Atlético precisa de vitória histórica contra o Vasco para deixar a ZR

Atlético nunca venceu o cruz-maltino fora de casa no Brasileirão. Em 16 jogos, foram 12 derrotas e quatro empates

Redação Bem Paraná

Nem bem chegou ao Atlético-PR, o técnico Fabiano Soares já está pressionado. Contratado em 11 de julho, o técnico já soma três partidas no comando da equipe, todas dentro da Arena da Baixada. Até agora não venceu, com um empate e duas derrotas (uma pelo Brasileirão, outra pela Copa do Brasil), e já foi vaiado e até chamado de “burro” pelos torcedores, que não confiam na chegada de um “ilustre desconhecido” para recolocar o time nos trilhos e se afastar da zona de rebaixamento.

Mas se contando com o apoio (ou a pressão?) da torcida as coisas não andaram, o técnico atleticano fará agora a sua estreia no comando da equipe na condição de visitante. Curiosamente, a campanha da equipe é melhor longe da Arena da Baixada. Jogando em casa, foram duas vitórias e dois empates em oito jogos, aproveitamento de 33,33%. Como visitante, foram duas vitórias e três empates e oito jogos, aproveitamento de 37,50%.

Conseguir triunfar na próxima segunda-feira, contudo, será uma tarefa indigesta. É que o adversário será o Vasco, que como mandante venceu cinco jogos, empatou um e perdeu somente dois na atual edição do Brasileirão. Mais que isso, o retrospecto é amplamente favorável ao time carioca, que jamais perdeu em seus domínios jogando contra o Furacão pelo Campeonato Brasileiro. Em 16 jogos, foram 12 vitórias do cruz-maltino e quatro empates (confira mais abaixo).

Para a sorte atleticana, contudo, há um alento: o jogo será no Raulino de Oliveira e não em São Januário por conta de uma punição imposta pelo STJD pelas confusões diante do Flamengo, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Motivo de comemoração pelo lado rubro-negro.

Ainda bem que a gente não vai jogar em São Januário, né, já que nunca venceu lá. Ainda bem que é em um campo neutro pela situação que a gente está vivendo”, afirmu o meia-atacante Nikão em entrevista coletiva, mostrando ainda confiança no desempenho da equipe. “Eu tenho certeza que a gente vai chegar lá e fazer um grande jogo. A gente tem todo o respaldo da comissão técnica, da diretoria e do Paulo (Autuori), que nos acrescenta bastante. Não tenho dúvida nenhuma que nossa equipe vai chegar lá e fazer um grande jogo diante do Vasco.”

Até hoje, a pior campanha em um primeito turno do Brasileirão por pontos corridos foi em 2011, quando somou 18 pontos nas 19 primeiras rodadas. Naquele ano, o time acabou rebaixado. Atualmente com 17 pontos, o time abre a zona de rebaiamento, aparecendo na 17ª colocação. Para deixar a zona incômoda, só a vitória diante do Vasco interessa.

Para conseguir fazer história no comando da equipe e ganhar um fôlego maior no comando da equipe, Fabiano Soares contará com seis retornos ao time, em comparação àquele que perdeu para o Grêmio no meio de semana: o meia-atacante Nikão, que estava suspenso pela Copa do Brasil, os zagueiros Paulo André e Thiago Heleno, o lateral-esquerdo Sidcley, o meia Lucho González e o atacante Ribamos. Além disso, o volante Esteban Pavez e o atacante Lucas Fernandes estão regularizados e prontos para estrear. Os desfalques são o lateral-direito Jonathan, em recuperação, e o volante Otávio, em negociação avançada com o Bordeaux, da França, e que não deve mais atuar pelo clube.

Adversário

Oitavo colocado do Brasileirão com 23 pontos, o Vasco da Gama pode terminar a rodada dentro do G6 caso consiga uma vitória diante do Atlético-PR. Para isso, o técnico Milton Mendes pretende manter o time que venceu o Atlético-MG fora de casa na última rodada., com uma única alteração: a entrada de Thalles no ataque no lugar do jovem Paulo Vitor. Os principais desfalques são o zagueiro Breno e o meia Wagner, ainda em transição física, e o meia-atacante Nenê, que negocia com a diretoria a rescisã de seu contrato. Havia ainda a expectativa da torcida diante de uma possível estreia do zagueiro Anderson Martins, mas o treinador cruz-maltino descartou o aproveitamento imediato do jogador, que estava há 40 dias parado e só voltou a treinar na última semana.

FICHA TÉCNICA

Vasco x Atlético-PR

Vasco: Martín Silva; Gilberto, Paulão (Jomas), Rafael Marques e Ramon; Jean, Bruno Paulista, Escudero, Mateus Vital e Paulinho; Thalles. Técnico: Milton Mendes.
Atlético-PR: Weverton; Cascardo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Pavez (Rossetto), Eduardo Henrique e Lucho González; Lucas Fernandes (Coutinho), Nikão e Ribamar. Técnico: Fabiano Soares.
Árbitro: Claudio Francisco Lima E Silva (SE)
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), segunda-feira (31/07) às 20 horas

Histórico de confrontos entre Vasco e Atlético-PR pelo Brasileirão
(Jogos do Furacão como visitante)

Data – Estádio – Placar do jogo
13/09/2015 – Maracanã – Vasco 2 x 0 Atlético-PR
08/09/2013 – São Januário – Vasco 0 x 0 Atlético-PR
16/07/2011 – São Januário – Vasco 2 x 1 Atlético-PR
17/07/2010 – São Januário – Vasco 3 x 1 Atlético-PR
30/10/2008 – São Januário – Vasco 2 x 2 Atlético-PR
12/07/2007 – São Januário – Vasco 1 x 0 Atlético-PR
23/07/2006 – São Januário – Vasco 2 x 1 Atlético-PR
03/11/2005 – São Januário – Vasco 2 x 1 Atléticco-PR
12/12/2004 – São Januário – Vasco 1 x 0 Atlético-PR
03/08/2003 – São Januário – Vasco 2 x 1 Atlético-PR
26/08/2001 – São Januário – Vasco 4 x 0 Atlético-PR
05/09/2000 – São Januário – Vasco 2 x 2 Atlético-PR
31/10/1999 – São Januário – Vasco 2 x 1 Atlético-PR
05/10/1997 – São Januário – Vasco 2 x 1 Atlético-PR
02/05/1991 – São Januário – Vasco 3 x 2 Atlético-PR
27/11/1977 – São Januário – Vasco 0 x 0 Atlético-PR

RESUMO – O Atlético como visitante contra o Vasco no Brasileirão

Número de derrotas: 12
Número de empates;4
Gols marcados: 13
Gols sofridos: 30