O lateral-esquerdo Marcelo Hermes, em ação pelo Criciúma, contra o Athletico
O lateral-esquerdo Marcelo Hermes, em ação pelo Criciúma, contra o Athletico (Crédito: Valquir Aureliano)

O Criciúma perdeu seu principal jogador na janela de transferências de junho. O lateral-esquerdo Marcelo Hermes, 30 anos, acabou emprestado para o Juventude, para jogar a Série A. O time catarinense chegou a pedir R$ 1 milhão pela venda, mas aceitou valor inferior por uma cessão temporária do atleta.

Hermes era o melhor jogador do Criciúma no ranking Sofascore e entrou para a seleção dos melhores do 1º turno da Série B de 2025. Também figurou na seleção do Campeonato Catarinense 2025.

Agora, o melhor do time na competição é o zagueiro Rodrigo, 36 anos, que está no clube desde 2021. Ele fez carreira no futebol paranaense. Jogou no Operário em 2018 e 2019, no Paraná Clube em 2015, no Toledo em 2012 e no Cascavel em 2011.

Marcinho (à direita) disputa lance com Tardelli (Crédito: Arquivo Bem Paraná/Valquir Aureliano)

Lateral ex-Athletico Paranaense

Um dos jogadores mais conhecidos do Criciúma nessa Série B é o lateral-direito Marcinho, 29 anos, que defendeu o Athletico Paranaense em 2021 e 2022. Ele se destacou no Botafogo, de 2017 a 2020. O defensor chegou a ser convocado para a seleção brasileira em 2019. Na Série B 2025, ele soma dois gols e duas assistências em 15 jogos.

Ex-Coritiba

O Criciúma conta com dois zagueiros ex-Coritiba. Um deles é Luciano Castán, 35 anos, que jogou no Paraná Clube em 2015 e no Coxa em 2021 e 2022. Ex-Botafogo, Benevenuto, 29 anos, defendeu o Coritiba em 2024.

Luciano Castán comemora gol em Coritiba x Inter (Crédito: Robson Mafra)

Até a janela de julho, o time catarinense contava com o volante Morelli, de 27 anos, outro que jogou no Coritiba em 2024. Ele retornou ao Maringá para atuar pela Série C do Brasileiro.

Quem segue no clube é o volante Zé Gabriel, 26 anos, ex-Coritiba e Vasco.

O goleiro é Alisson, 30 anos, ex-Paraná Clube e Figueirense. Outro nome conhecido é o centroavante Nicolas, 35 anos, ex-Paysandu e Goiás, famoso pelos gols de cabeça e pela qualidade no jogo aéreo.

Temporada do Criciúma

O Criciúma terminou em 1º lugar a 1ª fase do Catarinense, mas caiu nas quartas de final, diante do Joinville, após empate em 0 a 0 e derrota nos pênaltis.

Na Copa do Brasil, passou por Operário-MS e Remo. E caiu na terceira fase, levando 6 a 0 do Bragantino no jogo de volta.

Na seleção do Campeonato Catarinense do ranking Sofascore, o Criciúma ficou com quatro jogadores: o volante Juninho, o lateral-esquedo Marcelo Hermes e os zagueiros Luciano Castán e Rodrigo.

Catarinense1
Seleção do Catarinense 2025 do Sofascore (Crédito: Reprodução/Sofascore)

Trocas de técnico e crise em 2025

O Criciúma começou 2025 com o técnico Zé Ricardo, 53 anos, ex-Flamengo, Vasco, Botafogo, Inter e Cruzeiro. Ele somou 9 vitórias, 8 empates e 4 derrotas no ano. Caiu em 4 de maio, após 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas na Série B.

Eduardo Baptista em Coritiba x Novorizontino, no Couto Pereira
Eduardo Baptista em Coritiba x Novorizontino, no Couto Pereira (Crédito: Geraldo Bubniak)

Em seguida, o clube catarinense trouxe Eduardo Baptista, 53 anos, ex-Athletico Paranaense e Coritiba, que soma 7 vitórias, 3 empates e 5 derrotas desde que chegou ao clube.