
O Athletico duela contra o Criciúma neste domingo (22), às 20 horas, em Criciúma, pela 27ª rodada do Brasileirão. O time paranaense está dividindo atenções entre o Brasileirão e a Copa Sul-Americana e, com isso, esse jogo pode levar perigo.
A partida será transmitida pelo Premiere.
O jogo estava marcado para 18h30, mas foi alterado para 20 horas. O motivo foi problemas com o voo do Athletico para Santa Catarina.
- Athletico com time reserva na decisão contra o Criciúma? Confira no Direto da Redação
- Athletico vence o Racing com gol de novato e larga na frente nas quartas de final da ‘Sula’
Se perder, o Athletico será ultrapassado pelo próprio Criciúma no Brasileirão. O time paranaense tem 30 pontos, em 13º lugar, e os catarinenses estão com 28, na 15ª posição. Entre eles ainda há o Grêmio (28 pontos, em 14º). Ou seja, o Furacão pode ficar mais próximo da zona de rebaixamento em caso de revés. O Vitória, 17º colocado, tem 25 pontos.
Depois do Criciúma, o Athletico enfrenta Flamengo (fora de casa), Botafogo (líder do Brasileirão, na Arena) e Corinthians (fora de casa), nessa ordem. É uma sequência considerada difícil. Antes disso, o time paranaense duela contra o Racing, na segunda partida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, na quinta-feira (26). Até com vistas a esse jogo, o técnico Martin Varini pode poupar jogadores neste domingo.
Lateral
Após a vitória de 1 a 0 contra o Racing, na quinta-feira (19), Varini foi questionado sobre a utilização do volante Erick como lateral-direito, até porque o elenco tem dois laterais de ofício: Madson e Leo Godoy. “Eles entenderam o momento de cada um. Entendem o momento de Erick, o que está fazendo, defendendo como lateral”, afirmou o treinador uruguaio. “O Madson entrou em alguns jogos. O Leo (Godoy) teve suas oportunidades. Encontramos com Erick uma solução. Mas eles estão preparados”.
Momentos
O Athletico soma 8 jogos seguidos sem vitória dentro da Arena pelo Brasileirão. E não vence pela competição há quase dois meses. O último triunfo ocorreu em 28 de julho: 2 a 1 sobre o Cuiabá. De lá, para cá, são seis jogos de jejum (dois empates e quatro derrotas). Como consolo, fora de casa, o time até que está bem: venceu 4 vezes em 12 jogos.
Já o Criciúma só venceu uma das últimas seis partidas. Nesse período, somou quatro derrotas, incluindo uma goleada de 5 a 0 contra o Palmeiras. Em casa, contudo, o time costuma endurecer com os rivais.
Escalação do Athletico
O Athletico tem apenas um dia de treino, neste sábado (21), para definir o time. O ponta Canobbio cumpre suspensão por ter acumulado três cartões amarelos. E o meia Zapelli, que sentiu uma lesão no tornozelo, ficou de fora. Julimar deve entrar na ponta-esquerda e João Cruz deve ser o meia.
“Bruno Zapelli (em recuperação de dores no tornozelo), Gamarra (por um trauma no joelho no treino de sexta-feira) e Pablo (com dores no joelho) foram preservados da viagem”, explicou o Athletico.
Outros jogadores também podem ser poupados, dependendo da avaliação da comissão técnica.
Relacionados para o jogo
- Goleiros
- Léo Linck
- Matheus Soares
- Mycael
- Zagueiros
- Arthur Dias
- Kaique Rocha
- Marcos Victor
- Thiago Heleno
- Laterais
- Esquivel
- Fernando
- Léo Derik
- Léo Godoy
- Madson
- Meio-campistas
- Bruno Praxedes
- Christian
- Dudu
- Erick
- Felipinho
- Gabriel
- João Cruz
- Atacantes
- Cuello
- Di Yorio
- Emersonn
- Julimar
- Mastriani
O atacante Emersonn e o zagueiro Arthur Dias, ambos do time sub-20, são as principais novidades na relação.
Escalação do Criciúma
O Criciúma é treinado por Claudio Tencati – que passou cinco anos no Londrina – desde 2021. O treinador deve algumas duas mudanças na equipe em relação à partida anterior (derrota de 5 a 0 para o Palmeiras). O zagueiro Walisson Maia (ex-Coritiba) cumpre suspensão, por ter levado o terceiro cartão amarelo. Rodrigo, que estava em recuperação de entorse no tornozelo, deve retornar. Na lateral-direita, deve jogar Dudu. Com isso, Allano vai para o ataque, no lugar de Arthur Caike (ex-Paraná, Coritiba e Londrina). Além disso, os volantes Patrick de Paula (ex-Palmeiras e Botafogo), Higor Meritão (ex-Paraná) e Barreto disputam uma vaga, com mais chance para este último.
Criciúma x Athletico
Criciúma: Gustavo; Dudu, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Fellipe Mateus, Newton e Matheusinho; Allano e Bolasie. Técnico: Claudio Tencati
Athletico: Mycael; Erick, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Gabriel e Christian; Cuello, João Cruz e Julimar; Mastriani. Técnico: Martin Varini
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC), domingo, às 20 horas