
A Chapecoense pode ter problemas para enfrentar o Athletico Paranaense, nesta terça-feira (dia 16) às 21h35, na Arena Condá. O técnico Gilmar Dal Pozzo ainda não sabe se vai contar com dois zagueiros titulares. Bruno Leonardo (29 anos, revelado pelo Santos e ex-Portuguesa) e Victor Caetano (27 anos, ex-Paraná Clube) não atuaram nas últimas rodadas e seguem em recuperação.
Ambos seguem como dúvidas na escalação para enfrentar o Furacão. Bruno Leonardo não atua há um mês, quando sofreu lesão. Victor Caetano está fora de ação há duas semanas.
Lateral-direita
Outro problema para o técnico é a lateral-direita. Na janela de transferências de julho/agosto, ele perdeu o lateral-artilheiro Mailton, contratado pelo São Paulo. O jogador ainda é o vice-artilheiro da Chapecoense na temporada, com sete gols em 30 jogos. Ele também contribuiu com nove assistências ao longo do ano.

Nascido em Paraíso do Norte (PR), Maílton fez as categorias de base no Palmeiras. Estreou como profissional em 2018, no Santa Cruz. Em 2019, teve bom desempenho no Operário, de Ponta Grossa, com quatro gols em 28 jogos. Em 2020, defendeu o Atlético-MG (11 partidas) e o Coritiba (apenas oito jogos).
Substituto
Quem ficou com essa vaga na lateral-direita da Chapecoense é Gabriel Inocêncio, 31 anos, ex-Juventude e Santos. Ele foi expulso na última rodada, na derrota por 2 a 0 para o Criciúma, e agora cumpre suspensão automática.
As opções para essa posição são Everton (30 anos, ex-Toledo e Camboriú) e o recém-contratado Gustavo Talles (22 anos, ex-Portuguesa).
Opções para a zaga
Caso não conte com dois zagueiros titulares, a Chape terá que usar novamente Bressan (32 anos, ex-Grêmio e Flamengo) e João Paulo (28 anos, ex-Náutico e Fortaleza). O treinador vem usando um sistema com três zagueiros.
Entre os 20 clubes, João Paulo é segundo jogador da Série B com mais cartões amarelos: nove em 23 partidas.

Artilheiro vendido
O centroavante Mario Sergio terminou como artilheiro do Campeonato Catarinense, com 7 gols em 16 jogos. Na Série B, fez 3 gols em 7 jogos. É o goleador da equipe na temporada, com 10 gols. Em junho, acabou negociado com o Consadole Sapporo, do Japão. O jogador, de 29 anos, foi revelado pelo Bahia e se destacou em 2023 no Paysandu, com 22 gols em 44 jogos.

Craque do time
O melhor jogador da Chapecoense na Série B de 2025, segundo o ranking Sofascore, é o meia Giovanni Augusto, 36 anos. Ele tem dois gols (um em cobrança de falta) e oito assistências em 20 jogos. Revelado pelo Atlético-MG, o jogador teve bom desempenho pelo Coritiba em 2020, com 4 gols e 7 assistências em 25 jogos (20 pelo Brasileirão e 5 pelo Paranaense).
Estrangeiros
A Chapecoense tem dois paraguaios no elenco: o lateral-esquerdo Walter Clar (30 anos, ex-Olimpia-PAR) e o volante Jorge Jiménez (32 anos, ex-Operário-PR). Clar é o artilheiro da equipe na Série B, com seis gols em 25 jogos – foram dois gols em cobranças de pênalti.
Goleiro ex-Athletico
O goleiro Léo Vieira, 34 anos, é um dos destaques da Chapecoense em 2025. Revelado no São Paulo, defendeu o Paraná Clube em 2017. No mesmo ano, acabou contrado pelo Athletico Paranaense. Ficou no clube rubro-negro até 2020, quando acertou com o Rio Ave, de Portugal.

Campeão pelo Athletico
O vice-artilheiro da Chapecoense na temporada 2025 é o ponta Marcinho (30 anos, ex-Botafogo e Corinthians), com 7 gols e 5 assistências em 37 jogos. Ele defendeu o Athletico Paranaense em 2018, com 5 gols e 4 assistências em 42 jogos, participando da conquista da Copa Sul-Americana, sob o comando do técnico Tiago Nunes, e também do Campeonato Paranaense.
Ítalo
O ponta Ítalo Vargas, 22 anos, tem quatro gols e uma assistência na Série B de 2025. O jogador se destacou no Paraná Clube na campanha do título da 2ª divisão estadual de 2024, quando fez três gols e três assistências.

Estrangeiros
A Chapecoense tem dois paraguaios como titulares da equipe: o lateral-esquerdo Walter Clar (30 anos, ex-Olimpia-PAR) e o volante Jorge Jiménez (32 anos, ex-Operário-PR). Clar é um dos destaques da equipe, com três gols na Série B, e figura em seleção dos estrangeiros da competição.
Temporada
A Chapecoense foi vice-campeã catarinense de 2025, perdeu a final para o Avaí, na decisão por pênaltis. Além do Estadual, a equipe só disputa a Série B na atual temporada. No total do ano, o time somou 16 vitórias, 15 empates e 9 derrotas.
Fim da série invicta
Em julho, a Chapecoense começou uma reação na Série B e ficou dez rodadas sem perder, com seis vitórias e quatro empates. A série invicta caiu na última rodada, em 7 de setembro, com a derrota por 2 a 0 para o Criciúma.
Técnico
O time é comandado desde agosto de 2024 pelo técnico Gilmar Dal Pozzo (55 anos, ex-Paraná Clube e Sport). Essa é a quarta passagem do treinador pela Chapecoense – também comandou a equipe em 2023, em 2022 e no período de 2012 a 2014.
Provável escalação
Léo Vieira; Eduardo Doma, Bressan (Victor Caetano) e João Paulo (Bruno Leonardo); Everton (Gustavo Talles), Bruno Matias, Rafael Carvalheira e Walter Clar; Giovanni Augusto; Marcinho e Neto Pessoa (Perotti).