O Atlético Paranaense busca hoje às 19h45 a sexta vitória em solo estrangeiro da sua história. Contando apenas competições oficiais, o clube já venceu cinco partidas em outros países: três pela Copa Libertadores e duas pela Copa Sul-Americana. Hoje o desafio será em Buenos Aires, contra o Vélez Sarsfield, pela 2ª rodada do Grupo 1 da Libertadores.

O time paranaense só jogou uma vez na Argentina por competições oficiais. Foi em 2006, pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. E venceu por 1 a 0, gol do atacante Marcos Aurélio. Naquele ano, eliminou a equipe argentina e passou pelo Nacional, do Uruguai. Mas caiu nas semifinais, diante do Pachuca, do México.
No total, o Atlético disputou 16 partidas fora do Brasil por competições oficiais. Foram cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas – aproveitamento de 42% dos pontos. Para ter uma ideia do que esse número representa, o 2º melhor visitante do Brasileirão 2013 (o Grêmio) teve 44%.

Na partida de hoje, no Estádio José Amalfitani, Atlético e Vélez disputam a liderança do Grupo 1. Os dois têm três pontos. O The Strongest tem três pontos, mas em dois jogos. O Universitario é o lanterna do grupo, ainda sem pontuar. Em caso de empate hoje, as duas equipes seguem dividindo a liderança. Os dois melhores de cada grupo avançam às oitavas de final.

O Atlético não terá o zagueiro Cleberson e o atacante Marcelo, lesionados. O meia Zezinho cumpre a segunda das três partidas de suspensão – devido à expulsão contra o Sporting Cristal. A vaga de Marcelo fica com Mosquito. Drausio é o substituto de Cleberson.
Ainda sem o condicionamento físico ideal, o atacante Adriano começará no banco e será opção para o segundo tempo.

Na Argentina
Vélez: Sosa; Cubero, Tobio, Sebá Domínguez e Papa; Allione, Lucas Romero, Cabral e Canteros (Jorge Correa); Pratto e Zárate. Técnico: José Flores
Atlético: Weverton; Sueliton, Manoel, Dráusio e Natanael; Deivid, João Paulo, Paulinho Dias e Mérida; Mosquito e Éderson. Técnico: Miguel Angel Portugal
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Local: Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires
TV: Foxsports 1

OS 20 CONVOCADOS
Jogadores do Atlético que estão em Buenos Aires
Goleiros: Weverton e Santos
Lateraisdireito: Sueliton e Carlos César
Zagueiros: Manoel, Dráusio e Léo Pereira
Lateraisesquerdo: Natanael e Olaza
Volantes: Deivid, João Paulo e Paulinho Dias
Meias: Mérida, Felipe e Mirabaje
Atacantes: Ederson, Mosquito, Adriano,
Bruno Mendes e Douglas Coutinho