
Athletico Paranaense e Maringá decidem neste sábado (dia 6) às 17 horas quem será o campeão paranaense de 2024. A final será na Arena da Baixada – Ligga Arena, com transmissão pela TV Paraná Turismo, pela NSports e pela Rede Furacão.
No jogo de ida, em Maringá, o time da capital venceu por 1 a 0. Agora, o Furacão fica com o título se empatar. A equipe do Interior precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Ou por dois gols para ficar com o título no tempo normal.
ONDE ASSISTIR
Rede Furacão (streaming pago): https://redefuracao.com.br/Transmissao/final-pr-2024-athletico-x-maringa-0604-pre-jogo-16h00-jogo-ao-vivo-17h00
Transmissão em áudio no Youtube do Canal do Carrica!
NSports (streaming pago): https://ott.nsports.com.br/videos/campeonato-paranaense-athletico-maringa-070423
TV Paraná Turismo: canal 9.1 da TV Aberta em Curitiba e Região Metropolitana; canal 509 na Claro/NET; antenas parabólicas pelo Satélite Star One D2 na frequência 3985; Banda KU no canal 236; Sky TVRO no canal 66
- Seleção com os melhores finalistas tem nove do Athletico e dois do Maringá
- Athletico tem em 2024 sua maior média de público nos últimos dez anos
- ‘Tem que saber dançar conforme a música’, diz técnico do Athletico, após vitória na final
- Athletico vence o Maringá com golaço de Pablo e fica a um empate do 28º título estadual
TROFÉU GIL ROCHA
O campeão de 2024 vai levar o troféu Gil Rocha. Clique aqui para ver fotos do troféu e para ver homenagens ao jornalista.
FESTA CENTENÁRIA
O Athletico busca o 28º título estadual da sua história e também coroar o centenário do clube, comemorado em março.
MARINGAZO
Inspirado no ‘Maracanazo’ de 1950, quando o azarão Uruguai derrubou o favorito Brasil, o Maringá busca o seu ‘Maringazo’: a façanha de derrotar o gigante Athletico no seu estádio. Fundado em 2010, o Maringá disputa a final pela terceira vez (foi vice em 2022 e em 2014) e busca um título inédito.
INVENCIBILIDADE NA ARENA
A última derrota do Athletico como mandante para uma equipe do Interior no Campeonato Paranaense foi em 27 de fevereiro de 2022 – 2 a 1 para o Operário.
No geral, contra todos os adversários e todas as competições, o Athletico não perde na Arena da Baixada desde julho de 2023, quando levou 2 a 0 do Flamengo, pelas quartas de final Copa do Brasil. Desde então, foram 12 vitórias e 9 empates no local.
Pelo Campeonato Paranaense, a última derrota em casa foi em 23 de março de 2022 – 2 a 1 para o Coritiba, pela semifinal. Em 2023, o time foi campeão invicto e somou 7 vitórias e 2 empates em casa. Em 2024, já são 6 vitórias e 2 empates no estádio rubro-negro.
ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
A baixa é o zagueiro Pedro Henrique, que cumpre suspensão automática – foi expulso na partida de ida, em Maringá. O técnico Cuca vem adaptando a escalação e o esquema tático conforme o adversário. No jogo de ida, usou uma formação baseada em força, velocidade e bola aérea defensiva. “Temos que dançar conforme a música”, explicou o treinador. Para sábado, deve usar a base do time que jogou no Willie Davids, com poucos ajustes. Algumas possíveis mudanças são as entradas do volante Fernandinho e do meia Zapelli. Fica a dúvida se Cuca vai usar jogadores mais físicos como Julimar e Hugo Moura, ou jogadores mais técnicos como Fernandinho, Zapelli e Mastriani.
ESTRANGEIROS
O Paranaense tem o limite de cinco estrangeiros por equipe por partida. Com isso, o zagueiro Gamarra, o ponta Romeo Benítez e o centroavante Di Yorio têm ficado de fora da competição. O clube tem nove ‘gringos’ no elenco.
ESQUEMA TÁTICO
O técnico Cuca usou o esquema tático 4-1-4-1 contra o Londrina, com Zapelli mais recuado (centralizado na linha de quatro) e com Christian aberto na direita. Contra o Operário, adotou o 4-2-3-1, com Zapellli como meia. Em Maringá, usou o 4-2-2-2, com dois volantes recuados (Hugo Moura e Erick). Um pouco à frente deles, Pablo e Christian como meias, fazendo trabalho de área a área. No ataque, colocou Canobbio e Julimar bem avançados.
ESCALAÇÃO DO MARINGÁ
O técnico Jorge Castilho conta com as voltas do zagueiro Vilar e do volante Morelli, que estavam suspensos no jogo de ida. Vilar, 23 anos, tem 4 gols em 14 jogos em 2024 e vem se destacando na bola aérea. Morelli, 26 anos, é referência no meio-campo. Jogou a Série A do Brasileiro pelo Goiás em 2023 e já está contratado pelo Coritiba para a Série B de 2024. Outro destaque da equipe é o meio-campista Zé Vitor, 23 anos, que pode ser contratado pelo Athletico após o Paranaense.
Castilho vem usando 5-3-2 para defender. Com a posse de bola, os dois laterais ganham bastante liberdade ofensiva, mas apenas em momentos específicos do jogo.
ATHLETICO x MARINGÁ
Athletico: Bento; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho (Hugo Moura) e Erick; Christian, Zapelli (Julimar) e Canobbio; Pablo. Técnico: Cuca
Maringá: Dheimison; Marcos Vinícius, Ronald, Tito, Vilar e Caíque; Morelli, Rodrigo e Zé Vitor; Serginho e Bruno Lopes. Técnico: Jorge Castilho
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, sábado às 17 horas
TV: NSports, Rede Furacão e TV Paraná Turismo