Élan Ricardo é apresentado pelo Athletico e destaca colombianos

O Athletico Paranaense anunciou nessa segunda-feira a contratação do volante colombiano Élan Ricardo

Silvio Rauth Filho
O colombiano Élan Ricardo, do Athletico Paranaense

O volante Élan Ricardo, do Athletico (Crédito: José Tramontin/athletico.com.br)

O Athletico Paranaense anunciou nessa segunda-feira (dia 18) a contratação do volante colombiano Élan Ricardo. O jogador de 21 anos estava no Besiktas, da Turquia, e assinou contrato de empréstimo com o Furacão, válido até o final de junho de 2026.

Em toda carreira profissional, Élan só jogou por um clube, o La Equidad, da Colômbia. Lá, ele atuou ao lado do centroavante Kevin Viveros, em 2024. O volante explicou que encontrar outros colombianos no Athletico vai ajudar sua adaptação ao futebol brasileiro.

“O Viveros é uma grande pessoa. Eu também enfrentei muitas vezes o Aguirre. Conheço ainda o Velasco e o Mendoza também, é claro. É muito bom você chegar e encontrar pessoas do seu país no time, que ajudem você a se adaptar muito mais rápido”, disse Élan Ricardo, para o site oficial do Athletico.

Chegada

“Estou muito contente e alegre por chegar a este clube que é tão grande. Estou com muita vontade de mostrar o meu potencial em campo, aos torcedores e ao time, e poder contribuir”, afirmou o novo camisa 77 do Furacão.

Assim que for regularizado, Élan Ricardo poderá defender o Athletico Paranaense nas disputas do Campeonato Brasileiro da Série B e da Copa do Brasil.

Pré-temporada

“Eu vim preparado. Na pré-temporada, em meu clube anterior (Besiktas), eu me preparei muito bem. Estou aqui disposto a trabalhar, trabalhar muito, porque para jogar você tem que trabalhar. E me adaptar o mais rápido possível ao time”, completa.

O Athletico não explicou por que o volante colombiano não chegou a atuar pelo Besiktas. Ele foi contratado pelo clube turco em fevereiro e não chegou a entrar em campo. Segundo o canal FB Scout, o colombiano não jogou porque sofreu lesões.

História

Élan Ricardo é natural de Barranquilla, na Colômbia, e deu os primeiros passos no futebol com sete anos. Aos 11 anos, o volante foi para o La Equidad. No clube colombiano, passou por todas as equipes de base e foi convocado para a Seleção Colombiana Sub-17. Estreou profissionalmente em 2022.

No último ano, o novo reforço athleticano foi um dos destaques do La Equidad. Disputou 42 jogos e marcou oito gols.

O perfil Central do Athletico divulgou vídeo com lances do atleta. Destaque para os gols em chutes de longa distância.

Élan Ricardo permaneceu no La Equidad até o início de 2025, quando se transferiu para o Besiktas, da Turquia.

Elenco

O elenco do Athletico conta apenas com um volante defensivo, Raul, que está lesionado. Outros jogadores com essa característica deixaram o elenco (Falcão foi vendido e Peralta, devolvido). O técnico Odair Hellmann acabou puxando Diogo Riquelme, de 20 anos, das categorias de base.

O clube paranaense também conta com o volante Felipinho, que tem como característica o jogo de ‘área a área’. O meio-campista Patrick, 33 anos, também já foi usado como volante.

Na semana passada, Odair promoveu ao profissional o volante Wendvinnegre Tanguy Gael Yao, de 18 anos, nascido em Burkina Faso. O jogador africano chegou ao Athletico em 2025 e disputou oito partidas pela equipe sub-20.

Janela de transferências

O Athletico não trouxe reforços na janela de transferências de junho. Na janela de julho/agosto, contratou cinco reforços até agora: o ponta Steven Mendoza, o centroavante Kevin Viveros, o lateral-direito Gastón Benavídez, o zagueiro Diego Aguirre e o volante Elán Ricardo.