José Tramontin / site oficial do Athletico – O goleiro Santos

O Athletico enfrenta o Flamengo neste domingo (3), pela 23ª rodada do Brasileirão. A partida, no Maracanã, será a primeira do clube paranaense com público no estádio nesta competição. Além disso, coloca em campo dois times que vão se enfrentar pelas semifinais da Copa do Brasil, ainda neste mês.

O jogo será transmitido em TV aberta, na Globo (menos para São Paulo).

PÚBLICO

É a primeira vez que o Athletico vai jogar com público no estádio neste Brasileirão – a torcida tende a ser 99% flamenguista, mas isso é outro assunto. A entrada de torcedores estava proibida por causa dos decretos de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Contudo, as autoridades sanitárias flexibilizaram os decretos nas últimas semanas. Nesta terça-feira (28), em uma reunião na CBF, os clubes entraram em acordo e decidiram abrir os estádios para o público no Brasileirão. Curiosamente, o Athletico foi o único contrário à decisão, mas acabou como voto vencido. E o Flamengo não mandou representantes à reunião.

Para este domingo, o torcedor que for ao jogo só precisa apresentar o esquema de vacinação completo. Não vai percisar apresentar de teste de Covid-19, RT-PCR ou antígeno. A partida terá capacidade máxima de 50%, o que no Maracanã significa público de até 39 mil torcedores.

TABELA

No Brasileirão, o Athletico está em 9º lugar, com 30 pontos. O Flamengo aparece na 4ª posição, com 35 pontos.

COPA DO BRASIL

Além do Brasileirão, Athletico e Flamengo se enfrentam pelas semifinais da Copa do Brasil ainda neste mês, nos dias 20 e 27 de outubro. Até o primeiro duelo, que será na Arena da Baixada, o Furacão terá mais cinco partidas pela frente: Flamengo (neste domingo), Atlético-GO (fora, no dia 6), Bahia (em casa, no dia 9), Chapecoense (fora, no dia 13) e Fluminense (em casa, no dia 17).

O calendário fez o diretor-técnico Paulo Autuori soltar mais reclamações. ”É difícil manter equilíbrio , especialmente com um calendário desses. Deveriam os profissionais e a mídia tocar muito mais nesse assunto. O calendário é o grande vilão do futebol brasileiro”, afirmou ele.

TREINADOR

O Athletico acertou nesta sexta-feira (1) a contratação do técnico Alberto Valentim. Ex-lateral do próprio Athletico, nos anos 90, ele estava sem clube desde que deixou o Cuiabá, no começo do Brasileirão. Ele substitui o português António Oliveira, que deixou o clube há algumas semanas, e já deve compor a comissão técnica na partida deste domingo (3), contra o Flamengo, pelo Brasileirão.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO

Teoricamente, o único desfalque confirmado no Athletico é o zagueiro Zé Ivaldo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. As opções possíveis seriam o jovem Lucas Fasson, o lateral Nicolas (improvisado) ou desfazer o esquema 5-2-3, usado nos últimos jogos. Nesse caso, o entraria mais um jogador de meio-de-campo (como o volante Christian). A tendência, contudo, é que o esquema com três zagueiros e dois laterais seja mantido. A comissão técnica não descarta poupar jogadores.

ESCALAÇÃO DO FLAMENGO

O Flamengo tem dois desfalques certos para a partida deste domingo. O zagueiro David Luiz havia sofrido uma lesão na coxa esquerda, no jogo com Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores. Um exame nesta sexta-feira afastou a chance do jogador atuar. O volante Thiago Maia também está machucado. Na zaga, Léo Pereira (ex-Athletico) e Gustavo Henrique disputa a vaga. No meio, deve entrar Andreas Pereira.

FLAMENGO x ATHLETICO

Flamengo: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Leo Pereira (Gustavo Henrique) e Filipe Luis; William Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho
Athletico: Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Lucas Fasson (Nicolas) e Abner; Richard e Erick; Nikão, Bissoli e Terans. Técnico: Paulo Autuori
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro, domingo, às 16 horas