
Uma era no futebol inglês está chegando ao fim. O londrinense Fernandinho, maior jogador brasileiro na história da Premier League, está prestes a se despedir do Manchester City, após nove vitoriosos anos. Em busca de seu quinto título da Premier League neste domingo, quando os Citizens enfrentam o Aston Villa pela rodada derradeira do campeonato local, o jogador não renovará seu contrato e ficará livre no mercado, já tendo confirmado que retornará ao futebol brasileiro. Seu destino, provavelmente, será o Athletico Paranaense, clube onde começou sua grandiosa carreira.
Após participar se despedir dos torcedores ingleses nste domingo, o volante brasileiro deve tirar um período de férias e na sequência já iniciar os treinamentos no CT do Caju. Ele tem negociado o retorno ao clube do Furacão diretamente com Mario Celso Petraglia e já tem um acordo apalavrado, segundo a jornalista Nadja Mauad, do GloboEsporte. A partir de 18 de julho, quando a janela de transferências do futebol brasileiro reabre, ele poderá voltar a entrar em campo com a camisa rubro-negra, cumprindo o enunciado do hino athleticano.
Aos 37 anos, Fernandinho soma na atual temporada (2021/2022) um total de 32 jogos pelo City (16 como titular), com dois gols marcados e três assistências. Na Premier League, contudo, foram apenas 18 aparições (nove como titular). Ele tem jogado de zagueiro, volante e meio-campista e chegou a ser procurado nos últimos tempos por outras grandes equipes do futebol brasileiro, como Atlético-MG e Flamengo, mas sempre deixou claro o seu sonho de voltar ao clube do coração.