Julimar e Kaique Rocha em treino do Athletico
Julimar e Kaique Rocha em treino do Athletico (Crédito: Divulgação/Gustavo Oliveira/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense enfrenta o Cuiabá neste domingo (28) às 19h (horário de Brasília), na Arena Pantanal, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense tenta voltar ao G6, enquanto a equipe do Mato Grosso precisa da vitória para sair da zona de rebaixamento.

O jogo terá transmissão pelo Premiere.

Desfalques
O técnico Martín Varini vai para seu 5º jogo no comando do Athletico, após 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Dessa vez, ele não vai contar com o zagueiro Mateo Gamarra e com o volante Christian, ambos suspensos pelo acúmulo de três cartões amarelos.

Rodízio e provável escalação do Athletico

Com a maratona de jogos pelo Brasileirão e pelas Copas (do Brasil e Sul-Americana), Varini deve retirar da escalação inicial jogadores com maior desgaste físico acumulado. Com isso, é provável que Cuello, Canobbio, Esquivel e Mastriani iniciem no banco.

  • OS CONVOCADOS
  • Pelo Athletico para o jogo de domingo
  • Goleiros:
 Léo Linck, Matheus Soares e Mycael
  • Zagueiros:
 Kaique Rocha
, Lucas Belezi e Thiago Heleno
  • Laterais:
 Esquivel, Fernando
, Léo Godoy
 e Madson
  • Volantes: Erick
, Fernandinho
 e Gabriel

  • Meiocampistas:
 Riquelme
  • Meias: João Cruz
 e Zapelli

  • Meia/extremo: Nikão
  • Extremos: Canobbio, Cuello e Julimar

  • Centroavantes: Di Yorio
, Mastriani e Pablo


Esquema tático

A novidade no último jogo foi Erick improvisado como lateral-direito. Varini vem usando o formato 3-2-5 para atacar, com Esquivel fazendo a saída de bola com os zagueiros. Erick e Fernandinho são os armadores. O restante do time forma uma linha ofensiva de cinco para empurrar o adversário para trás. Para se defender e para as transições, a referência da equipe é o esquema tático 4-2-3-1, o mesmo usado pelo interino Juca Antonello, com dois volantes (Christian ou Erick na direita e Fernandinho na esquerda). A linha de três normalmente tem Cuello (direita), Canobbio (esquerda) e Zapelli (centro).

Mandante em crise
O Cuiabá é o segundo pior mandante do Brasileirão, com 1 vitória, 3 empates e 5 derrotas em casa. Só o Atlético-GO fica abaixo – 0 vitória, 3 empates e 6 derrotas. Já o Athletico é o 8º melhor visitante, com 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas fora de casa.

Escalação do Cuiabá

O Cuiabá não vai contar com Derik Lacerda, Lucas Fernandes e Filipe Augusto, todos em recuperação.

CUIABÁ x ATHLETICO
Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro, Denilson e Max; Pitta, Clayson e Deyverson. Técnico: Petit
Athletico: Léo Linck; Erick (Madson ou Leo Godoy), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Fernando (Esquivel); Gabriel e Fernandinho (Erick); Nikão, Zapelli (João Cruz) e Julimar; Di Yorio (Pablo). Técnico: Martin Varini
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), domingo às 19 horas
TV: Premiere