
O Athletico Paranaense conseguiu uma importante vitória na noite deste sábado (30 de agosto). Jogando na Arena da Baixada, a equipe comandad por Odair Hellmann derrotou por 2 a 1 o Novorizontino, com Zapelli fazendo os dois tentos do rubro-negro. Waguininho, ex-Coritiba, foi quem descontou para os paulistas.
- ATUAÇÕES DO ATHLETICO: Vitória com sotaque castelhano do Furacão tem argentino como craque e outros destaques
- PÓS-JOGO: Odair Hellmann comemora momento do Athletico: “Está tendo performance e conseguindo resultados”
- FUTEBOL PARANAENSE: Maringá vence, mas não avança para a próxima fase da Série C; Londrina termina em 4º
Com o triunfo, o Furacão engata a segunda marcha na competição, alcançando sua segunda vitória consecutiva (antes, venceu o CRB por 1 a 0, fora de casa). São 33 pontos conquistados em 24 jogos, o que deixa o time em 11º lugar, seis pontos atrás do Criciúma, 4º colocado. O Novorizontino já é o quinto lugar na competição, com 36 pontos.
Agora, o Athletico volta a campo no próximo sábado (6 de setembro), às 16 horas, para medir forças com o Botafogo-SP. O Novorizontino já joga na terça-feira (9), contra o Atlético-GO, em casa.
ESCALAÇÃO
Odair Hellmann tratou de montar o Furacão no esquea 5-2-3. Na linha de cinco, Leozinho ficava como ala pela direita e Léo Derik, pela esquerda. Na zaga, Benevídez, Aguirre e Arthur Dias. No meio de campo, Patrick e Zapelli. E no ataque, Luiz Fernando pela esquerda, Menzoza pela direita e Viveros na referência.
No time paulista, a grande novidade estava no banco e era Enderson Moreira, contratado após a demissão do técnico Umberto Louzer. Ele teve a volta do ponta Bruno José e do volante Luis Oyama. Mas não contou com o volante Fábio Matheus, expulso na última rodada.
PRIMEIRO TEMPO
Jogando em casa, o Athletico começou melhor a partida, com domínio. Em 25 minutos, chegou quatro vezes com perigo. E na quinta tentativa, não falhou: Piveros fez o pivô e ajeitou para Zapelli chegar batendo. O chute do argentino ainda tocou na trave, mas pegou nas costas do goleiro Airton e foi para o gol: 1 a 0.
A torcida athleticana comemou, mas também cobrou. Gritava “Série A é obrigação”. Só que o Novorizontino, aos poucos, foi crescendo. Aos 32 minutos, chegou com perigo em chute de Waguinho. E três minutos depois, o atacante não falhou na nova oportunidade que teve: 1 a 1.
Depois do empate, o Furacão se desestabilizou e começou a errar mais. Com isso, passou a ter mais dificuldade na marcação e a ceder mais espaços na defesa ao adversário. Na saída para o intervalo, protesto da torcida, que tratou de vaiar os jogadores athleticanos.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, duas substituições no time da casa. O lateral-direito Madson e o meio-campista Dudu Kogitzki entraram em campo, nos lugares dos meia-atacante Mendoza e Luiz Fernando. Com as trocas, Luiz Fernando e Leozinho passaram a jogar mais adiantados.
Com a nova formação, o Athletico passou a adotar uma postura ainda mais ofensiva, sufocante mesmo com a posse de bola. E não demorou para o segundo gol sair. Foi aos três minutos, após chute de Viveros que sobrou para Zapelli, ele de novo, chutar firme pro fundo do gol.
Novamente em vantagem, Hellmann mexeu no time aos 22, aos 33 e aos 37. Primeiro, colocou o zagueiro Carlos Terán em campo no lugar de Arthur Dias, promovendo a estreia do colombiano recém-contratado. Depois, apostou no volante Felipinho na vaga de Léo Derik, aumentando o poder de marcação da equipe. E por último, substituiu Leozinho por Julimar, dando uma oportunidade ao jovem atacante que estava afastado dos gramados desde o final do ano passado, por conta de uma lesão.
As mudanças serviram para manter a consistência da equipe, que conseguiu segurar a vantagem no placar sem maiores dificuldades.
FICHA TÉCNICA
Athletico 2 x 1 Novorizontino
Athletico: Santos; Leozinho (Julimar), Benavídez, Aguirre, Arthur Dias (Carlos Terán) e Léo Derik (Felipinho); Patrick e Zapelli; Steven Mendoza (Dudu Kogitzki), Kevin Viveros e Luiz Fernando (Madson). Técnico: Odair Hellmann
Novorizontino: Airton; Rodrigo Soares, Dantas, César Martins e Mayk (Lucca); Jean Irmer, Oyama e Rômulo (Léo Tocantins); Waguininho (Matheus Frizzo), Caio Dantas (Nathan Fogaça) e Bruno José (Pablo Dyego). Técnico: Enderson Moreira
Gols: Zapelli (28-1º e 4-2º), Waguininho (35-1º)
Cartões amarelos: Dantas (N)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Local: Arena da Baixada, sábado às 20h30
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Leozinho chuta de fora da área e o goleiro Airton encaixa a bola nos braços.
5 – Benavídez encontra espaço na marcação e chuta de longe, nas mãos do goleiro Airton.
18 – Waguininho chuta de longe e manda ao lado do gol.
23 – Luiz Fernando serve para a passagem de Mendoza, que invade a área e chuta de direita. A bola passa ao lado do gol.
25 – César Martins tenta afastar a bola da área, de cabeça. Luiz Fernando fica com a sobra na entrada da área e chuta a bola, que desvia na defesa e sai ao lado do gol.
28 – Gol do Athletico! Leozinho toca Viveros, que faz o pivô na entrada da área e ajeita para Zapelli chegar batendo, de bico. A bola vai no canto e o goleiro desvia. Ela pega bola na trave, rebate em Airton e vai para dentro do gol.
32 – Cruzamento da direita para a esquerda. Waguininho aparece com liberdade dentro da área e chuta de primeira, ao lado do gol.
35 – Gol do Novorizontino! Inversão de jogo. Bruno José tenta dominar e a sobra fica com Rodrigo Soares, que cruza na medida para Waguininho chegar batendo e empatar a partida.
39 – Airton escorrega ao tentar recolher uma bola recuada. Luiz Fernando fica de frente para o gol, mas a zaga do Novorizontina salva a finalização.
43 – Contra-ataque do Novorizontino. Rômulo avança com liberdade e chuta no meio do gol, para a defesa em dois tempos de Santos.
48 – Leozinho recebe na direita, corta para o meio e chuta forte, por cima do gol.
Segundo tempo
3 – Contra-ataque iniciado por Patrick. Dudu aciona Leozinho, que avança até perto da área e chuta. Airton encaixa.
4 – Gol do Athletico! Viveros recebe dentro da área, finta um marcador e chuta. A bola desvia num marcador e sobra para Zapelli, livre dentro da área, chutar firme pro gol.
12 – Bruno José recebe na entrada da área e chuta colocado. Santos cai no canto e defende.
36 – Leozinho recebe dentro da área, corre para o meio e chuta. Por cima do gol.
38 – Zapelli dá belo passe para Julimar, olhando para um lado e tocando pro outro. O atacante recebe livre e chuta cruzado, mas a bola passa na frente do gol.