Criciúma x Athletico: onde assistir, escalações e retorno dos artilheiros

Criciúma x Athletico: como assistir e escalações do duelo desta segunda-feira. Furacão volta a contar com seu artilheiro da temporada

Silvio Rauth Filho
O atacante Luiz Fernando, do Athletico Paranaense

Luiz Fernando comemora gol do Athletico (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense volta a campo nesta segunda-feira às 19 horas, quando enfrenta o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, pela 21ª rodada da Série B. Os dois times estão no meio da tabela e tentam se aproximar do G4.

O jogo terá transmissão pelo streaming pago Disney+.

Fases

A fase do Criciúma é melhor, apesar de ter perdido na última rodada (1 a 0 para o Operário). Antes do tropeço em Ponta Grossa, o time catarinense emplacou quatro vitórias seguidas (sobre Cuiabá, Botafogo-SP, Atlético-GO e Ferroviária).

Já o Athletico não venceu nas últimas cinco rodadas da competição: duas derrotas e três empates. A expectativa da comissão técnica é que o grupo demonstre poder de reação após a vitória épica sobre o São Paulo, na Copa do Brasil.

Volta dos artilheiros

O atacante Luiz Fernando voltou a ser relacionado e viajou para Criciúma. Ele estava fora desde 12 de julho, quando sofreu uma lesão muscular, no jogo contra o Goiás, pela 16ª rodada. O jogador ficou fora dos últimos seis jogos (quatro pela Série B e os dois pela Copa do Brasil). Ele é o artilheiro do Athletico em 2025, com 11 gols em 33 jogos, à frente do centroavante Alan Kardec (nove gols em 28 partidas).

A tendência, porém, é que Luiz Fernando comece no banco. Ele disputa posição com Steven Mendoza (direita) e Zapelli (esquerda), que estão atuando no setor ofensivo.

O Criciúma também terá o retorno do seu artilheiro. O ponta Diego Gonçalves (30 anos, ex-Paraná Clube, Londrina, Botafogo e Inter) cumpriu suspensão na última rodada e volta ao time. Ele é o goleador da equipe catarinense no total da temporada 2025 e também na Série B (5 gols em 19 jogos).

Retorno do treinador

O técnico Odair Hellmann, que cumpriu suspensão na Copa do Brasil, volta a ficar à beira do gramado na partida desta segunda-feira.

Novo desfalque

A nova baixa no Athletico é o centroavante Renan Peixoto, que sentiu um desconforto muscular.

Baixas antigas

Seguem fora, em recuperação, o zagueiro Aguirre, o lateral-direito Madson, o volante Raul e o ponta Julimar. O meia João Cruz e o zagueiro Arthur Dias estão com a seleção brasileira sub-20.

Esquema tático

O técnico Odair Hellmann vem usando o esquema tático 5-2-3. A zaga deve ter Léo (centro), Esquivel (esquerda) e Benavídez (direita). Os laterais são Kauã Moraes (direita) e Léo Derik (esquerda). No meio-campo, Patrick e Dudu Kogitzki jogaram centralizados no último jogo. Os dois disputam posição agora com os volantes Felipinho e Diogo Riquelme, que podem ser as novidades contra o Criciúma. O ataque tem Viveros (centro), Steven Mendoza (direita) e Zapelli (esquerda).

Os dois meio-campistas e a linha de cinco defensiva do Athletico: esquema 5-2-3 (Crédito: Reprodução de vídeo/Amazon Prime Video)

Os três atacantes e os dois meio-campisas do Athletico: esquema 5-2-3 (Crédito: Reprodução de vídeo/Amazon Prime Video)

Improvisações

O lateral-direito Benavídez foi improvisado como zagueiro na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, na última quarta-feira, e teve bom desempenho. Ele pode ser mantido ou ser substituído por Belezi.

Escalação do Criciúma

O técnico Eduardo Batista (ex-Athletico Paranaense e Coritiba) conta com as voltas do ponta Diego Gonçalves, o zagueiro Benevenuto (29 anos, ex-Coritiba) e do volante Gui Lobo, que cumpriram suspensão na última rodada. As baixas são o volante Leo Naldi e o zagueiro Yan Souto, ambos suspensos. O volante Juninho (24 anos, ex-Vasco e Goiás) se recupera de lesão e é dúvida.