Fernandinho (Foto: José Tramontin / Athletico.com.br)

O Athletico enfrenta o Botafogo neste sábado (21), às 21 horas, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A partida é válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense se apoia no histórico neste ano diante do líder do Brasileirão e no fato de ter desbancado o 2º melhor mandante da competição, há alguns duas. E deverá usar o plano original que seria usado contra o Grêmio, na última rodada.

A partida será transmitida pelo SporTV e pelo Premiere.

MELHOR MANDANTE

O Botafogo não apenas é o líder do Brasileirão, com 58 pontos, mas também é o melhor mandate do Brasileirão. Em casa, soma 11 vitórias, um empate (contra o Goiás) e uma derrota (para o Flamengo). O time soma 87% de aproveitamento dentro do estádio Nilton Santos.

Na quarta-feira, porém, o Athletico derrotou o Grêmio (2 a 1, de virada) em Porto Alegre. Até então, o time gaúcho tinha 82% de aproveitamento dentro de casa e era o 2º melhor mandante. “O tempo em que treinamos nessa Data Fifa foi bom. Tivemos oportunidades de ajustar algumas coisas e isso se refletiu no jogo que fizemos”, disse o volante Fernandinho. “A equipe se portou muito bem e conseguiu fechar espaços”.

TABELA

Enquanto o Botafogo lidera o Brasileirão, com 9 pontos à frente do vice-líder, o Bragantino, o Athletico está na briga por vaga na Copa Libertadores. O time soma 44 pontos e inicia a rodada na 6ª posição, o que renderia ao menos um lugar na fase preliminares da competição.

HISTÓRICO

Neste ano, o Athletico já derrotou o Botafogo duas vezes. Uma delas foi no Brasileirão: 1 a 0, gol de Alex Santana, na Arena da Baixada – foi apenas o segundo revés da equipe carioca em toda a competição. A outra ocorreu na Copa do Brasil, quando o time paranaense venceu por 3 a 2, de virada. No duelo de volta, o Botafogo triunfou (1 a 0), mas o Furacão se classificou após a decisão por pênaltis.  

PLANO ORIGINAL

Diante do Grêmio, o técnico Wesley Carvalho tinha formatado a equipe para atuar com três zagueiros de ofício (Cacá, Thiago Heleno e Kaique Rocha) e Esquivel como lateral-esquerdo. Ele mudou de ideia em cima da hora, quando soube que poderia contar com o extremo Canobbio. Desta vez, o uruguaio cumpre suspensão, o que permite ao treinador usar o “plano original”.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Salvo alguma mudança de última hora, Carvalho deve escalar o Athletico com três zagueiros, Cuello (na direita) e Esquivel (na esquerda) como alas, Fernandinho e Erick como volantes, Vitor Bueno e Zapelli avançados e Pablo de centroavante. Em relação ao jogo anterior, a única ausência é a de Canobbio, suspenso. Os desfalques por lesão está há algum tempo no departamento médico, casos dos meias Christian e Vidal e do atacante Vitor Roque.

ESCALAÇÃO DO BOTAFOGO

O Botafogo tem o retorno de dois titulares para o jogo deste sábado: o lateral-esquerdo Marçal e o volante Tchê Tchê, que estavam cumprindo suspensão na última partida (vitória de 2 a 1 sobre o América-MG). Com isso, Hugo e Gabriel Pires voltam à reserva. A equipe é treinada por Lucio Flávio, que assumiu após a saída do técnico português Bruno Lage.

BOTAFOGO x ATHLETICO

Botafogo: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas e Tchê Tchê; Junior Santos, Eduardo e Vitor Sá; Tiquinho Soares. Técnico: Lúcio Flávio
Athletico: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Kaique Rocha; Cuello, Fernandinho, Erick e Esquivel; Vitor Bueno, Pablo e Zapelli. Técnico: Wesley Carvalho
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, sábado, às 21 horas