Athletico 1x2 Operário
Athletico 1×2 Operário, em 2022: última derrota do Furacão na Arena para um time do Interior (Crédito: Valquir Aureliano)

Athletico Paranaense e Operário, de Ponta Grossa, decidem nesta quarta-feira (dia 27) uma vaga na final do Campeonato Paranaense. A partida será às 20 horas, na Arena da Baixada – Ligga Arena, no duelo de volta da semifinal. No jogo de ida, no Interior, a equipe da capital venceu por 2 a 1 e agora só precisa de um empate para se classificar. O Fantasma precisa ganhar por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Ou por dois gols para ficar com a vaga diretamente. Quem avançar, pega o Maringá na grande decisão.

A partida será transmitida pelo Youtube da Nsports e pela Rede Furacão.

Invencibilidade na Arena
A última derrota do Athletico como mandante para uma equipe do Interior no Campeonato Paranaense foi em 27 de fevereiro de 2022 – 2 a 1 para o Operário, curiosamente o mesmo adversário desta quarta-feira. O Furacão usou a equipe de aspirantes, comandada pelo técnico Wesley Carvalho – clique aqui para ver como foi o jogo.

No geral, contra todos os adversários e todas as competições, o Athletico não perde na Arena da Baixada desde julho de 2023, quando levou 2 a 0 do Flamengo, pelas quartas de final Copa do Brasil. Desde então, foram 11 vitórias e 9 empates no local.

Pelo Campeonato Paranaense, a última derrota em casa foi em 23 de março de 2022 – 2 a 1 para o Coritiba, pela semifinal. Em 2023, o time foi campeão invicto e somou 7 vitórias e 2 empates em casa. Em 2024, já são 5 vitórias e 2 empates no estádio rubro-negro.

Festa do centenário
O jogo será em clima de festa. O Athletico comemorou na terça-feira (dia 26) 100 anos de fundação. Veja como foram as comemorações:

Escalação
Os desfalques no Athletico são o goleiro Bento e o ponta Canobbio, que disputaram na terça-feira amistosos com suas seleções (Brasil e Uruguai). Revelação da base, Léo Linck, 23 anos, entra no gol para fazer sua 12ª partida como profissional. A vaga na ponta pode ficar com Julimar, Cuello ou Jader. A novidade na relação de convocados é o lateral-esquerdo Fernando, recuperado de lesão.

Estrangeiros
O Paranaense tem o limite de cinco estrangeiros por equipe por partida. O técnico Cuca escolheu dessa vez os laterais Leo Godoy e Esquivel, o meia Zapelli, o ponta Cuello e o centroavante Mastriani. Ficaram fora: o ponta Romeo Benítez, o centroavante Di Yorio e o zagueiro Gamarra.

Esquema tático
O esquema tático adotado por Cuca é o 4-1-4-1, com Fernandinho como único volante. A linha de quatro tem Julimar e Christian como extremos (meias ofensivos abertos pelos lados do campo). Zapelli e Erick jogam centralizados, fazendo o trabalho de área a área. Durante os jogos, o time tem apresentado uma variação para o 4-2-3-1, com Zapelli jogando avançado, como meia centralizado. E com Erick recuando para formar uma dupla de volantes com Fernandinho.

Operário
O técnico Rafael Guanaes, campeão paranense com o Furacão em 2019, avisou que planeja fazer mudanças. No entanto, não avisou quais. No jogo de ida, o time teve sete baixas por lesões: Rafhael Lucas, Marco Antônio, Allan Godói, Felipe Garcia, Rodrigo Lindoso, Rodriguinho e Marcelo Cirino.

Retrospecto equilibrado
Desde 2010, quando o Operário retornou à primeira divisão estadual, há um equilíbrio nos confrontos com o Athletico. Nesse período, foram 7 vitórias do time do Interior, 2 empates e 9 vitórias da equipe da capital.

OPERÁRIO x ATHLETICO
Athletico: Léo Linck; Leo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho; Julimar, Erick, Zapelli e Christian; Mastriani. Técnico: Cuca
Operário: Rafael Santos; Sávio, Joseph, Willian Machado e Pará; Índio e Vinícius Diniz; Maxwell (Guilherme Pira), Cássio Gabriel e Felipe Augusto; Ronaldo. Técnico: Rafael Guanaes.
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr
Local: Ligga Arena, em Curitiba
TV: Rede Furacão e NSports