
O Conselho Deliberativo do Athletico Paranaense aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (26), a alteração do nome institucional do estádio do clube, de Joaquim Américo Guimarães para Estádio Mario Celso Petraglia. O local continua com o apelido ‘Arena da Baixada’ e com o nome comercial Ligga Arena – contrato de naming rights é de 15 anos por R$ 200 milhões.
A proposta de mudar o nome partiu do presidente do Conselho Deliberativo, Aguinaldo Coelho de Farias, e foi aprovado pelos demais conselheiros. Cerca de 230 conselheiros estavam aptos a votar.
“Após homenagear por 90 anos Joaquim Américo Guimarães, fundador do Internacional e figura importante nos primórdios do futebol paranaense, a casa athleticana entra em um novo momento. O novo nome institucional homenageia quem acreditou em um sonho, reconstruiu o estádio duas vezes e colocou o nome do Athletico Paranaense em uma Copa do Mundo: Mario Celso Petraglia”, diz texto divulgado pelo Athletico.
“Mais do que uma homenagem, a decisão desta segunda-feira (26) também reconhece e celebra o legado de Mario Celso Petraglia para o estádio, o Athletico Paranaense, Curitiba e o Estado do Paraná. Uma arena que é um símbolo de ambição, entusiasmo, rebeldia e inovação, e que move o Furacão, quase centenário, a cada vez mais conquistas. O nome comercial da casa athleticana, Ligga Arena, não sofrerá alterações e continuará sendo usado, durante o prazo celebrado em contrato, em todas as comunicações do Athletico Paranaense”, completa o texto.
Petraglia está no comando do Athletico desde 1995.
A família de Joaquim Américo Guimarães lançou um abaixo-assinado contra mudança no nome do estádio, mas não conseguiu convencer os conselheiros.
GUIMARÃES
Joaquim Américo Guimarães nasceu em 1879. Em 1912, decidiu fundar um novo clube de futebol: o Internacional Foot-Ball Club. Em 1914, o estádio da Buenos Aires foi inaugurado com uma arquibancada de madeira, que ganhou o apelido de Baixada, devido à localização do terreno.
No mesmo ano da inauguração, alguns integrantes do Internacional se desvincularam e criaram o América Foot Ball Club. Dez anos depois, os dois clubes se uniriam para formar o Clube Athletico Paranaense.
Joaquim Américo Guimarães morreu em 1917. Em sua homenagem, após a posse definitiva do estádio, no dia 29 de novembro de 1933, o Athletico Paranaense nomeou a Baixada como estádio Joaquim Américo Guimarães, em 1934.