O Athletico Paranaense empatou em 1 a 1 com o Goiás, nessa segunda-feira (dia 21) à noite, no Estádio Hailé Pinheiro, Serrinha, em Goiânia (GO), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar, com 32 pontos, dentro do grupo de classificação para a Copa Libertadores 2024. A equipe goiana está na 15ª colocação, com 23 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
A escalação inicial do Athletico tinha quatro improvisações: o lateral Esquivel como zagueiro, o ponta Cuello como lateral, o ponta Canobbio como médio-centro e o meio-campista Arturo Vidal como centroavante. O time foi superior ao Goiás no primeiro tempo e abriu o placar com golaço de Vitor Roque. No segundo tempo, recuou demais e acabou sofrendo o empate.
Fases dos times
O técnico interino do Athletico, Wesley Carvalho, soma agora 6 vitórias, 4 empates e 5 derrotas no comando da equipe.
O Goiás completou 6 rodadas seguidas sem perder do Brasileirão, agora com 3 vitórias e 3 empates.
Vitor Roque
O centroavante Vitor Roque, 18 anos, é o vice-artilheiro do Brasileirão, com 9 gols em 19 jogos, atrás apenas de Tiquinho Soares (Botafogo), que fez 13 gols em 17 partidas. Ele também é o goleador do Athletico em 2023, com 18 gols em 39 jogos. Clique aqui para ver a lista de artilheiros do Furacão em 2023.
Escalação do Athletico
O desfalque no Athletico era Thiago Heleno, que teve um mal-estar e não viajou para Goiânia. Ele foi substituído por Zé Ivaldo. Outras eram Pedro Henrique, Fernando, Alex Santana, Christian e Willian Bigode.
Esquema tático
O técnico interino Wesley Carvalho armou o time no 5-3-2, com Canobbio no meio-campo, formando um trio com Fernandinho e Erick. O lateral Esquivel virou zagueiro e o ponta Cuello atuou na lateral-esquerda. Vidal e Vitor Roque ficaram como atacantes.
Escalação do Goiás
No Goiás, a lista era de seis desfalques. Quatro por lesão (Sander, Sidmar, Diego e Matheus Alves) e dois por cláusula contratual (Lucas Halter e Matheus Babi, que pertencem ao Athletico). O time usou o esquema tático 4-2-3-1.
Primeiro tempo
O primeiro tempo teve o Athletico forte na marcação e roubando a bola já no campo de ataque. Em dois desarmes de Arturo Vidal no campo ofensivo, o time criou duas boas chances – ambas finalizadas por Canobbio. Em vários momentos, porém, o Furacão recuou e tentou explorar os contra-ataques. O gol veio dessa maneira, aos 38, em arrancada de Vitor Roque pela ponta esquerda e belo chute no ângulo: 1 a 0. O Goiás chegou a incomodar com alguns avanços pela direita, com Allano, mas não criou chances de gol.
Segundo tempo
O segundo tempo recomeçou com o cenário de antes, com o Athletico melhor e criando mais jogadas. Aos 6, Cuello cruzou e Khellven, na cara do gol, chutou em Tadeu. Aos 17, a primeira substituição no Furacão, com a entrada do meia Zapelli no lugar de Vidal. Ele ficou no ataque, ao lado de Vitor Roque, mantendo assim o 5-3-2. O Goiás avançou e passou a incomodar. O visitante recuou demais e parou de jogar. Aos 26, entrou Madson. O empate veio aos 35, em belo chute de fora da área do meia Alesson, ex-Paraná Clube. Aos 37, entraram o volante Hugo Moura e o centroavante Pablo.
Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 54% de posse de bola, 14 finalizações (5 certas), 16 faltas cometidas e 83% de precisão nos passes. O Goiás somou 13 arremates (3 certos), 15 faltas cometidas e 78% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.
GOIÁS 1×1 ATHLETICO
Goiás: Tadeu; Maguinho, Edu, Bruno Melo e Hugo; Willian Oliveira (Rafael Guzzo) e Morelli (Dodô); Anderson Oliveira (Vinícius), Guilherme (Palacios) e Allano (Alesson); João Magno. Técnico: Armando Evangelista
Athletico: Bento; Khellven (Madson), Cacá, Zé Ivaldo, Esquivel e Cuello (Hugo Moura); Erick, Fernandinho e Canobbio; Arturo Vidal (Zapelli) e Vitor Roque (Pablo). Técnico: Wesley Carvalho
Gols: Vitor Roque (38-1º) e Alesson (35-2º)
Cartões amarelos: Vidal, Fernandinho, Erick, Canobbio (A). Rafael Guzzo e Bruno Melo (G)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Local: Serrinha
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
7 – Fernandinho lança. Cacá recebe na área e chuta. A bola vai ao lado.
9 – Allano invade a área e cruza. A bola bate na perna e depois no braço de Cacá. O árbitro marca pênalti. O VAR chama, ele verifica e anula a penalidade.
15 – Falta frontal. Guilherme cobra no canto. Bento segura.
18 – Vidal rouba no ataque e aciona Canobbio, que chuta da meia-lua. Tadeu espalma.
20 – Vidal rouba no ataque. Canobbio cruza rasteiro. Vitor Roque quase alcança.
38 – Gol do Athletico. Canobbio puxa contra-ataque e aciona Vitor Roque na ponta-esquerda. Ele invade a área e chuta cruzado, no ângulo. Golaço!
Segundo tempo
6 – Cuello cruza da esquerda. Khellven recebe na cara do gol e chuta. Tadeu salva.
14 – Escanteio. Guilherme cruza. Bruno Melo cabeceia perto, sobre o gol.
35 – Gol do Goiás. Contra-ataque. Vinicius avança pela esquerda e inverte jogo. Alesson domina na entrada da área e chuta no canto.
40 – Canobbio aciona Pablo na ponta-esquerda. Ele invade a área e chuta ao lado.