
O Athletico Paranaense volta a campo nesta terça-feira (dia 15) às 19 horas para enfrentar o Cuiabá, pela 3ª rodada da Série B. O time paranaense vem de duas vitórias e lidera a competição, com seis pontos. A equipe do Mato Grosso vem de uma vitória e um empate, ainda em busca de um lugar no G4.
O jogo terá transmissão pela ESPN e pelo Disney Plus.
Escalação
A tendência é que o técnico Maurício Barbieri repita a escalação usada nas duas primeiras rodadas. No entanto, pode fazer mudanças devido ao desgaste físico – o time atuou na última quinta-feira – e também por características específicas da partida (estilo do adversário, campo e clima).
Novidade no banco
A única mudança na lista de relacionados para o jogo é o zagueiro Arthur Dias, de 18 anos, na vaga de Belezi, 21 anos, por opção do treinador. Revelação da base, Arthur ainda não estreou como profissional. Ele foi titular da seleção brasileira sub-20 na conquista do Sul-Americano, em fevereiro de 2025.
Reservas de luxo
Sem desfalques, o Athletico passa a contar com um banco com ‘reservas de luxo’. A lista de suplentes do Furacão que poderiam ser titulares em favoritos ao G4 da Série B tem o goleiro Santos, o lateral-direito Dudu, o lateral-esquerdo Esquivel, o zagueiro Tobias Figueiredo, o meio-campista Patrick, o meia Giuliano e o ponta Isaac. Clique aqui para ver a lista de relacionados para a partida.
Esquivel e Dudu se recuperaram de lesões há pouco tempo e ainda buscam o melhor condicionamento. Os demais começam no banco por opção do treinador.
Esquema tático
Barbieri vem usando o esquema tático 4-2-3-1 como base, com dois volantes: Felipinho (direita) e Raul (esquerda). A linha de três tem Velasco (direita), Zapelli (centro) e Luiz Fernando (esquerda). O centroavante é Alan Kardec.
Reforços
Dos três reforços contratados para a Série B, só o volante paraguaio Fabrizio Peralta, ex-Cruzeiro, ainda não estreou. Ele não foi relacionado para nenhum jogo até agora. O zagueiro Habrãao e o centroavante Renan Peixoto (ex-Portuguesa) já atuaram pelo Furacão.
Série rara
O Athletico tenta repetir uma série de vitórias que virou rara na sua história recente: ganhar três partidas seguidas. O clube até conseguiu isso duas vezes em 2025, mas na primeira fase do Paranaense e nas primeiras fases da Copa do Brasil. Em 2024, não teve nenhuma sequência de três vitórias no Brasileirão. Pela competição nacional, a última vez que conseguiu foi em 2023, quando derrotou o Flamengo, o Internacional e o Coritiba nas rodadas 4, 5 e 6 da Série A. Na época, o time era comandado pelo técnico Paulo Turra.
- CUIABÁ x ATHLETICO
- Cuiabá: Pasinato; Léo Ataíde (Mateusinho), Bruno Alves, Alan Empereur e Sander; Lucas Mineiro e Denilson; Lucas Cardoso, Max e Pedrinho; Derik Lacerda. Técnico: Guto Ferreira.
- Athletico: Mycael; Hayen Palacios, Habraão, Léo e Fernando; Raul e Felipinho; Kevin Velasco, Zapelli e Luiz Fernando; Alan Kardec. Técnico: Barbieri
- Árbitro: Antonio Dib Moraes de Souza (PI)
- Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), terça-feira às 19 horas
- TV: Disney+ e ESPN