Atlético perde para o Grêmio, faz “trinca” e fica em penúltimo

Silvio Rauth Filho

O Atlético Paranaense perdeu por 2 a 0 para o Grêmio, nesse domingo (dia 21), na Arena da Baixada, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense fica em penúltimo lugar, sem pontos e com saldo -6. A equipe gaúcha lidera a competição, com seis pontos e saldo +4.

Com o placar, o Atlético fez uma trinca. Foi a terceira derrota consecutiva do time na Arena da Baixada. Antes, perdeu para San Lorenzo e Coritiba (ambos por 3 a 0). No total do ano, o time rubro-negro tem 6 vitórias, 6 empates e 3 derrotas como mandante. Desde que a grama sintética foi implantada no estádio, no início de 2016, a equipe paranaense só sofreu seis derrotas no local: duas para o Grêmio, duas para o Coritiba, uma para o Palmeiras e uma para o San Lorenzo.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

DESEMPENHO
O Atlético fez uma partida boa em certos momentos e razoável na maior parte do jogo. No entanto, pagou o preço por duas falhas no início do segundo tempo. O resultado foi muito mais mérito do Grêmio, que teve excelente desempenho defensivo e foi muito inteligente taticamente quando teve a posse de bola.

No aspecto individual, Grafite e Eduardo da Silva foram os piores. Clique aqui para ver as notas para os jogadores.

ARBITRAGEM
O Atlético reclamou de pênalti aos 36 do 1º, quando Rossetto chutou e a bola tocou no braço de Kannemann. A imagem da TV deixa claro o toque, mas dá a impressão que o jogador não teve intenção (estava com o braço parado, bem próximo ao corpo). Ou seja, é um lance que depende de interpretação da arbitragem. No segundo tempo, o 1º gol do Grêmio foi legítimo, sem impedimento. A imagem da TV não deixa dúvida.

BOA FASE
O Grêmio vive uma boa fase na temporada. Nos últimos 12 jogos, somou 8 vitórias, 3 empates e 1 derrota, em jogos por Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, Gauchão e Primeira Liga.

AUTUORI
O técnico Autuori completou 87 jogos no Atlético, com 35 vitórias, 22 empates e 30 derrotas.

ESCALAÇÃO
O técnico Paulo Autuori tinha todos os titulares à disposição para a partida e escalou força máxima, deixando Lucho, Grafite e Guilherme no banco. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre. Já o Grêmio não tinha Marcelo Oliveira, Edílson, Maicon, Bolaños, Douglas, Jael e Beto da Silva. O time gaúcho também usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
A organização defensiva foi a marca do primeiro tempo. Os dois times mostraram muita qualidade defensiva. Com a bola, ambos apresentaram boas jogadas, mas raramente conseguiram finalizar, principalmente pela eficiência dos defensores adversários.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo foi radicalmente diferente. O Grêmio seguiu bem no ataque e na defesa. E o Atlético desmoronou, cometendo falhas coletivas e individuais. Já no 1º minuto, o time gaúcho fez 1 a 0, com boa troca de passes e também contando com a falha coletiva na linha de impedimento do adversário. Luan marcou o gol. Aos 10, Autuori trocou a ponta-esquerda: tirou Pablo e colocou Douglas Coutinho. Aos 13, o Grêmio fez 2 a 0, com nova falha de posicionamento do Atlético. Ramiro recebeu na ponta e cruzou para Barrios, livre na área, finalizar. Autuori fez duas substituições aos 19: Grafite e Guilherme entraram nos lugares de Eduardo da Silva e Carlos Alberto.

EXPULSÃO
Aos 29 do 2º, o goleiro Grohe levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Os dois amarelos foram por demorar para cobrar tiro de meta. O Grêmio reclamou bastante da decisão da arbitragem. Em seguida, o atacante Barrios foi substituído pelo goleiro Léo. Com um jogador a mais, o Atlético tomou conta do jogo e sufocou o adversário, mas falhou nas finalizações.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 60% de posse de bola, 13 finalizações (1 certa), 88% de precisão nos passes e lançamentos e 4 escanteios. O Grêmio somou 6 finalizações (4 certas), 40% de precisão nos passes e 3 escanteios. Os dados são do WhoScored.

ATLÉTICO 0 x 2 GRÊMIO
Atlético: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Rossetto, Nikão, Carlos Alberto (Guilherme) e Pablo (Douglas Coutinho); Eduardo da Silva (Grafite). Técnico: Paulo Autuori
Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur (Thyere), Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Jailson); Barrios (Léo). Técnico: Renato Gaúcho
Gols: Luan (1-2º) e Barrios (13-2º)
Expulsão: Grohe (29-2º)
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Weverton (A). Lucas Barrios, Ramiro, Grohe, Kannemann (G).
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Público: 17.244 pagantes
Renda: R$ 381.490,00
Local: Arena

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Sidcley toca para Carlos Alberto, que chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
25 – Nikão toca para Eduardo da Silva. Ele gira e chuta em cima de Geromel. Nikão pega o rebote e rola para Jonathan, na área. Ele chuta cruzado. Kannemann bloqueia.
30 – Boa troca de passes. Ramiro enfia. Léo Moura recebe na área em boa posição, mas Thiago Heleno salva.
36 – Rossetto chuta de fora da área. Na área, a bola bate no braço de Kannemann. O Atlético pede pênalti.
38 – Pedro Rocha recebe na ponta, invade a área e chuta cruzado. Weverton segura.

Segundo tempo
1 – Gol do Grêmio. Arthur lança. A linha de impedimento falha. Ramiro recebe livre na área e cruza. Luan chuta e marca.
4 – Pablo cruza. Eduardo da Silva entra livre, mergulha e cabeceia sobre o gol.
13 – Gol do Grêmio. Ramiro cruza da direita. Na área, Barrios chuta de primeira, no canto.
27 – Passe em profundidade. Pedro Rocha entra na cara do gol e chuta. Weverton abafa.
29 – Rossetto bate escanteio. Grafite cabeceia sobre o gol.
34 – Jonathan cruza. Guilherme salta e tenta o chute, mas é travado. Ele cai e pede pênalti.
35 – Otávio chuta de fora da área. A bola passa perto.
37 – Pressão do Atlético. Nikão recebe na área e chuta forte. A bola passa perto.