Athletico x São Joseense: escalações, onde assistir e novidades entre os relacionados

O Athletico recebe o Independente São Joseense (ISJ) nesta quinta-feira às 20 horas, na Ligga Arena

Silvio Rauth Filho
Mastriani em treino do Athletico

Mastriani em treino do Athletico (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense recebe o Independente São Joseense (ISJ) nesta quinta-feira (dia 6) às 20 horas, na Ligga Arena, em Curitiba, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Paranaense. O Furacão está com 12 pontos, dentro do G8. Os 8 primeiros avançam para as quartas de final. O ISJ, de São José dos Pinhais, figura na 12ª (e última) posição, com 4 pontos. Os dois últimos serão rebaixados ao final da primeira fase (11 rodadas).

O jogo terá transmissão apenas pelo canal oficial do Athletico no Youtube – mensalidade de R$ 14,99.

Novidades na lista de relacionados

O técnico Maurício Barbieri relacinou 29 jogadores para a partida. Depois, quatro deles foram cortados da lista, porque foram suspensos após julgamento no TJD-PR. O Tribunal julgou na noite dessa quarta-feira (dia 5) a briga no Atletiba. O goleiro Mycael, o lateral-esquerdo Fernando, o volante Felipinho e o ponta Isaac foram suspensos. O goleiro Matheus Soares e o meia Zapelli foram absolvidos.

OS RELACIONADOS

Mastriani

O centroavante uruguaio Gonzalo Mastriani está recuperado de lesão no joelho, sofrida em outubro de 2024. O jogador deve começar no banco e ser opção no segundo tempo.

Reestreia

Outra novidade pode ser a reestreia do goleiro Santos, 34 anos, que foi multicampeão pelo Furacão de 2008 a 2022 e agora retornou por empréstimo, cedido pelo Fortaleza.

Esquivel

O lateral-esquerdo Esquivel segue fora. Ele chegou a ficar no banco contra o Cianorte, mas ainda não atuou em 2025. Ele trata de uma pubalgia e também pode ser negociado com o River Plate.

Reforços

Dos 12 reforços já confirmados pelo Athletico, 9 já estrearam: o zagueiro Léo (Vasco), os laterais Hayen Palacios (Atlético Nacional) e Dudu (ex-Fortaleza e Criciúma), os volantes Raul (Bragantino) e Falcão (CRB), os pontas Luiz Fernando (Atlético-GO), Isaac (ex-Fluminense) e o Leozinho (ex-Ituano e futsal) e o centroavante Alan Kardec (36 anos, ex-Atlético-MG).

Ainda não jogaram em 2025 o goleiro Santos, o ponta colombiano Kevin Velasco e o meia Giuliano (ex-Santos). Velasco foi relacionado e pode estrear.

Desfalques por lesão

Estão fora, em recuperação, os pontas Julimar e Léo Derik e o centroavante Matheus Babi.

São Joseense conta com velhos conhecidos

O Independente São Joseense (ISJ) conta com vários conhecidos de Athletico, Coritiba e Paraná Clube. O técnico é Ageu, 52 anos, que foi multicampeão como zagueiro no Paraná Clube nos anos 90. O auxiliar dele é Ednelson, que fez história no Paraná Clube como lateral-esquerdo nos anos 90.
Ageu substitui Lúcio Flávio, 46 anos, que deixou o cargo após um empate e cinco derrotas com o ISJ em 2025. O novo treinador estreou com vitória sobre o Londrina, no Estádio do Pinhão.

Destaque do time

O destaque do time em 2025 é o meia Thomaz, 23 anos, com um gol e duas assistências. Ele tem média de 1,9 passes decisivos e 1,3 dribles certos por jogo, segundo dados do Sofascore. Ele ficou nas categorias de base do Coritiba de 2012 a 2020, mas fez a carreira profissional em outros clubes. Passou a maior parte do tempo na Ferroviária.

Gringo

O ISJ buscou um reforço ‘gringo’. O zagueiro colombiano Henríquez, 35 anos, ex-Vasco, Sport e Millonarios-COL, estreou na penúltima rodada e já fez gol na vitória sobre o Londrina.

Veterano

O nome mais conhecido do elenco é o zagueiro Dirceu, 37 anos, revelado na base do Coxa, destaque do Londrina de 2013 a 2019 e que defendeu o Paraná Clube em 2022.

Comandantes

O diretor de futebol é Pachequinho, 54 anos, ídolo do Coritiba como jogador nos anos 90 e treinador do Coxa em 2015 e 2017. O CEO é Marlos, ex-meia revelado pelo Coritiba, que brilhou na seleção da Ucrânia e se aposentou no Athletico.

Reforços

O São Joseense pode ter a estreia do lateral-direito André Krobel, 29 anos, que se destacou pelo Paraná Clube em 2022, com boas cobranças de falta e qualidade no apoio ao ataque.

André Krobel em jogo do Paraná Clube (Crédito: Valquir Aureliano)

Outro ex-Paraná Clube é o meia-atacante Thiago Alves, o Thiaguinho, 25 anos. Ele fez as categorias de base no Grêmio e no Novorizontino. E teve bom desempenho no time da Vila Capanema em 2020. Ele defendeu o Red Bull Bragantino em 2022.