Athletico x Paysandu: onde assistir, escalações, time do momento e volta de titulares

Athletico x Paysandu: como assistir e escalações do jogo deste domingo, na Arena da Baixada. Time do Pará defende série invicta

Silvio Rauth Filho
Kauã Moraes: Athletico x Paysandu

O lateral Kauã Moraes, do Athletico: de volta ao time titular (Crédito: Rui Santos)

O Athletico Paranaense volta a campo neste domingo (dia 3) às 18h30, na Arena da Baixada, para enfrentar o Paysandu, pela 20ª rodada da Série B – a 1ª do returno. O Furacão estacionou no meio da tabela e está distante do G4 e da zona de rebaixamento. A equipe do Pará está na 17ª colocação, com 20 pontos.

O jogo terá transmissão pelo Disney+ (streaming pago).

Time do momento

O Paysandu é o ‘time do momento’. É a equipe há mais tempo sem perder na Série B: oito rodadas. Foram quatro vitórias e quatro empates. A ascensão coincide com a chegada do técnico Claudinei Oliveira, 55 anos, que estava no Londrina no início de 2025. Ele comandou o Paraná Clube em 2014, 2016 e 2018, o Athletico-PR em 2014-15 e o Operário em 2022.

Além do treinador, o Papão contratou dez reforços na janela de junho. Entre eles, os zagueiros Thalisson Gabriel (emprestado pelo Coritiba) e Thiago Heleno (Athletico-PR), os volantes Anderson Leite (Guarani) e Ronaldo Henrique, os meias Denner (ex-Athletico-PR e Juventude) e Wendel Jr e os atacantes Diogo Oliveira (ex-Coritiba), Maurício Garcez (ex-Coritiba), Petterson (ex-Athletico-PR e Flamengo) e Vinni Faria (emprestado pelo Cianorte).

Escalação do Athletico

O Athletico vem de cinco partidas sem vencer (quatro pela Série B e uma pela Copa do Brasil). O técnico Odair Hellmann só escalou quatro titulares contra o São Paulo, na quinta-feira: o goleiro Santos, os zagueiros Leo e Belezi e o versátil Patrick.

As baixas por lesão eram o zagueiro Aguirre, o lateral-direito Madson, o lateral-esquerdo Esquivel, o volante Raul e os pontas Luiz Fernando e Julimar. Por desgaste muscular, o lateral-esquerdo Léo Derik ficou em Curitiba e não atuou no Morumbis.

A tendência é que Léo Derik e Aguirre estejam recuperados até domingo. Esquivel é dúvida.

Esquema tático

O técnico Odair Hellmann vem usando o esquema tático 5-2-3 dos últimos jogos. Dessa vez, a zaga deve ter Habraão ou Aguire no centro, com Leo na esquerda e Belezi na direita. Nas alas, os prováveis titulares são Kauã Moraes e Léo Derik. No meio-campo, tudo indica que Felipinho será um dos volantes. Fica a dúvida se Diogo Riquelme, 20 anos, terá mais uma chance. Outras opções são João Cruz e Giuliano. O ataque deve ter Kevin Viveros (centro), Steven Mendoza (direita) e Zapelli (esquerda).

Escalação do Paysandu

O Paysandu não terá o ponta Marlon, suspenso por três cartões amarelos. A vaga dele pode ficar com Vinni Faria. Voltam ao time após suspensão o zagueiro argentino Novillo (27 anos, ex-Racing-ARG) e o volante Leandro Vilela (30 anos, ex-Paraná Clube e Operário). O ponta Rossi (32 anos, ex-Paraná Clube e Vasco) se recupera de lesão e é dúvida. O meia Matheus Vargas é desfalque confirmado por lesão.