
Fernando Diniz, técnico do Fluminense e comandante interino da Seleção Brasileira, fez nesta sexta-feira (18 de agosto) sua primeira convocação para a amarelinha, visando as partidas contra a Bolívia (dia 8 de setembro, em Belém) e Peru (quatro dias depois, em Lima), os primeiros duelos da canarinho pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. E o futebol paranaense teve destaque na convocação: o goleiro Bento, do Athletico Paranaense, foi um dos convocados, numa lista que incluiu ainda outros cinco jogadores revelados por clubes do Paraná ou que passaram por equipes locais.
Uma das principais novidades da lista, o goleiro Bento já vem sendo há alguns anos um dos principais destaques do Athletico e foi a principal novidade da lista de Fernando Diniz. Ele terá concorrência dura na posição, disputando titularidade com dois arqueiros que jogam a Premier League – Alisson (do Liverpool) e Éderson (do Manchester City) -. No entanto, o arqueiro rubro-negro pode ser considerado um nome para o futuro da posição, já que tem 24 anos, enquanto os concorrentes têm 30 anos de idade. Na atual edição do Brasileirão, Bento já disputou 18 jogos e em duas ocasiões saiu de campo como o melhor jogador da partida, de acordo com o WhoScored.
Os outros jogadores convocados por Diniz e que já passaram pelo futebol paranaense são os seguintes:
Caio Henrique (lateral-esquerdo que jogou no Paraná Clube quando ainda era meio-campista); Renan Lodi (lateral-esquerdo revelado no Athletico); Bruno Guimarães (meio-campista revelado no Audax-SP e que se tornou uma estrela do futebol brasileiro no Athletico); Raphael Veiga (meia-atacante revelado pelo Coritiba e que foi campeão da Sul-Americana no Athletico); e Matheus Cunha (atacante revelado pelo Coritiba).
Abaixo, você confere a lista completa de convocados por Fernando Diniz
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Ederson (Manchester City).
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Olympique de Marselha).
Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal), Ibañez (Al-Ahli), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense).
Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Real Madrid), Joelinton (Newcastle), e Raphael Veiga (Palmeiras).
Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Junior (Real Madrid).