Di Yorio e Gamarra em treino do Athletico
Di Yorio e Gamarra em treino do Athletico (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

Após o 28º título estadual da história, conquistado no sábado, o Athletico Paranaense recebe em clima de festa nesta terça-feira (dia 8) às 21h30, na Arena da Baixada – Ligga Arena, o Rayo Zuliano, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O time brasileiro lidera o Grupo E, após estrear com goleada por 4 a 1 sobre o Ameliano, no Paraguai.

O jogo terá transmissão de SBT (TV aberta), ESPN (canal pago) e Star Plus (streaming).

Serão seis jogos na fase de grupos – três em casa e três como visitante. O primeiro colocado do grupo avança diretamente às oitavas de final. Quem ficar em segundo lugar terá que disputar um playoff contra o terceiro colocado de um dos grupos da Libertadores 2024. O ganhador desse playoff avança às oitavas da Sul-Americana.

Completam o grupo do Athletico o Ameliano (Paraguai) e o Danubio (Uruguai).

CRISE
O Rayo Zuliano vive uma crise de resultados e faz péssima temporada em 2024. Clique aqui para saber mais sobre o time venezuelano.

FASE
O Athletico vem de seis vitórias consecutivas, que começou com a chegada do técnico Cuca.

SÉRIE INVICTA INTERNACIONAL
Em competições internacionais, o Athletico não perde em casa desde 24 de julho de 2019, quando levou 1 a 0 do Boca Juniors. Desde então, somou 17 vitórias e 4 empates como mandante por Libertadores (14 jogos), Sul-Americana (seis) e Recopa (um).

INVENCIBILIDADE EM CASA
No geral, contra todos os adversários e todas as competições, o Athletico não perde na Arena da Baixada desde julho de 2023, quando levou 2 a 0 do Flamengo, pelas quartas de final Copa do Brasil. Desde então, foram 13 vitórias e 9 empates no local.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
O Athletico poderá utilizar os nove estrangeiros do elenco na mesma partida: Gamarra, Esquivel, Leo Godoy, Zapelli, Romeo Benítez, Canobbio, Cuello, Mastriani e Di Yorio. A Sul-Americana não tem limite de ‘gringos’. Já no Campeonato Paranaense, existia um limite de cinco por time por partida.

Nessa terça-feira, porém, Cuca não vai contar com Zapelli, por motivo de saúde. Os outros 8 ‘gringos’ foram relacionados.

A tendência é que o técnico Cuca não escale jogadores que atuaram por mais de 60 minutos no sábado, na vitória por 3 a 0 sobre o Maringá, que garantiu o título do Paranaense. Este será o 5º jogo do time na série de 20 partidas entre 27 de março e 3 de junho. Nesse período, são jogos todo meio e todo fim de semana.

ESQUEMA TÁTICO
O técnico Cuca usou o esquema tático 4-2-3-1 no segundo jogo da final do Paranaense e nos dois duelos com o Operário. Esse é o sistema mais usado no futebol brasileiro desde 2011, o ‘feijão com arroz’ dos treinadores. No entanto, o treinador usou o 3-4-2-1 contra o Ameliano, com Canobbio e Zapelli como meias ofensivos, próximos do centroavante (Mastriani). A linha de quatro tinha Godoy e Esquivel como alas, e dois centralizados (Fernandinho e Alex Santana). Fica a dúvida qual será o formato nesta terça-feira.

A novidade nesta terça-feira pode ser Felipinho aberto pelo lado esquerdo: como lateral (jogou dessa forma contra o Londrina) ou como extremo (jogou assim contra o Ameliano).

ESCALAÇÃO DO ZULIANO
Clique aqui para saber mais sobre o elenco do clube venezuelano.

ATHLETICO x RAYO ZULIANO
Athletico: Bento; Madson (Leo Godoy), Pedro Henrique, Gamarra e Fernando (Felipinho); Hugo Moura e Felipinho (Alex Santana); Cuello, Alex Santana e Romeo Benítez (Felipinho); Mastriani (Di Yorio). Técnico: Cuca
Rayo: Daniel Valdés; Angel Faria, Hermes Rodríguez, Diego Melean (Penilla) e Albert Barboza (Jaider Julio); Edwin Castro e Andruaw Araujo; Padron, Gilmar Martinez e Saimon Ramirez; Armando Araque. Técnico: Elvis Martínez
Árbitro: Ivo Mendez (Bolívia)
Local: Arena da Baixada
TV: SBT, Star Plus e ESPN