Athletico x Fluminense, na Ligga Arena (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico empatou em 2 a 2 com o Fluminense, nesse domingo (dia 27) à noite, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 7º lugar, com 33 pontos, uma posição abaixo do G6, grupo de classificação para a Copa Libertadores 2024. A equipe carioca está na 5ª colocação, com 35 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Priorizando a Libertadores, o Fluminense veio com uma equipe repleta de reservas. E o Athletico tinha oito baixas.

A partida teve vários protestos da torcida do Athletico. Primeiro, a reclamação foi contra o árbitro Raphael Claus, que expulsou de forma polêmica Vinicius Kauê, aos 19 minutos do 1º tempo. Depois, o técnico interino Wesley Carvalho foi muito vaiado ao substituir Vitor Bueno no 1º tempo. Quando o Fluminense virou o jogo, aos 41 minutos do 2º tempo, a torcida pediu em coro a demissão do treinador e clamou por Tiago Nunes. O empate veio aos 47, em cruzamento de Cuello e cabeceio de Vitor Roque. Torcedores seguiram os protestos contra Wesley Carvalho após o apito final.

Fases dos times
O técnico interino do Athletico, Wesley Carvalho, soma agora 6 vitórias, 5 empates e 5 derrotas no comando da equipe. O Flu vive boa fase, com 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota nos últimos 9 jogos.

Vitor Roque
O centroavante Vitor Roque, 18 anos, é o vice-artilheiro do Brasileirão, com 10 gols em 20 jogos, atrás apenas de Tiquinho Soares (Botafogo), que fez 13 gols em 17 partidas. Ele também é o goleador do Athletico em 2023, com 19 gols em 40 jogos. Clique aqui para ver a lista de artilheiros do Furacão na temporada.

Escalação
As baixas no Athletico eram Fernandinho (suspenso), Khellven (negociado) e outros seis em recuperação: Willian Bigode, Bento, Pedro Henrique, Fernando, Esquivel e Christian.

Esquema tático
O técnico Wesley Carvalho manteve o esquema tático 5-3-2 usado nas últimas partidas. Dessa vez, porém, com várias mudanças. O meio-campo tinha Erick centralizado, Vidal na direita e Canobbio na esquerda. A dupla de ataque era formada por Vitor Bueno e Vitor Roque.

Fluminense
Os desfalques no Fluminense eram Arias, Marcelo, Jorge e Gustavo Apis. Como o time volta a campo na quinta-feira, contra o Olímpia, no Paraguai, pela Libertadores, o técnico Fernando Diniz decidiu poupar titulares nesse domingo.

Primeiro tempo
O jogo começou com os dois times em alta intensidade e buscando o ataque. Foram boas jogadas dos dois lados no começo. O Athletico abriu o placar aos 12 minutos, em cobrança de falta de Vitor Bueno e chute de Cacá: 1 a 0.

Arbitragem
Aos 19, um lance polêmico mudou a história do jogo. Vinícius Kauê levou amarelo após trombada com Leo Fernández. O VAR chamou, o árbitro viu uma cotovelada e acabou expulsando o jogador do Athletico. A imagem da TV gera dúvidas e dá muita margem para interpretação.

Mudanças
Depois da expulsão, o Athletico mudou para o 4-4-1, com Vitor Roque no ataque. No meio-campo, a linha tinha Erick e Vidal centralizados, Vitor Bueno na direita e Canobbio na esquerda. Na defesa, Cuello continuou improvisado na lateral-esquerda. Aos 33, saiu Vitor Bueno e entrou o zagueiro Zé Ivaldo. O técnico foi muito xingado no estádio nesse momento. Com a substituição, o time retornou ao 5-3-1, com o mesmo desenho inicial.

Bola na trave
Desde a expulsão, aos 19, o Athletico sofreu forte pressão do adversário. Foram quatro chances de gol desperdiçadas pelo Flu – a mais perigosa chegou a bater no travessão, em cobrança de falta de Leo Fernández.

Segundo tempo
O segundo tempo teve o Athletico recuado e tentando resistir à pressão total do Fluminense. Léo Linck foi obrigado a fazer três defesas já no início para salvar o Furacão. Aos 24, entraram os volantes Hugo Moura e Alex Santana. Aos 30, veio o empate, com cruzamento da direita e finalização de Guga, na cara do gol. A pressão continuou e o gol da virada veio aos 41, em lançamento de Martinelli e cabeceio de João Neto. Aos 47, Cuello cruzou na medida para Vitor Roque tocar de cabeça: 2 a 2. Aos 50, Pablo entrou no lugar de Vitor Roque.

Estatísticas
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 28% de posse de bola, 10 finalizações (4 certas), 9 faltas cometidas e 62% de precisão nos passes. O Flu somou 23 arremates (10 certos), 15 faltas cometidas e 88% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 2×2 FLUMINENSE
Athletico: Léo Linck; Madson, Cacá, Thiago Heleno, Vinicius Kauê e Cuello; Erick (Alex Santana), Vidal (Hugo Moura) e Canobbio; Vitor Bueno (Zé Ivaldo) e Vitor Roque (Pablo). Técnico: Wesley Carvalho
Fluminense: Pedro Rangel; Guga (Felipe Andrade), David Braz (João Neto), Marlon e Thiago Santos (Alexsander); Martinelli, Lima e Daniel (Isaac); Leo Fernández (Giovanni), Lelê e Yony González. Técnico: Fernando Diniz
Gols: Cacá (12-1º), Guga (30-2º), João Neto (41-2º) e Vitor Roque (47-2º)
Expulsão: Vinicius Kauê (19-1º)
Cartões amarelos: Vitor Roque, Vinicius Kauê, Vidal, Canobbio (A). Lima, Marlon, Yony (F)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa)
Local: Ligga Arena, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Léo Linck se atrapalha na saída de bola. Lelê rouba e fica na cara do gol, mas demora para chutar e o goleiro se recupera.
9 – Canobbio chuta de fora da área. O goleiro espalma.
12 – Gol do Athletico. Falta na direita. Vitor Bueno cruza. Yony tira mal. Cacá aproveita e fuzila.
13 – Boa jogada do Flu. Léo Fernández fica livre na meia-lua e chuta no canto. Léo Linck faz boa defesa.
29 – Vitor Roque arma o contra-ataque. Canobbio dispara e chuta de fora da área. O goleiro espalma.
31- Leo Fernández chuta de longe. Léo Linck espalma no canto.
38 – Falta na direita. Em vez de cruzar, Leo Fernández cobra direto. Léo Linck desvia e a bola vai no travessão.
42 – Alexsander cruza. Martinelli cabeceia sobre o gol.
48 – Lelê sai na cara do gol e chuta. Léo Linck faz grande defesa.

Segundo tempo
3 – Lelê recebe na área e chuta cruzado. Léo Linck espalma.
4 – Escanteio e desvio na 1ª trave. David Braz fica na cara do gol e chuta. Léo Linck abafa.
13 – Marlon cruza rasteiro. Lelê desvia. Léo Linck defende.
30 – Gol do Flu. João Neto cruza da direita. Lelê ajeita com o peito e Guga chuta.
40 – Hugo Moura cruza na medida. Na cara do gol, Cacá cabeceia perto, sobre o gol.
41 – Gol do Flu. Martinelli lança para a área. João Neto escapa de Cuello e entra livre para tocar de cabeça.
47 – Gol do Athletico. Cuello cruza da intermediária. Vitor Roque desvia de cabeça.