Arena da Baixada, do Athletico Paranaense
Arena da Baixada: passeio termina com almoço em frente ao estádio (Crédito: Franklin de Freitas)

A família de Joaquim Américo Guimarães lançou um abaixo-assinado contra a proposta de mudança de nome do estádio do Athletico Paranaense para ‘Mario Celso Petraglia’. Os familiares não são contra qualquer homenagem a Petraglia, atual presidente do clube, mas acreditam que é um desrespeito à história apagar o nome de Guimarães.

Criado por Fernanda Guimarães, o abaixo-assinado afirma que “não é concebível homenagear uma pessoa desomenageando outra”. “É um desrespeito à história de uma entidade que concebeu a essência do Athlético Paranaense, tornando-a um símbolo, memória e tradição de nossa comunidade”, argumentou.

“Simboliza a dedicação, o legado e a visão de um homem cuja influência esportiva reverbera em nós, torcedores athleticanos, até hoje. Seu pioneirismo deve ser defendido, pois em 1.912 ele, tendo uma capacidade ímpar de empreendedorismo, fundou o Internacional Football Club, alugou um terreno da Família Hauer e começou a construir no local o primeiro estádio de futebol do Paraná. Em 1.914 ergueu as primeiras arquibancadas no mesmo, gerando mais conforto aos torcedores”, conta o texto do abaixo-assinado.

“Sua prematura partida em 1.917 não obscureceu seu legado de obstinação e inovação. Em 1.934. Joaquim América Guimarães foi reconhecido pelo desprendimento e realizações, tornando-se oficialmente o nome do nosso estádio, legado este que seus descendentes honram e a torcida athleticana nunca cogitou discordar Ressaltamos e instamos a esse Conselho que analise e repense uma maneira justa e assertiva de homenagear Mario Celso Petraglia sem que para isso precise apagar a linda história que define a paixão pelo nosso time. Deixemos claro que não somos absolutamente contrários a um merecido reconhecimento a ele por todos seus feitos na condução e administração do patrimônio do Club Athletico Paranaense. Reconhecemos a importância de seu trabalho e êxito na elevação de patamar de nossa instituição”, destaca o texto.

“Contudo, não podemos esquecer da sua criação, do pioneirismo envolvido na formação do que hoje nosso clube representa. Fazendo um paralelo, Joaquim América Guimarães foi o precursor de toda a obra athleticana e Mario Celso Petraglia é o executor da modernidade desta obra”, completa.

O presidente do Conselho Deliberativo do Athletico Paranaense, Aguinaldo Coelho de Farias, convocou uma reunião extraordinária para mudar o nome do estádio do clube. Atualmente chamado de Joaquim Américo Guimarães, a proposta dos conselheiros é para alterar para ‘Estádio Mario Celso Petraglia’.
A reunião que vai decidir a mudança do nome está marcada para 26 de fevereiro de 2024 (segunda-feira), em formato presencial, na Arena da Baixada, às 18h30.

Além do apelido ‘Arena da Baixada’, o estádio tem contrato da naming rights, recebendo o nome de Ligga Arena, em contrato de 15 anos por R$ 200 milhões.

Petraglia, 80 anos, está no comando do Athletico desde 1995 e comandou uma verdadeira revolução, transformando o clube em uma das maiores forças do futebol sul-americano.

Joaquim Américo Guimarães nasceu em 1879. Em 1912, decidiu fundar um novo clube de futebol: o Internacional Foot-Ball Club. Em 1914, o estádio da Buenos Aires foi inaugurado com uma arquibancada de madeira, que ganhou o apelido de Baixada, devido à localização do terreno.

No mesmo ano da inauguração, alguns integrantes do Internacional se desvincularam e criaram o América Foot Ball Club. Dez anos depois, os dois clubes se uniriam para formar o Clube Athletico Paranaense.

Joaquim Américo Guimarães morreu em 1917. Em sua homenagem, após a posse definitiva do estádio, no dia 29 de novembro de 1933, o Athletico Paranaense nomeou a Baixada como estádio Joaquim Américo Guimarães, em 1934.