Com currículo de peso, novo CEO assume o comando do Athletico

Redação Bem Paraná, com site oficial do Athletico
Alexandre Leitão, novo CEO do Athletico

Alexandre Leitão (Crédito: Acervo pessoal/Alexandre Leitão)

O Athletico Paranaense apresentou nessa segunda-feira (dia 8) seu novo CEO (Chief Executive Officer). Alexandre Leitão, 49 anos, será responsável por toda a administração e operação do clube.

Leitão é especialista em planejamento estratégico, branding, vendas, desenvolvimento de negócios e operações do futebol. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o profissional também frequentou o Programa OPM (Owner/President Management) da Harvard Business School (Estados Unidos).

Nos últimos 21 anos, Alexandre Leitão gerenciou negócios com seleção brasileira, Major League Soccer (Estados Unidos), Comitê Olímpico Internacional, FIFA e também com os ex-jogadores Kaká e Ronaldo. Esteve envolvido em várias frentes do futebol como operação de eventos, agência de marketing esportivo e gerenciamentos de clube, de Federação e de atletas.

“Acredito que a governança, a inovação e a execução impecável são as chaves para o sucesso de qualquer projeto. Sou casado com a Flavia e pai da Maria Eduarda e da Ana Carolina. Minha família está feliz com a mudança e por fazer parte da comunidade do Athletico”, afirmou Alexandre Leitão, para o site oficial do Athletico.

De 2015 a 2022, Leitão exerceu o cargo de CEO do Orlando City Soccer Club. Participou do projeto desde o início, como responsável por todas as etapas, até o clube formar uma equipe da Major League Soccer, uma equipe de futebol feminino da Major League, construir um estádio no centro da cidade de Orlando com 25.500 lugares e duas instalações de treinamento. Supervisionou os negócios e a operação do futebol do Orlando City e teve participação fundamental na negociação bem-sucedida da venda do clube.

Antes da experiência no clube americano, o novo CEO do Athletico foi presidente e proprietário da Octagon Brasil (de 2004 a 2014). Leitão fundou sua própria agência B2S em 2004 e vendeu o controle da mesma em 2010 para a Octagon Worldwide – a maior agência global de esportes e entretenimento, com 72 escritórios e mais de 1.000 colaboradores em todo o mundo, construindo a Octagon Brasil. Liderou a agência durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, com seis clientes que patrocinaram os jogos, tendo gerenciado 100 mil ingressos e sido responsável por todos os aspectos de ativação de marcas e hospitalidade.

Antes da experiência como empreendedor, de 1994 a 2004, Alexandre Leitão atuou em diversas funções dos departamentos de marketing, eventos e vendas da cervejaria AB INBEV.

Em sua carreira, participou (como empresa patrocinadora, como agência ou como integrante de delegação) de grandes eventos esportivos como Copa do Mundo (2002, 2006, 2010 e 2014), Copa das Confederações FIFA (2005, 2009 e 2013) e Copa América (2001,2004, 2007 e 2011).