24bento
Bento, em sua estreia pela seleção (foto: divulgação / CBF)

O goleiro Bento, do Athletico, agradeceu pela chance de estrear pela seleção brasileira, neste sábado (23). Ele fez sua primeira partida como titular do Brasil na vitória de 1 a 0 sobre a Inglaterra, no estádio de Wembley.

“Sem palavras!”, escreveu ele, mas redes sociais. “Obrigado meu Deus, por tudo em minha vida!” Nascido em Curitiba, o goleiro foi um dos melhores em campo, com boas defesas e muita segurança na reposição de bola. Após o jogo, ele postou uma foto junto com o volante Bruno Guimarães, revelado pelo Athletico e que também foi titular na partida.

Neto foi o terceiro goleiro Athletico que chegou à seleção brasileira nos últimos 10 anos. Os outros foram Weverton e Santos. Weverton estreou pela seleção em janeiro de 2017, em uma vitória de 1 a 0 sobre a Colômbia. Santos foi convocado, mas não jogou.

Outros dois titulares da seleção brasileira têm histórico no futebol paranaense: o volante Bruno Guimarães (ex-Athletico Paranaense e hoje no Newcastle) e o lateral-esquerdo Wendell (30 anos, ex-Londrina e Paraná Clube, e hoje no Porto, de Portugal). O lateral-direito Yan Couto, revelado pelo Coritiba e vendido ao Manchester City (hoje está emprestado ao Girona, da Espanha), ficou no banco e não foi utilizado na partida.

Dos 11 jogadores escalados por Dorival Júnior para começar a partida, cinco entraram em campo pela primeira com a camisa da seleção brasileira: o goleiro Bento, os zagueiros Fabrício Bruno e Lucas Beraldo, o lateral-esquerdo Wendell, e o volante João Gomes. O próprio Dorival também estreava no comando da equipe.

A equipe brasileira demonstrou certa falta de entrosamento, mas não faltou disposição para igualar o bom nível tático dos ingleses, e acabou sendo premiada com a vitória, que veio dos pés de Endrick. O atacante de 17 anos do Palmeiras saiu do banco de reservas e, em lance de oportunismo, garantiu o resultado positivo no segundo tempo. O Brasil volta a campo na terça-feira, dia 26, para enfrentar a Espanha, em Madri.

INGLATERRA 0 X 1 BRASIL

INGLATERRA – Pickford; Walker (Konsa), Stones, Maguire (Dunk) e Chilwell (Joe Gomez); Rice, Gallagher (Rashford) e Bellingham (Bowen); Foden, Watkins e Gordon (Mainoo).

Técnico: Gareth Southgate.

BRASIL – Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Wendell (Bremer); Bruno Guimarães (Douglas Luiz), João Gomes e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Raphinha (Savinho), Rodrygo (Endrick) e Vini Jr. (Pablo Maia). Técnico: Dorival Junior.

GOL – Endrick, aos 37 do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Bellingham (Inglaterra); Lucas Paquetá (Brasil)

ÁRBITRO – Artur Soares Dias (Portugal)

PÚBLICO e RENDA – Não divulgados

LOCAL – Wembley, na Inglaterra.