
Athletico Paranaense e Operário se enfrentam neste sábado (dia 27) às 20h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 29ª rodada da Série B. O time da capital está em 5º lugar, com 45 pontos, e tenta vencer para entrar no G4. A equipe de Ponta Grossa figura na 11ª posição, com 39 pontos, e ainda sonha com uma vaga na primeira divisão.
O jogo terá transmissão pelo Disney+ (streaming pago), apenas no pacote premium.
Os ingressos para o jogo na Arena estão à venda no ingressos.athletico.com.br.
Amigos
O jogo será o duelo de dois velhos amigos. O volante Odair Hellmann, 48 anos, e o meia Alex, 48 anos, atuaram juntos na seleção brasileira, no Mundial Sub-20 de 1997. O Brasil caiu nas quartas de final, eliminado pela Argentina de Walter Samuel, Cambiasso, Riquelme, Aimar e Lionel Scaloni. Antes, porém, a seleção brasileira chegou a aplicar goleadas de 10 a 0 na Bélgica e 10 a 3 na Coreia do Sul.
Revelado pelo Inter, Odair atuou em uma partida daquela campanha. Alex, estrela do Coritiba, disputou quatro jogos e fez quatro gols.

Agora, em 2025, Alex lembrou da convivência com Odair. “É um amigo de adolescência”, disse, em entrevista coletiva. “Sonhamos o futebol juntos”, completou. “Hoje ele está na minha frente há muitos anos. É um treinador consagrado e eu sou um cara que está iniciando”, afirmou.
Séries invictas
A partida de sábado confronta duas invencibilidades. O Operário está há sete partidas sem perder – com três vitórias e quatro empates. Todas pela Série B. O Athletico também não perde há sete rodadas da competição e com seis vitórias consecutivas.
Alex
Alex assumiu o Operário em 16 de junho e soma 6 vitórias, 7 empates e 3 derrotas.
Escalação do Athletico
A nova baixa no Athletico é o zagueiro Carlos Terán, que teve constatada uma lesão de grau 1 no músculo adutor da coxa esquerda. A tendência é que Léo seja o titular, atuando pelo lado esquerdo da zaga, com Aguirre centralizado. Com isso, o canhoto Arthur Dias passaria para o lado direito.
As baixas antigas são o ponta Isaac (lesão), o lateral-esquerdo Léo Derik (seleção sub-20) e o meia João Cruz (seleção sub-20).

Quem pode voltar ao time é o atacante Steven Mendoza, após suspensão.
RELACIONADOS: ATHLETICO x OPERÁRIO
- Goleiros: Carlos Eduardo, Mycael e Santos
- Zagueiros: Aguirre, Arthur Dias, Belezi e Léo
- Laterais: Benavídez, Esquivel e Madson
- Volantes: Felipinho e Raul
- Meio–campistas: Patrick
- Meias ofensivos: Dudu, Giuliano e Zapelli
- Pontas: Julimar, Kevin Velasco e Leozinho
- Atacantes: Luiz Fernando e Steven Mendoza
- Centroavantes: Alan Kardec, Kevin Viveros e Renan Peixoto
Desgaste físico
O desgaste físico de três jogos em uma semana (Vila Nova, Athletic-MG e Operário) pode provocar mudanças na escalação.
Esquema tático
O técnico Odair Hellmann vem usando o esquema tático 5-2-3, com Benavídez e Esquivel nas laterais. O meio-campo tem Patrick e Zapelli centralizados. O trio de ataque foi formado no último jogo por Dudu Kogitzki (direita), Kevin Viveros (centro) e Luiz Fernando (esquerda).
A vaga na direita pode ficar com Leozinho ou Mendoza. Além do desgaste, Odair pode mudar levando em conta as características do adversário. Outra possível alteração é Julimar como titular na ponta esquerda, com Luiz Fernando retornando ao banco.
Operário
O novo desfalque no Operário é o meio-campista Léo Cittadini, 31 anos, multicampeão pelo Athletico. Ele sofreu lesão na sua estreia pelo time de Ponta Grossa.

O volante colombiano Zuluaga (32 anos, ex-América de Cali) volta ao time após suspensão. O jogador marcou o gol da vitória do Operário sobre o Coritiba, quando atuou improvisado como extremo, pelo lado do campo.
Destaque
O grande destaque do Operário é o meia Boschilia (29 anos, ex-Coritiba e São Paulo). Ele tem sete gols e cinco assistências em 25 jogos nessa Série B. Ele é o artilheiro do time na competição, empatado com o centroavante Daniel Amorim (36 anos e 1,91 m de altura, ex-Vasco e Londrina).
Outro nome em evidência na equipe é o lateral-esquerdo Gabriel Feliciano (24 anos, ex-Coritiba e Figueirense).
- ATHLETICO x OPERÁRIO
- Athletico: Santos; Benavídez, Arthur Dias, Aguirre, Léo e Esquivel; Zapelli e Patrick; Dudu Kogitzki (Leozinho ou Mendoza), Kevin Viveros e Julimar (Luiz Fernando). Técnico: Odair Hellmann
- Operário: Elias; Gabriel, Miranda, Giraldo e Gabriel Feliciano; Índio e Neto Paraíba; Pedro Vilhena (Zuluaga), Boschilia e Rodrigo Rodrigues; Daniel Amorim. Técnico: Alex
- Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
- Local: Arena da Baixada, de Curitiba, sábado às 20h30
- TV: Disney+ e ESPN