Com gol do novo artilheiro, Athletico vence na Venezuela e encosta no líder

Silvio Rauth Filho

Divulgação/Athletico.com.br/José Tramontin - Vitinho comemora gol sobre o Metropolitanos

O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Metropolitanos, nessa terça-feira (dia 11) à noite, em Caracas, pela 4ª rodada da fase de grupos Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Grupo D ficou com a seguinte classificação: Melgar (9 pontos), Athletico (9), Metropolitanos (3) e Aucas (0). A rodada termina na quinta-feira (dia 13), com o jogo entre Aucas e Melgar, no Equador. Só o primeiro colocado avança para a próxima fase. O time peruano lidera no critério de desempate: saldo de gols.

Nas duas últimas rodadas do Grupo D, o Athletico vai jogar em casa, na Arena, recebendo o Melgar (19 de maio) e o Aucas (27 de maio).

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

ARTILHEIRO
Vitinho marcou mais um gol e agora é o artilheiro isolado do Athletico na temporada 2021, com 3 gols em 6 jogos. Ele fica à frente de Bissoli, que tem 2 gols em 4 jogos, e já deixou o clube — foi emprestado ao Cruzeiro. Em toda carreira profissional, Vitinho soma 11 jogos em 63 jogos.

ESCALAÇÃO
A baixa era o meia Nikão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O escolhido para ficar com a função dele, como meia-centralizado, foi Jadson. O técnico António Oliveira também fez mais duas mudanças, colocando o lateral-direito Khellven e o ponta Carlos Eduardo. Com isso, deixaram a equipe o volante Christian e o meia Léo Cittadini.

O esquema tático 4-2-3-1 foi mantido, com Jadson (centro), Carlos Eduardo (direita) e Vitinho (esquerda) na linha de três.

PRIMEIRO TEMPO
No primeiro tempo, o Athletico repetiu as atuações burocráticas das partidas anteriores. A solidez defensiva foi o único destaque positivo da equipe, que só levou perigo em três momentos. Três lances, aliás, criados pelo meia Jadson, o único do time paranaense disposto a quebrar a monotonia. O Metropolitanos apresentou uma equipe forte fisicamente e organizada defensivamente, mas com pouca precisão nas jogadas mais técnicas. No 1º tempo, o time de Venezuela levou perigo em um chute de fora da área e em um cruzamento. Aos 34, Erick saiu lesionado. Christian entrou.

SEGUNDO TEMPO
A monotonia do 1º tempo foi substituído por forte pressão do Athletico no início da 2ª etapa. Vitinho e Khellven começaram a ajudar Jadson na tarefa de criar chances. E conseguiram. Depois de cinco boas jogadas ofensivas seguidas, o time chegou ao gol aos 15 minutos, em belo chute de fora da área de Vitinho. O Athletico recuou depois disso e o Metropolitanos esboçou uma reação, mas sem qualidade técnica no terço final. Aos 26, o time paranaense fez três substituições, com as entradas dos meias Canesin e Cittadini e do centroavante Matheus Babi. As mudanças tiveram pouco efeito. O Athletico seguiu recuado e fraco no contra-ataque. Aos 45, saiu Khellven e entrou Marcinho.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 9 finalizações (2 certas), 53% de posse de bola e 76% de eficiência nos passes. Já o Metropolitanos somou 7 finalizações (2 certas), 47% de posse de bola e 71% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

METROPOLITANOS 0x1 ATHLETICO
Metropolitanos: Schiavone; Bolívar, Ferro, Falcón e Cova; Bahachille (Hernández); Larotonda (Rosa), Moreno (Antón), Flores e Martell (Mancin); Pavone (Rentería). Técnico: José María Morr
Athletico: Santos; Khellven (Marcinho), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard e Erick (Christian); Carlos Eduardo (Canesin), Jadson (Cittadini) e Vitinho; Renato Kayzer (Matheus Babi). Técnico: António Oliveira
Gol: Vitinho (15-2º)
Cartões amarelos: Ferro, Bahachille, Falcon (M). Khellven, Thiago Heleno, Carlos Eduardo, Abner (A).
Árbitro: Derlis López (Paraguai)
Local: Estádio Olímpico de la UVC, em Caracas

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Boa jogada do Athletico. Jadson aciona Vitinho, na área. Ele chuta cruzado. A zaga tira.
15 – Jadson dá belo passe. Kayzer sai na cara do gol, mas a bola escapa e o goleiro salva.
17 – Flores chuta de fora da área. Santos defende.
29 – Contra-ataque. Jadson enfia. A zaga corta mal e a bola fica na cara do gol. Kayzer chuta para fora e perde grande chance.
42 – Martell cruza rasteiro. A zaga tira antes que Pavone finalize.

Segundo tempo
1 – Vitinho cruza. Jadson chuta, dentro da área. A zaga bloqueia.
8 – Khellven lança. Kayzer domina na área e chuta cruzado, para fora.
9 – Escanteio. Khellven cruza. Thiago Heleno cabeceia perto, ao lado.
10 – Abner cruza. A zaga tira. Christian pega o rebote na meia-lua e chuta perto, sobre o gol.
13 – Vitinho tabela com Jadson, recebe na pequena área e tenta o passe. A zaga tira.
15 – Gol do Athletico. Khellven lança. Vitinho domina na esquerda, finta o marcador, chuta de fora da área e acerta o canto.
38 – Cittadini puxa contra-ataque. Ele se atrapalha e perde a chance de acionar Babi, que estava na cara do gol.
39 – Abner toca para Cittadini, na área. Ele chuta perto, ao lado.
42 – Flores invade a área e chuta cruzado, para fora.