Marquinhos Gabriel comemora gol pelo Athletico, em amistoso na Argentina (Crédito: Divulgação/Athletico.com.br/Miguel Locatelli)

O Athletico enfrenta o Avaí nesta terça-feira (14) às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). A partida é válida pela 32ª rodada da Série B 2025.

Ainda sonhando com o acesso, o Avaí atualmente ocupa a 11ª colocação na tabela de classificação da Série B com 43 pontos, cinco a menos que o Athletico, 7º colocado com 48 pontos.

Em três jogos sob comando do técnico Vinícius Bergantin, o Avaí soma duas derrotas (para Coritiba e CRB) e uma vitória (Volta Redonda). 

Técnico

O técnico do Avaí é Vinícius Bergantin, 45 anos. Ex-jogador com passagem marcante pelo Hannover (Alemanha), ele foi auxiliar técnico de Tite no Flamengo em 2024. Em 2025, comandou a Ferroviária-SP na Série B – ele ainda era o treinador da equipe paulista no empate com Athletico por 1 a 1 na Arena da Baixada, em julho.

Retrospecto

Athletico e Avaí já se enfrentaram em 34 jogos na história. Foram 16 vitórias do Athletico, 8 empates e 10 vitórias do time catarinense.

A primeira partida entre as duas equipes foi um jogo amistoso, em 28 de janeiro de 1941, em Florianópolis (SC). Na ocasião, o Leão da Ilha venceu por 3 a 2.

Primeiro turno

No duelo entre as duas equipes, no 1º turno da Série B, o Athletico venceu o Avaí na Ressacada em Florianópolis (SC) por 2 a 1. 

Marquinhos Gabriel marcou o gol da equipe catarinense, Luiz Fernando e Renan Peixoto com um gol antológico de trás do meio de campo, marcaram os gols da vitória rubro-negra.

Artilheiro

O artilheiro do Avaí nesta edição da Série B é o centroavante Cléber (28 anos, ex-Ceará), com 9 gols em 30 jogos.

Cléber é também o 3º maior goleador da Série B 2025, atrás apenas de Pedro Rocha, do Remo, com 12 gols e Kevin Ramirez, do Amazonas, com 10 gols.

Ex-Athletico

Um dos destaques do Avaí na temporada é o meio-campista Marquinhos Gabriel, 35 anos, que defendeu o Furacão em 2020.

Marquinhos chegou ao Athletico em janeiro de 2020, para ser o novo camisa 10 da equipe do técnico Dorival Júnior. Após apenas 16 jogos, perdeu espaço e acabou rescindindo seu contrato de empréstimo, voltando para o Cruzeiro.

Escalação

O provável time do Avaí para enfrentar o Athletico deve ter: César; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e DG; Zé Ricardo, João Vitor, JP, Marquinhos Gabriel; Thayllon e Cléber. Técnico: Vinícius Bergantin.

image

Provável escalação do Avaí (Crédito: Reprodução/OGOL)

Clássicos

Athletico e Avaí vivem a expectativa da véspera de clássicos estaduais na próxima rodada da Série B.

O Furacão enfrenta o Coritiba no domingo (19) às 18h30, no Couto Pereira. Já o Avaí encara o Criciúma, também no domingo (19) às 16 horas, na Ressacada, em Florianópolis (SC).

Estatísticas

O Avaí lidera duas estatísticas do ranking do Sofascore nesta Série B. O time catarinense é líder em interceptações (média de 9.5 por jogo) e lançamentos certos (média de 23.4) na competição.

Os números traduzem o estilo de jogo da equipe na Série B. Montada em um esquema 4-2-3-1, a equipe costuma atuar mais recuada e buscando as bolas longas para o centroavante Cléber, de 1,95 m de altura.

Serie B Parana X Guarani
Zagueiro Eduardo Brock pelo Paraná Clube (Crédito: Geraldo Bubniak/AGB)

O zagueiro Eduardo Brock, ex-Paraná Clube, também é destaque, ele é o 5º jogador com mais interceptações: 37 em 30 jogos.

  • ATHLETICO x AVAÍ
  • Athletico: Santos; Benavídez, Carlos Terán, Aguirre, Arthur Dias e Léo Derik (Fernando ou Léo Pelé); Zapelli e Patrick (Felipinho); Leozinho (Mendoza), Viveros e Julimar (Luiz Fernando). Técnico: Odair Hellmann
  • Avaí: César; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e DG; Zé Ricardo, João Vitor, JP, Marquinhos Gabriel; Thayllon e Cléber. Técnico: Vinícius Bergantin.
  • Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
  • VAR: Leonardo Rotondo Pinto (MG)
  • Local: Arena da Baixada, terça-feira (14) às 21h30
  • TV: Disney+