Atlético enfrenta jejum em São Paulo

Furacão não vence como visitante o adversário paulista desde 1983

Silvio Rauth Filho

O Atlético Paranaense enfrentará um jejum na partida de hoje às 19h30, contra o São Paulo, no Morumbi. Desde 1983 a equipe paranaense não vence como visitante esse adversário paulista. A última vitória nessa condição foi pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro daquele ano, com o placar de 1 a 0, gol do craque Assis. 

O time de 1983, que tinha Washington, Assis, Capitão, Roberto Costa e Nivaldo, chegou até as semifinais da competição, fase em qua acabou eliminado pelo Flamengo.
Desde aquela vitória, o São Paulo foi mandante em 17 confrontos contra o Atlético – por Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana. Venceu 11 e empatou seis.
Além do histórico negativo, o Atlético luta contra o momento ruim. O time só marcou um gol nas últimas cinco rodadas — na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians. Nos últimos seis jogos como visitante somou seis derrotas.
Para hoje, o técnico Claudinei Oliveira não terá o atacante Douglas Coutinho, que está com a seleção olímpica. O volante Deivid, suspenso por cartões amarelos, é outro desfalque. O atacante Dellatorre segue em recuperação de uma lesão no tornozelo e continua fora da equipe.
Com essas baixas, Claudinei planeja modificar o esquema tático. Devemos, com a saída do Coutinho, colocar possivelmente um meia, até pelas opções que temos no elenco, declarou o treinador, para o site oficial do clube.
O técnico explicou quais as opções para o lugar de Deivid. Temos o João Paulo, o Paulinho Dias e o Otávio. Nenhum tem as características do Deivid, que é mais um primeiro volante. Precisamos de um jogador de maior consistência, até para liberar o Hernani, que tem uma boa finalização e um bom passe final, argumentou. Otávio não foi relacionado para o jogo de hoje.
A vaga de Coutinho pode ficar com os meias Bady ou Carlos Alberto. O meia-atacante Marco Damasceno também é uma alternativa.

Em São Paulo

São Paulo: Rogério Ceni; Auro, Paulo Miranda, Antônio Carlos e Michel Bastos; Denilson, Hudson, Maicon (Osvaldo) e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho.

Atlético: Weverton; Sueliton (Mário Sérgio), Cleberson, Gustavo e Natanael; Paulinho Dias (João Paulo), Hernani, Marcos Guilherme e Bady (Carlos Alberto ou Damasceno), Marcelo e Cléo. Técnico: Claudinei Oliveira

Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Local: Morumbi, às 19h30, hoje

Adversário

São Paulo desfalcado
A novidade será o técnico Muricy Ramalho, que voltará ao banco de reservas após se recuperar de uma arritmia cardíaca. O time, no entanto, não terá o meia Kaká e o volante Souza, que estão com a seleção brasileira. São mais sete desfalques. Álvaro Pereira está na uruguaia. Já os zagueiros Rafael Toloi, Lucão e Rodrigo Caio estão no departamento médico. O zagueiro Edson Silva e o lateral-direito Reinaldo estão suspensos. Sem contar Ademilson, que está na seleção olímpica.