devendo. O líder nesse quesito é o Palmeiras, com média de 18,3 por partida. O time gaúcho é o 17º, com 12,1, e a equipe paranaense está em 13º lugar, com 13,3. A precisão de passes das duas equipes também é baixa. O Grêmio é o 18º, com 76,9%. O Athletico aparece em 13º, com 80%.

SEM POUPAR

No último fim de semana, o Athletico poupou vários titulares diante do Bragantino, no sábado (20) já de olho no confronto com o Atlético-MG pela Copa Libertadores (no dia 23). A estratégia de poupar ocorreu porque o intervalo entre os dois jogos era de apenas três dias.

Desta vez, o Athletico joga contra o Botafogo na próxima quarta-feira (31), pela Copa do Brasil. Com quatro dias entre as partidas, a ideia desta vez é não poupar ninguém. Curiosamente, no próximo sábado (3/6), o Furacão enfrenta o Botafogo mais uma vez, pelo Brasileirão.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

No Athletico, a única baixa certa é o volante Fernandinho, 38 anos, com lesão muscular. A tendência é que Hugo Moura atue na posição. A dúvida é no meio-de-campo, em que Christian, Terans e Vitor Bueno disputam a posição de meia avançado. Vitor Roque será o centroavante, com Canobbio e Pablo de extremos.

“Jogar com Vitor Roque é muito fácil. Para mim, não é problema. É solução para o time. Quem estiver no melhor nível (o técnico Paulo Turra) vai colocar para jogar”, disse Pablo, que foi centroavante em várias partidas neste ano e ultimamente tem jogado como extremo. “O Paulo sabe bem que posso fazer grandes jogos ali, como contra o Coritiba. Já joguei em várias funções. Não é reinventar, é só recordar”.

ESCALAÇÃO DO GRÊMIO

Ao contrário do Athletico, o Grêmio pretende poupar jogadores. Há duas justificativas para isso. Primeiro: o jogo contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Segundo: o técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, é um crítico de gramados sintéticos como o da Arena da Baixada; teme que algum jogador importante se machuque ou agrave lesão. Um dos poupados é o atacante Luis Suarez – que também não jogou no gramado sintético do Allianz Parque, contra o Palmeiras. Por desgaste físico, os volantes Bitello e Carballo também devem ficar de fora. O lateral-direito Fábio, recém recuperado de lesão no tornozelo, será poupado. Além disso, o zagueiro Kannemann cumpre suspensão, por ter sido expulso na vitória (3 a 1) sobre a Internacional, na rodada anterior. O time deve ir no 3-4-3, o mesmo esquema usado contra o Inter.

ATHLETICO x GRÊMIO

Athletico: Bento; Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Hugo Moura e Erick; Canobbio, Christian (Vitor Bueno) e Pablo; Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra
Grêmio: Gabriel Grando; Gustavo Martins, Bruno Alves e Bruno Uvini; João Pedro (Thomas Luciano), Villasanti, Mila e Reinaldo; Galdino, Vina e Cristaldo (Nathan). Técnico: Renato Gaúcho
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, sábado, às 16 horas