
Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Coritiba, nesse domingo (dia 16) à noite, na Arena da Baixada, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time rubro-negro ficou em 6º lugar, com 51 pontos. A equipe alviverde aparece na 15ª colocação, com 34 pontos — 3 pontos acima da zona de rebaixamento. Clique aqui para ver a classificação no Srgoool.
Assim como o clássico no Couto Pereira, no 1º turno, o jogo desse domingo também foi com torcida única – sem espaço para visitantes no estádio.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.
Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.
RIVALIDADE
354 jogos
114 vitórias do Athletico
103 empates
136 vitórias do Coritiba
507 gols do Athletico
454 gols do Coritiba
Fonte: Historiadocoritiba.com.br
FASES
Desde que garantiu vaga na final da Libertadores, o Athletico jogou 7 partidas no Brasileirão, somando 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. O Furacão é dono da maior série invicta como mandante da Série A 2022, com 15 partidas seguidas sem perder na Arena da Baixada. Já o Coritiba começou uma reação desde a chegada do técnico Guto Ferreira — com 4 vitórias e 5 derrotas nos últimos 9 jogos. O time alviverde é o único do Brasileirão 2022 que ainda não venceu como visitante.
VOLANTE ARTILHEIRO
O volante Alex Santana soma agora 2 gols em 12 jogos pelo Athletico. O jogador tem alta média de gols para um jogador da posição, com 34 gols em 222 partidas na carreira (0,15). Como comparação, é a mesma média do meia-ponta Nikão pelo Furacão — 0,15 (47 gols em 307 jogos).
ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
O técnico Felipão usou força máxima. A única baixa era Marcelo Cirino. Quatro ex-titulares começaram no banco: Orejuela, Canobbio, Alex Santana e Hugo Moura. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Terans centralizado entre dois extremos (Cuello e Vitinho).

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O Coritiba não tinha Warley, Robinho, Andrey, Nathan Mendes e Willian Farias. Guto Ferreira armou o time no esquema 4-2-3-1, com o volante Bernardo como extremo, aberto pela direita. Alef Manga (esquerda) e Boschilia (centro) completavam a linha de três.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado. Os dois times buscaram o gol e não ficaram excessivamente recuados. Foi um jogo aberto, com quatro boas jogadas ofensivas de cada equipe na primeira etapa. O Coritiba chegou a colocar uma bola no travessão – quase ‘gol olímpico’ de Boschilia, aos 28 minutos. O Athletico teve dois gols anulados por impedimento – ambos confirmados pelo VAR. As principais armas do mandante foram os lançamentos de Thiago Heleno e as jogadas individuais de Terans, em noite inspirada. O visitante levou perigo com bons passes de Bernardo e boa movimentação de Bruno Gomes.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com o mesmo cenário de antes, com boas jogadas ofensivas dos dois lados. Aos 10, duas substituições no Athletico, com as entradas do ponta Canobbio e do volante Alex Santana. O time mudou para o 4-1-4-1, com Fernandinho como único volante. Erick e Alex Santana ficaram bom bastante liberdade ofensiva. Aos 19, mais duas trocas no mandante, com as entradas do centroavante Vitor Roque e do lateral-esquerdo Pedrinho. O Furacão passou a atuar mais avançado e sufocou a saída de bola adversária. O Coxa recuou e teve dificuldades para jogar, mas conseguiu se defender bem. O jogo ficou truncado.
MINUTOS FINAIS
A primeira troca no Coritiba só veio aos 25 do 2º, com a entrada do centroavante Adrián Martínez. Aos 29, o meia Thonny Anderson foi para o jogo. O visitante reagiu, conseguiu sair do campo de defesa e levou algum perigo nos minutos finais. As três últimas substituições do Coxa só ocorreram aos 40, com as entradas do centroavante Léo Gamalho, do lateral-direito Matheus Alexandre e do ponta José Hugo.
GOLEIROS BRILHAM
Os goleiros foram decisivos na reta final do jogo. Aos 26 e aos 38, Gabriel fez duas boas defesas, barrando chutes fortes de Cuello, de dentro da área. Aos 32, Bento salvou o Furacão depois de cruzamento de Trindade, cabeceio de Adrián Martínez e desvio em Erick.
VOLANTE DECIDE
O gol da vitória do Athletico só veio aos 44, quando Alex Santana roubou a bola de Thonny Anderson, perto da área, e chuta dali mesmo, de fora. A bola morreu no cantinho.
ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico somou 53% de posse de bola, 15 finalizações (7 certas), 21 faltas cometidas e 80% de precisão nos passes. O Coritiba teve 47% de posse, 15 finalizações (3 certas), 11 faltas cometidas e 78% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.
ATHLETICO 1×0 CORITIBA
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner (Pedrinho); Erick e Fernandinho; Cuello (Rômulo), Terans (Alex Santana) e Vitinho (Canobbio); Pablo (Vitor Roque). Técnico: Felipão
Coritiba: Gabriel; Natanael (Matheus Alexandre), Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade; Bruno Gomes, Bernardo (José Hugo), Boschilia (Adrián Martínez) e Alef Manga (Léo Gamalho); Fabrício Daniel (Thonny Anderson). Técnico: Guto Ferreira
Gol: Alex Santana (44-2º)
Cartões amarelos: Alef Manga, Jesús Trindade (C). Pedro Henrique, Fernandinho, Alex Santana (A).
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Local: Arena da Baixada
PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Bruno Gomes recebe na área e chuta forte. Bento espalma no canto.
4 – Thiago Heleno lança. Vitinho recebe na área e chuta. Gabriel abafa o chute.
15 – Pablo invade a área e escorrega na hora de finalizar.
17 – Boa troca rápida de passes do Athletico. Terans enfia. Rafael Santos intercepta e evita que Vitinho recebe na cara do gol.
25 – Bernardo recebe no ataque e dá um leve toque para Boschilia, que sai livre, de frente para o gol e chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
28 – Escanteio na direita. Boschilia cobra fechado, com efeito e quase faz ‘gol olímpico’: a bola toca no travessão.
32 – Terans enfia. Pablo recebe na área e chuta. A zaga bloqueia. Vitinho pega o rebote e marca o gol. O árbitro marca impedimento. O VAR confirma.
40 – Cuello cruza da direita. Vitinho recebe na cara do gol e tenta o chute, mas Natanael consegue travar.
42 – Troca de passes do Coxa. A bola chega até Bruno Gomes, na entrada da área. Ele chuta e Bento segura.
47 – Depois de escanteio, Cuello pega rebote fora da área e enfia. Terans recebe livre e rola para a pequena área. Chancellor marca contra. O árbitro marca impedimento. O VAR confirma.
Segundo tempo
4 – Trindade chuta de fora da área. Bento segura.
5 – Terans chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
7 – Escanteio. Terans cruza. Pedro Henrique cabeceia perto, ao lado.
13 – Contra-ataque. Alef Manga recebe no ataque, invade a área e chuta cruzado, sobre o gol.
26 – Fernandinho toca para Cuello, na área. Ele chuta no canto e Gabriel espalma.
32 – Falta na direita. Trindade cruza. Adrián Martínez cabeceia. A bola desvia em Erick e vai para o gol. Bento faz grande defesa.
38 – Thiago Heleno lança. Cuello domina na ponta, invade a área e chuta forte, no canto. Gabriel faz grande defesa.
44 – Gol do Athletico. Alex Santana rouba de Thonny Anderson perto da área e chuta forte, no cantinho.