Com dois do Athletico em campo, Brasil vence o Chile e está na final do Sul-Americano

A Seleção Brasileira derrotou o Chile por 1 a 0 e está na final do Sul-Americano Sub-17. Dois jogadores do Athletico foram titulares

Redação Bem Paraná, com CBF.com.br
Gustavo Gomes (à direita) comemora gol da seleção brasileira sub-17: meia do Athletico Paranaense

Gustavo Gomes (à direita) comemora gol da seleção brasileira sub-17 (Crédito: Divulgação/Nelson Terme / CBF)

Em sua melhor atuação no Sul-Americano Sub-17, em disputa na Colômbia, a Seleção Brasileira derrotou o Chile por 1 a 0, na noite dessa quarta-feira (dia 9), no Estádio Olímpico Jaime Morón León, em Cartagena, e assim se classificou para a decisão do título, no sábado (12), na mesma cidade, contra a Colômbia. Dell fez o gol da partida, aos 19 minutos do segundo tempo, logo depois de entrar em campo, substituindo Luiz Gustavo.

A seleção conta com dois jogadores do Athletico Paranaense: o meia Gustavo Gomes, 17 anos, e o atacante Kayke Ayrton, 16 anos.

Agora, o Brasil vai disputar a final contra a Colômbia, neste sábado (dia 12).

Escalação do Brasil contra o Chile (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Dupla do Athletico

Gustavo Gomes, 17 anos, foi titular do Brasil nos cinco jogos no Sul-Americano e tem um gol marcado (contra o Equador). Ele ainda não estreou como profissional no Athletico.

O ponta Kayke, 16 anos, já tem três partidas como profissional, todas pelo Athletico. No Sul-Americano, ele só começou como titular na semifinal. Antes, entrou como substituto em quatro jogos. E marcou um gol – foi na vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia.

O jogo

O Brasil dominou o adversário e criou várias oportunidades. Já poderia ter saído com vantagem na etapa inicial, tal o volume de jogo e a facilidade com que chegava na área chilena. Só não abriu o placar nos 45 minutos iniciais graças às defesas do goleiro Villegas e à trave. Foram duas bolas na baliza, uma de Gustavo Gomes e outra de Luiz Gustavo.

A atuação destacada de toda a equipe comprovou a evolução passo a passo do time comandado por Dudu Patetuci na competição. A Seleção Brasileira jogou com autoridade contra o Chile, leve, dinâmica e bem organizada. Pressionava o adversário com toques rápidos e boa movimentação no meio e no ataque.

Segundo tempo

O ritmo se manteve após o intervalo. Aos 5 minutos, Felipe Morais quase marcou em cobrança de falta, mas esbarrou em outra boa defesa de Villegas. Depois, Ruan Pablo, de esquerda, quase fez o gol. Mas aos 19 minutos, o desfecho foi finalmente favorável à Seleção Brasileira e, para isso, valeu a participação da dupla de jogadores do Bahia na Seleção: Ruan Pablo e Dell.

Ruan Pablo arrancou pela direita, passou pelo marcador, entrou na área e cruzou. Dell, de frente para gol, só teve o trabalho de tocar na bola. O gol tranquilizou a equipe e complicou ainda mais os chilenos. Bem que eles tentaram reagir e acertaram uma bola na trave, em finalização de Molina. Mas não foram além disso.

A Seleção Brasileira soube segurar o placar e ainda buscou decidir logo o jogo em contra-ataques. Tudo com muito suor e entrega da equipe, que comemorou bastante quando o árbitro apitou o fim da partida.